A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (5), que descobriu um reservatório de gás natural há 31 km da costa da Colômbia, no mar do Caribe, em uma profundidade de 804 metros. O poço, segundo o anúncio, foi chamado de Uchuva-2 e é uma extensão do Uchuva-1, que foi descoberto em 2022.
Segundo a nota divulgada, o poço “agrega informações relevantes para o desenvolvimento de uma nova fronteira de exploração e produção na Colômbia, reforçando o potencial volumétrico para gás na região”. A nota da Petrobras continuou dizendo que: “O poço está sendo executado em cinco fases e o intervalo portador de gás foi constatado na fase 4 da perfuração, por meio de perfis elétricos, que serão posteriormente caracterizadas por meio de análises de laboratório”.
A exploração do combustível pela Petrobras é feita em parceria com a Empresa Colombiana de Petróleos (Ecopetrol), que detém 55% da participação, contra 44% da empresa brasileira. O consórcio afirmou que dará continuidade às perfurações do poço, para caracterizar as condições do reservatório e dar início aos testes laboratoriais, ainda neste ano.
Ainda segundo a estatal, a atuação do Bloco Tayrona “está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria, assegurando o atendimento à demanda global de energia durante a transição energética”.
Além da Colômbia, a Petrobras também atua na exploração de Petróleo e Gás Natural na Argentina, Bolívia e Estados Unidos. Em fevereiro deste ano fechou um acordo de exploração com o país São Tomé e Príncipe, localizado na costa ocidental do continente africano.
Leia também:
Produção de petróleo e gás no país cresce 2,8% em junho, aponta ANP
Uber anuncia parceria com BYD para frota de 100 mil veículos elétricos na América Latina e Europa