Vendedora sofre intolerância religiosa no metrô de Salvador
Idosa foi detida após ofensas registradas por passageiro no metrô de Salvador
Uma vendedora foi alvo de intolerância religiosa enquanto aguardava transporte no metrô de Salvador, na Estação da Lapa. O incidente, ocorrido na tarde de sábado (23), envolveu uma idosa de 75 anos que fez comentários racistas e ofensivos à religião da vítima.
Marneide Sousa, a vendedora, relatou que usava sua conta, um objeto de importância religiosa, quando a idosa começou a proferir ataques verbais. “Eu estava indo trabalhar com a minha conta, que é um símbolo pra mim, como a bíblia é pra ela”, afirmou em entrevista ao Bahia Meio Dia.
A vítima detalhou que a agressora negava a existência do Dia da Consciência Negra e fez comentários ofensivos sobre sua religião. “Ela começou a me insultar (…), dizia que essas coisas desses povos aí, dessas culturas… tinham que ser evangelizadas. Que eu tinha que me evangelizar pra tirar o diabo de dentro do meu corpo, que ela ia tirar o Exu de dentro de mim”, contou Marneide ao Jornal da Manhã.
Agressões continuaram no trem
Apesar de solicitar ajuda dos agentes do metrô, Marneide relata que a mulher continuou inflamando a situação. Quando ambas embarcaram no trem, os insultos prosseguiram. “Ela gritava, tirou a bíblia da bolsa e começou a vir em direção a mim”, lembrou.
A cena foi registrada por um passageiro desconhecido na Estação Bonocô. Segundo a vítima, isso a deixou ainda mais exposta. “Eu sofri uma violência tamanha porque eu fui exposta. Passei por momentos que eu poderia ter sido linchada porque começaram a me rodear”.
Repercussões e medidas legais
Marneide também destacou a falta de apoio de outros passageiros, mencionando que apenas o homem que gravou o incidente e os seguranças da CCR Metrô Bahia ofereceram auxílio. “Eu me senti de uma maneira acuada porque todo mundo me olhava. Ninguém me ajudava”, desabafou.
As duas mulheres foram conduzidas à delegacia após o incidente. A idosa foi autuada em flagrante por injúria racial, com a intolerância religiosa sendo enquadrada como racismo.
A agressora permaneceu detida por dois dias, sendo liberada após audiência de custódia na segunda-feira (25). A justiça determinou que ela responderá ao processo em liberdade provisória, sob condições como manter o endereço atualizado e não se ausentar do distrito sem autorização judicial.
A CCR Metrô Bahia se posicionou contra o ocorrido, repudiando qualquer tipo de intolerância e informando que a Polícia Militar foi acionada imediatamente após a denúncia.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos