Márcio Marinho celebra reeleição de Bruno Reis e destaca papel do Republicanos na vitória

Atualmente, partido possui cinco vereadores em Salvador, mas terá apenas quatro a partir do próximo ano


Vixe d-flex me-2
Otávio Queiroz 07/10/2024 13:54 Eleições 2024Política
Márcio Marinho celebra reeleição de Bruno Reis e destaca papel do Republicanos na vitória -

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Márcio Marinho, comemorou, nesta segunda-feira (7), a “vitória esmagadora” do prefeito Bruno Reis, reeleito no 1º turno com 78,67% dos votos. Marinho, um dos principais apoiadores do prefeito reeleito, ressaltou o papel fundamental do Republicanos no sucesso eleitoral e elogiou o trabalho de Bruno Reis e do atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e responsável por iniciar o projeto político que o aliado deu continuidade.

“Temos apoiado esse projeto político que foi encabeçado por ACM Neto e continuado por Bruno durante esses anos, e que mudou a cara de nossa cidade. O que vimos hoje nas urnas foi o resultado de um trabalho aprovado pelo eleitor. É lógico que fico feliz, o Republicanos faz parte desta vitória”, declarou Marinho ao final da apuração.

Bancada na CMS

Atualmente, o Republicanos possui cinco vereadores: Alfredo Mangueira (ex-MDB), Ireuda Silva, Leandro Guerrilha (ex-PP), Julio Santos e Luiz Carlos (atual vice-presidente do partido em Salvador). No entanto, a partir do próximo ano, terá apenas quatro.

A legenda conseguiu reeleger três vereadores: Luiz Carlos com 19.358 votos (3º mais votado entre os 43 parlamentares), Ireuda Silva com 9.725 e Julio Santos com 8.810. Outro também eleito pelo Republicanos foi o líder comunitário Kel Torres, com 13.338 votos. Ele já chegou a assumir a cadeira de Ireuda por 120 dias entre junho e outubro de 2022, quando a vereadora se licenciou para comandar a campanha eleitoral do partido na Bahia. 

A surpresa foi a derrota de Mangueira que se desfiliou, no ano passado, do MDB porque queria continuar na base governista. Um dos vereadores mais antigos da Casa, ele se elegeu, pela primeira vez, em 1992, como representante do populoso bairro da Liberdade, onde cresceu. Teve sete mandatos consecutivos até 2021 na CMS. Após ter ficado na suplência na eleição de 2020, retornou à Casa no dia 9 de janeiro de 2023, na vaga deixada pelo então vereador e ex-presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB), que licenciou-se do cargo para assumir como vice-governador da Bahia. 

Outro que também não conseguiu se reeleger foi o radialista Leandro Guerrilha, que iria para seu terceiro mandato. Ex-PP, ele é o atual líder do partido na Câmara e segundo vice-líder do governo. Com apenas 6.221 votos, o vereador ficou como 3º suplente do Republicanos.

Reeleição

Bruno Reis consolidou sua liderança na capital baiana com uma vitória avassaladora, obtendo 78,67% dos votos válidos no primeiro turno. Foram 266.282 votos a mais do que nas eleições anteriores, garantindo mais quatro anos à frente da Prefeitura de Salvador, com Ana Paula Matos (PDT) novamente como sua vice.

A comemoração da vitória aconteceu em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde um trio elétrico animado por Thiago Aquino e Psirico atraiu uma grande multidão. O resultado eleitoral também trouxe algumas surpresas, com o professor Kleber Rosa (PSOL) ficando em segundo lugar com 10,43% dos votos, superando o vice-governador Geraldo Jr (MDB), que terminou em terceiro com 10,33%.

Leia também:

Bruno Reis diz estar grato por resultado histórico em Salvador e destaca desafios dos próximos 4 anos

ACM Neto comemora reeleição de Bruno Reis e alfineta oposição: ‘respeita o povo dessa cidade’

Mais Lidas

Eleições 2024

Últimas Notícias

Governo Lula em queda: desaprovação chega a 41% e confiança despenca; veja detalhes -
Política 14/03/2025 às 10:34

Governo Lula em queda: desaprovação chega a 41% e confiança despenca; veja detalhes

Segundo pesquisa Ipsos-Ipec, avaliação negativa cresce 7 pontos desde dezembro e é a maior já registrada na série histórica


Tiroteio em perseguição policial na Avenida Paralela deixa dois feridos -
Cidades 14/03/2025 às 10:03

Tiroteio em perseguição policial na Avenida Paralela deixa dois feridos

Ação começou no bairro Trobogy, enquanto PMs buscavam criminosos; um suspeito foi atingido e outro está foragido


Escândalo eleitoral: fraude na cota de gênero leva à anulação de votos em Ilhéus -
Política 14/03/2025 às 09:32

Escândalo eleitoral: fraude na cota de gênero leva à anulação de votos em Ilhéus

Vereadores Odailson Pequeno (Pode) e Neto da Saúde (PMB) podem perder seus mandatos; ainda cabe recurso


Resumo BBB 25 de quinta-feira (14/3): Guilherme vence prova do líder, após disputa com sogra -
BBB 25 14/03/2025 às 09:01

Resumo BBB 25 de quinta-feira (14/3): Guilherme vence prova do líder, após disputa com sogra

Pernambucano já decidiu seus dois principais alvos: Gracyanne Barbosa e João Gabriel


Imposto zerado para importação de alimentos começa a valer nesta sexta-feira -
Política 14/03/2025 às 08:30

Imposto zerado para importação de alimentos começa a valer nesta sexta-feira

Medida aprovada pela Camex isenta produtos como carne, café, milho e açúcar do imposto de importação


Flora Gil revela expectativa para estreia da turnê ‘Tempo Rei’ de Gilberto Gil e ressalta: ‘Não é o último show’ -
Cultura 14/03/2025 às 08:00

Flora Gil revela expectativa para estreia da turnê ‘Tempo Rei’ de Gilberto Gil e ressalta: ‘Não é o último show’

Empresária ressaltou que tudo está sendo preparado com muito 'cuidado' e evento pode contar com Preta Gil


Após buscas, Polícia Federal diz que não encontrou mensagens entre Rivaldo Barbosa e Marielle Franco -
Política 14/03/2025 às 07:30

Após buscas, Polícia Federal diz que não encontrou mensagens entre Rivaldo Barbosa e Marielle Franco

Defesa busca demonstrar que ele mantinha uma relação cordial e profissional com a vereadora


Romancista, dramaturgo e autor baiano Dias Gomes é o homenageado da Flipelô 2025 -
Cultura 14/03/2025 às 07:00

Romancista, dramaturgo e autor baiano Dias Gomes é o homenageado da Flipelô 2025

Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) ocupou a cadeira 21 da instituição a partir de 1991


Após digitalização e requalificação de espaços públicos, Alexandre Tinoco encerra ciclo na Semop e assume Semge -
Política 13/03/2025 às 23:00

Após digitalização e requalificação de espaços públicos, Alexandre Tinoco encerra ciclo na Semop e assume Semge

Novo titular da Semge, Tinoco promete modernizar a gestão pública municipal


Exposição ‘Trans Laerte’ no MAC Bahia é prorrogada até final de março -
Cultura 13/03/2025 às 22:40

Exposição ‘Trans Laerte’ no MAC Bahia é prorrogada até final de março

Prorrogação da exposição também inclui atividades complementares


Vixe