Eleição em SP: empatados, Boulos e Nunes devem explorar desconhecimento e rejeição de Marçal
A pesquisa ouviu 1.204 eleitores da capital paulista e trouxe um panorama do quanto o público conhece cada candidato
Diante da nova pesquisa DataFolha para Prefeitura de São Paulo, divulgada nesta quarta-feira (4), as campanhas dos principais candidatos à cadeira do Edifício Matarazzo estão focando em um número para além do empate técnico triplo entre Guilherme Boulos (PSOL), com 23%, seguido de Pablo Marçal (PRTB) e do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), ambos com 22%.
Aproveitando-se especialmente do horário eleitoral gratuito em rádio e televisão, que teve início 30 de agosto e do qual Marçal não participa, tanto o deputado federal quanto o atual prefeito de São Paulo devem passar a investir ainda mais em duas fraquezas do empresário: seu razoável desconhecimento entre o público e sua rejeição – que aumentou junto às intenções de voto.
A pesquisa ouviu 1.204 eleitores da capital paulista e trouxe um panorama do quanto o público conhece cada candidato. Quarenta e oito por cento dizem “conhecer muito bem” José Luiz Datena; 39% conhecem muito bem Ricardo Nunes, empatado com Guilherme Boulos. Pablo Marçal vem em quarto lugar, com 28%.
O cenário se inverte quando a pergunta é quem o eleitor conhece apenas de “ouvir falar”. Pablo Marçal lidera, com 25%, seguido pela candidata do PSB Tabata Amaral (24%), Guilherme Boulos (23%), e o quarto lugar fica empatado entre Ricardo Nunes e a candidata do partido Novo Maria Helena, ambos com 20%.
Marçal lidera também os índices de rejeição. Trinta e oito por cento não votariam no candidato “de jeito nenhum”. Neste quesito, ele está tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (37%), seguido por José Luiz Datena (32%) e Ricardo Nunes (21%).
A avaliação das campanhas de Nunes e Boulos é que, passado o buzz causado pela derrubada das redes sociais oficiais de Marçal, o candidato “perda tração” e passe a cair ou estagnar nas próximas pesquisas, quando se espera que a rejeição afete as intenções de voto.
A pesquisa DataFolha foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada sob o protocolo SP-03608/2024 no TSE.
O levantamento foi realizado presencialmente com 1204 pessoas de 16 anos ou mais, em São Paulo, entre os dias 03 e 04 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 96%.
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