Rei Charles III agradece apoio médico em mensagem de Natal após diagnósticos de câncer na realeza
Monarca expressa gratidão aos profissionais de saúde que prestaram assistência a ele e princesa de Gales
O rei Charles III utilizou sua tradicional mensagem de Natal, nesta última quarta-feira (25), para manifestar seu profundo agradecimento aos profissionais de saúde que estiveram ao lado de sua família ao longo de 2024, durante momentos de grande dificuldade. O monarca, de 76 anos, não apenas se referiu ao apoio que recebeu pessoalmente, mas também ressaltou a importância dos médicos e enfermeiros no tratamento da princesa de Gales, Kate Middleton, que também enfrentou recentemente o diagnóstico de câncer.
Charles III destacou o trabalho de médicos e enfermeiros que ajudaram sua família a lidar com os desafios da doença.
“De um ponto de vista pessoal, ofereço agradecimentos especiais e sinceros aos médicos e enfermeiros altruístas que este ano nos apoiaram – a mim e a outros membros da minha família – durante as incertezas e ansiedades da doença, e que nos ajudaram a encontrar a força, o cuidado e o conforto de que precisamos”, declarou Charles III em um discurso gravado.
Impacto na agenda real
O tratamento de Charles III teve um impacto significativo em sua agenda real, levando o monarca a suspender compromissos oficiais por aproximadamente dois meses. Esse período foi marcado por um recluso descanso e cuidados médicos. Contudo, ao longo dos últimos meses, ele tem retomado suas atividades gradualmente, participando de eventos importantes, como uma visita oficial ao Pacífico Sul em outubro.
Pouco depois do rei iniciar seu tratamento, Kate Middleton anunciou também ter sido diagnosticada com câncer. A princesa, que passou por quimioterapia, ficou afastada da vida pública durante grande parte do ano, mas já retomou parte de suas funções.
Mensagem transmitida em local simbólico
O discurso foi gravado na Capela Fitzrovia, em Londres, que fazia parte do antigo Hospital Middlesex. O local é conhecido por ter abrigado a primeira ala de tratamento para pacientes com AIDS, inaugurada pela princesa Diana, em 1987.
No discurso, Charles também homenageou os veteranos da Segunda Guerra Mundial que participaram das celebrações dos 80 anos do Dia D, em junho. Ele mencionou os sacrifícios feitos por aquela geração, além de abordar os conflitos que ainda afetam regiões como Oriente Médio, Europa Central e África.
Família real presente em celebrações
A tradicional missa de Natal, realizada na Igreja de Santa Maria Madalena, em Sandringham, foi marcada pela presença de membros da família real. O rei Charles III e a rainha Camilla compareceram ao serviço religioso, acompanhados pelo príncipe William, Kate Middleton e seus três filhos, que também participaram ativamente das celebrações.
Após a missa, Kate Middleton, interagiu com o público e, comovida, abraçou uma paciente com câncer, demonstrando seu apoio e solidariedade para com aqueles que enfrentam a mesma luta.
Ausência do príncipe Andrew
Em contraste com a presença de outros membros da família real, o príncipe Andrew, irmão de Charles III, não esteve presente na celebração em Sandringham. Desde 2019, Andrew tem se mantido afastado das funções públicas após seu envolvimento em controvérsias relacionadas ao falecido financista Jeffrey Epstein, o que gerou uma série de polêmicas.
Sua ausência, portanto, pode ser vista como uma medida estratégica para evitar constrangimentos à monarquia, que tem tentado preservar sua imagem diante da opinião pública.
Ações futuras
A mensagem de Natal de Charles III também reforçou o compromisso com a saúde e o bem-estar, ao destacar a importância do trabalho dos profissionais médicos. O discurso refletiu um balanço do ano para a família real, com foco em superação e nos desafios enfrentados ao longo de 2024.
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Jovem morre após se apaixonar por inteligência artificial; entenda
Internacional
Queda de avião da Embraer pode ter sido causada por míssil russo
Netanyahu diz que Israel não tem interesse em conflito com a Síria
Últimas Notícias
Estudo aponta crise de saúde mental na adolescência
Dívida Pública Federal supera R$ 7,2 trilhões em novembro
Thathi agita o Révellion de Salvador com show inédito ‘Aquele Rock Axé’
Prefeitura de Salvador abre seleção com 100 vagas para rede municipal de ensino
Processo seletivo tem como objetivo a contratação de profissionais para funções temporárias de professor substituto e coordenador pedagógico
Renata Vidal diz que Festival da Virada fortalece imagem de Salvador como um dos principais destinos do Réveillon
Titular da Secom também destacou os investimentos da prefeitura em tecnologia, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos espectadores
Guarda Municipal terá efetivo de 500 agentes para o Festival Virada Salvador
GCM realizará patrulhamento preventivo, protegerá os equipamentos públicos e controlará o acesso do público em conjunto com outras secretarias
Bruno Reis alfineta governo do Estado após patrocínio ao Pôr-do-Som: ‘Finalmente fez alguma coisa no Réveillon’
Prefeito também enfatizou a preparação para o Festival Virada Salvador, tratado por ele como o 'maior Réveillon do Brasil'
Isaac Edington ressalta importância do Festival Virada Salvador e destaca: ‘Maior evento em espaços públicos do Brasil’
Presidente da Saltur enfatizou que a expectativa é repetir o sucesso dos últimos anos do festival
MP-BA denuncia policiais militares por morte de funcionário da Embasa em Salvador
Conforme o MP-BA, a investigação da Polícia Civil apontou diversas inconsistências na versão apresentada pelos policiais
Hospital Santa Izabel recebe certificação internacional pioneira em teranóstica
Certificação internacional destaca a instituição como referência mundial em medicina nuclear
Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista
Decisão do STF mantém detenção de generais envolvidos em trama golpista
Ney Latorraca deixou testamento destinando bens a instituições de caridade: ‘Acho que é assim que tem que ser’
Ele tratava um câncer e morreu devido a sepse causada por uma infecção nos pulmões
Sobe para oito número de mortos em desabamento de ponte que liga Maranhão e Tocantins
Também foram encontrados um caminhão carregado de ácido sulfúrico, uma moto e uma caminhonete