Eleições 2024 registra aumento no número de candidatos eleitos da área da saúde
Segundo estudo, 1.098 profissionais da saúde foram eleitos para vereador e prefeito em todo o Brasil

Uma pesquisa nacional conduzida pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, revela que houve aumento no número de candidatos eleitos no último domingo (5) das áreas de saúde, militar e religiosa, enquanto os ligados à educação apresentaram queda em comparação às eleições municipais anteriores. As informações são da Agência Brasil.
A análise apontou a área de atuação dos candidatos eleitos a vereador ou prefeito com base em termos usados ao lado do nome nas urnas, como policial, cabo, pastor, irmão, doutor e professor.
Segundo o estudo, 1.098 profissionais da saúde foram eleitos para vereador e prefeito em todo o Brasil. Esse número é o maior registrado nos últimos 24 anos, representando um aumento de 32% em comparação a 2020, quando 826 candidatos foram eleitos. Entre 2000 e 2024, o crescimento chegou a 627%, o que equivale a um aumento de sete vezes.
Os eleitos com termos relacionados à educação no nome somaram 1.622, uma redução de 1,4% em relação a 2020, quando 1.645 foram eleitos. No entanto, entre 2000 e 2024, houve um aumento de 250%, mais que o triplo.
O estudo também indica que 469 candidatos com identidades religiosas em seus nomes foram eleitos, um aumento de 6% em comparação a 2020, quando 442 venceram. No período de 2000 a 2024, o crescimento foi de 63%. O recorde para candidatos religiosos vitoriosos ocorreu em 2016, com 485 eleitos.
Por fim, os candidatos eleitos com patentes militares totalizaram 152. Esse número é o maior em 24 anos e representa um aumento de 13% em relação a 2020, quando foram eleitos 134. Entre 2000 e 2024, o crescimento foi de 36%.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Padilha lança ofensiva contra negacionismo e promete levar Zé Gotinha a escolas, igrejas e estádios
Ele também reforçou a posição do governo brasileiro em defesa da Organização Mundial da Saúde

AGU recorre de decisão que obriga governo a indenizar Bolsonaro e Michelle por fala sobre móveis do Alvorada
Em janeiro de 2023, presidente sugeriu que o casal havia levado móveis do Palácio

Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia intimista e surpreende com look florido
Cerimônia foi realizada na casa da apresentadora, no bairro dos Jardins, em São Paulo, e contou com presença de familiares e amigos próximos

Pé-de-Meia Licenciaturas: MEC divulga resultado da 1ª chamada e bolsas começam a ser pagas em maio
Estudantes selecionados devem começar a receber os valores no mês de maio

BBB 25: Diego Hypolito se irrita com dicas dos brothers e conclui Castigo do Monstro após duas horas
Participantes acompanharam tarefa de Diego na montagem de castelo de cartas

Datafolha: Lula lidera em todos os cenários para 2026, mesmo com Bolsonaro na disputa
No cenário com Lula e Bolsonaro, o atual presidente lidera com 36% contra 30% do ex-presidente

Em eleição tensa, Eridan de Bonifácio defende ‘liderança feminina’ em Ruy Barbosa e ressalta importância de ‘novo rumo’ para cidade
Ao Portal M!, vereadora defendeu que sua candidatura representa um novo ciclo político no município

Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa
Ao Portal M!, candidato do PSD destacou que sua candidatura alcançou crescimento significativo nos últimos dias

Morar Melhor: Salvador entrega 105 reformas em Pau da Lima e alcança mil casas reformadas no bairro
Meta da gestão municipal é reformar 60 mil imóveis até o final de 2025

Alckmin critica guerra tarifária e defende diálogo e negociação com Estados Unidos: ‘ninguém ganha’
De acordo com Alckmin, Brasil foi um dos países menos afetados, com reajuste de apenas 10%