Ney Latorraca deixou testamento destinando bens a instituições de caridade: ‘Acho que é assim que tem que ser’
Ele tratava um câncer e morreu devido a sepse causada por uma infecção nos pulmões

O ator Ney Latorraca, que morreu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, no Rio de Janeiro, deixou um testamento destinando seus bens a diversas instituições de caridade, conforme declarado em entrevistas. Ele tratava um câncer e morreu devido a sepse causada por uma infecção nos pulmões.
Em entrevista ao jornal Extra em 2021, Ney revelou que sua herança seria destinada a causas beneficentes, alinhada ao desejo de sua mãe, também artista. “É um desejo da minha mãe também. Acho que é assim que tem que ser. O que eu ganhei com o teatro tem que voltar para essas causas. Essa é a missão do artista, pelo menos para mim”, afirmou.
O testamento especifica a doação de quatro imóveis. Em entrevista à revista Veja Rio, em 2020, Ney explicou que conquistou estabilidade financeira por meio de investimentos em propriedades. Entre os bens estão uma cobertura na Lagoa, no Rio, e apartamentos em Ipanema, Jardim Botânico e Higienópolis, em São Paulo.
“Botei no meu testamento que vou doar os quatro. Um vai para a ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação); o outro para o Retiro dos Artistas. Os outros dois, um fica para o Grupo de Apoio às Crianças com AIDS, de Santos, e mais um para um grupo dedicado às vítimas de hanseníase. Está tudo no meu testamento. Fiz questão”, detalhou.
Relações e carreira conjugal de Ney
Ney foi casado com a atriz Inês Galvão por quatro anos antes de iniciar um relacionamento com o escritor, diretor e ator Edi Botelho, seu companheiro desde 1995. Em 2022, em entrevista ao jornal O Globo, Ney destacou a parceria com Edi: “Vivo com uma pessoa maravilhosa, um grande companheiro, amigo e bom ator que é o Edi Botelho”.
O casal compartilhou o palco em diversas produções teatrais. Em 1996, participaram da montagem “Quartet”, de Heiner Müller, dirigida por Gerald Thomas. Em 2000, Ney foi dirigido por Edi em “Três Vezes Teatro”, uma reunião de três textos clássicos de Tchekhov, Pirandello e Cocteau. A colaboração mais recente foi no espetáculo “Capitanias Hereditárias”, em 2020, ao lado de atores como Natália do Vale e José Wilker.
Ele nasceu em Santos, em 27 de julho de 1944, em uma família de artistas. Sua mãe, Nena, foi dançarina e assistente de palco em cassinos, tendo trabalhado ao lado de nomes como Grande Otelo. Ela foi uma grande incentivadora da carreira do filho. O pai, Alfredo, era crooner e possuía um temperamento forte. “Meu pai tinha um gênio terrível, não fazia média com ninguém e era de uma sinceridade quase ferina”, disse Ney no livro “Ney Latorraca: Uma Celebração”.
A mãe de Ney faleceu em 1994. Na época, Ney encontrou apoio no amigo e colega Marco Nanini. Juntos, fizeram sucesso com “O Mistério de Irma Vap” e, posteriormente, montaram “O Médico e o Monstro” como forma de manter Ney ativo após a perda da mãe. Sua trajetória no teatro, cinema e televisão deixa um legado marcado por performances memoráveis e contribuições à cultura brasileira.
Homenagens na TV
A TV Globo e os canais VIVA e GNT prestam tributo à carreira de Ney Latorraca, falecido recentemente. Nesta segunda-feira (26), a TV Globo exibe a edição do programa Conversa com Bial, gravada em 2021, em comemoração aos 70 anos do ator. Durante o encontro remoto, Ney compartilhou memórias da infância e das dificuldades financeiras enfrentadas por sua mãe, além de sua paixão pela atuação, que inicialmente surgiu como uma solução para esses desafios. “Para sobreviver eu preciso representar. Trabalhando é que eu sobrevivo”, declarou.
O especial também destaca a visão humorada de Ney sobre a vida e o trabalho. “E tudo com muito humor, com muita graça”, acrescentou o ator durante a entrevista. A homenagem reafirma a importância de sua trajetória para o teatro, a TV e o cinema brasileiros, celebrando seu legado como um dos grandes nomes da dramaturgia nacional.
Velório de Ney Latorraca
Ney será velado no Rio na sexta-feira (27). A cerimônia vai acontecer das 10h30 às 13h30, no Theatro Municipal, na Cinelândia. Na sequência, às 15h, o corpo será levado para a cremação.
Mais Lidas
Tradicional e disputada saída do Ilê Aiyê acontece neste sábado
Cultura
‘A falecida’: Espetáculo de Nelson Rodrigues chega à Caixa Cultural Salvador
O que acontece com Lola e Sofia no último episódio de ‘Beleza Fatal’?
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio