Petrobras avança na conciliação de interesses do governo e investidores, diz Magda Chambriard
Presidente da estatal destaca governança, modernização e avanços estratégicos

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a estatal tem conseguido equilibrar os interesses do governo federal, como acionista majoritário, e dos investidores privados. Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band News, Magda destacou a importância de alinhar as demandas dos diferentes públicos com os quais a empresa se relaciona, ressaltando que sua gestão prioriza diálogo e governança.
Relação com o governo e alinhamento estratégico
Segundo Magda, a relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e membros do governo tem sido positiva. Ela explicou que Lula demonstra grande interesse pelo funcionamento da companhia e mantém contato próximo com a gestão. “Eu tenho uma relação direta com o governo, não ter seria um absurdo. Então eu busco alinhamento com o acionista majoritário, que é o governo, e com o acionista minoritário, que são meus acionistas privados, e tenho que conversar com os dois, por óbvio”, explicou a executiva.,
A presidente também mencionou o papel ativo do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que tem buscado fortalecer a integração entre a Petrobras e as políticas públicas.“Estamos conseguindo conciliar o interesse da sociedade brasileira com o interesse dos nossos investidores, não tem ninguém reclamando”, explicou.
Resultados positivos com preços “abrasileirados”
Uma das mudanças recentes implementadas pela gestão de Magda Chambriard foi a adoção de uma política de preços mais alinhada ao mercado interno, conhecida como “abrasileirar” os preços dos combustíveis. Segundo a presidente, a empresa manteve a lucratividade mesmo com essa estratégia, que permitiu ao diesel e à gasolina permanecerem sem reajustes por longos períodos. “Estamos fazendo dinheiro depois de ‘abrasileirar’ os preços”, disse a presidente.
Expansão no refino e novas plataformas
Magda também comemorou avanços na capacidade produtiva da Petrobras. Durante o ano, duas plataformas tiveram suas operações antecipadas, com capacidades de produção de 100 mil e 225 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). Além disso, a companhia está modernizando suas refinarias, o que deve adicionar 200 mil barris diários à capacidade de refino até 2029, o equivalente a uma nova refinaria. “O equivalente a construir uma nova refinaria”, disse Magda.
Investimentos em gás natural
Outro ponto abordado foi o potencial do gás natural no Brasil. Magda explicou que os campos do pré-sal, após o esgotamento das reservas de petróleo, podem se tornar importantes fontes de gás. “Os campos do pré-sal no futuro serão campos de gás natural”, revelou a executiva.
A Petrobras espera começar a importar gás da Argentina em 2024, utilizando o Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) em sentido reverso. Já na Colômbia, a empresa possui descobertas promissoras que podem ser utilizadas para atender ao mercado local ou, caso haja excedente, exportadas para o Brasil. “Temos duas descobertas relevantes de gás (na Colômbia), e se a gente ficar no que a gente tem hoje lá, será para atender o mercado local, mas se as expectativas forem mais otimistas, (o gás) pode chegar ao Brasil”, disse Magda.
Exploração na Margem Equatorial
Magda Chambriard também se mostrou otimista quanto à exploração da Margem Equatorial, uma área estratégica para diversificar as reservas de petróleo e gás. A executiva informou que a Petrobras está aguardando a licença ambiental do Ibama para iniciar perfurações no poço FZA-M-59, localizado na Foz do Amazonas. “Entregamos respostas ao Ibama em uma reunião técnica, como eles queriam. Estamos estudando a área há mais de 10 anos e a Petrobras tem todas tecnologia e recursos para fazer essa exploração”, afirmou.
Segundo ela, a empresa está preparada para realizar a exploração de forma segura, com base em estudos técnicos realizados ao longo de mais de uma década.”Quando se fala na Foz do Amazonas acham que vão sujar a Ilha de Marajó, que é uma distância duas vezes maior do que a distância (da nossa exploração) em relação a Copacabana”, explicou a presidente.
A exploração da Margem Equatorial, além de impulsionar a produção nacional, promete beneficiar estados e municípios da região por meio da geração de tributos e desenvolvimento econômico.
Mais Lidas
Política
Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
STF mantém suspensão da rede social Rumble no Brasil
Últimas Notícias

Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025
Expectativas do PIB e inflação são ajustadas para baixo, e nova expectativa é que dólar encerre 2025 cotada a R$ 5,98

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras
Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar
Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares