Setor de serviços da Bahia sobe pelo 2º mês seguido; veja setores em destaque
Crescimento de 16,1% nos serviços profissionais, administrativos e complementares foi principal responsável pela alta no volume geral de serviços

O volume de serviços prestados na Bahia teve aumento de 0,9% entre janeiro e fevereiro de 2025, segundo Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o segundo mês consecutivo de crescimento, com resultado próximo à média nacional, que registrou alta de 0,8% no mesmo período.
Os dados foram divulgados pela Superintendência Estadual do IBGE na Bahia, por meio da Seção de Disseminação de Informações (SDI), e integram a Pesquisa Mensal de Serviços, principal levantamento de curto prazo sobre o setor no Brasil.
Apesar do avanço, o desempenho baiano foi apenas o 19º entre as 27 unidades da Federação. O crescimento foi registrado em 21 estados, com Mato Grosso (24,9%), Rondônia (18,3%) e Tocantins (15,4%) liderando a expansão do setor no país.
Na comparação com fevereiro de 2024, o setor de serviços na Bahia cresceu 2,1%. Essa variação também representou a segunda alta consecutiva, porém, ficou abaixo da média nacional de 4,2% e posicionou o estado como o 20º com maior crescimento.
No acumulado do primeiro bimestre de 2025, os serviços baianos apresentaram alta de 1,5%, desempenho inferior à média nacional, que alcançou 2,6%. A Bahia teve a 16ª maior taxa entre os estados, enquanto 19 unidades da Federação mostraram crescimento, com destaque para Sergipe (8,8%), Tocantins (6,5%) e Rio Grande do Norte (6,3%).
Considerando os 12 meses encerrados em fevereiro, o volume de serviços na Bahia cresceu 1,3%, também abaixo do resultado nacional, que foi de 2,8%. Vinte estados apresentaram avanço no período, sendo os maiores registrados no Amazonas (8,2%), Sergipe (7,7%) e Amapá (7,5%). A Bahia ocupou a 18ª posição.
Na análise por atividades, três dos cinco grupos pesquisados pelo IBGE registraram alta em fevereiro frente ao mesmo mês de 2024. Os serviços profissionais, administrativos e complementares puxaram o resultado, com aumento de 16,1%.
Serviços profissionais têm maior impacto positivo no mês
O crescimento de 16,1% nos serviços profissionais, administrativos e complementares foi o principal responsável pela alta no volume geral de serviços. O grupo, que reúne principalmente serviços prestados a empresas, registrou sua maior variação positiva para um mês de fevereiro desde o início da série histórica da PMS, em 2012.
A maior variação percentual ocorreu nos chamados “outros serviços”, com alta de 17,5%, registrando o sexto crescimento consecutivo nesse segmento. Esse desempenho também contribuiu para o resultado positivo do setor no estado.
Em contrapartida, duas atividades apresentaram retração. Os serviços prestados às famílias tiveram queda de 8,4%, interrompendo uma sequência de seis meses de crescimento. Já os serviços de transporte, correio e auxiliares de transporte, que têm o maior peso na estrutura do setor, recuaram 2,1%, marcando o terceiro mês seguido de retração.
Turismo baiano tem queda mensal, mas desempenho segue positivo
O segmento de serviços ligados ao turismo na Bahia teve queda de 3,2% em fevereiro frente a janeiro, na série com ajuste sazonal. Foi a terceira maior retração entre os 17 estados pesquisados, ficando atrás apenas de Goiás (-5,2%) e Alagoas (-3,3%).
A queda ocorre após quatro meses de estabilidade ou alta. Ainda assim, na comparação com fevereiro de 2024, o turismo baiano cresceu 3,2%, registrando o quinto avanço consecutivo, embora abaixo da média nacional, de 7,3%. Nesse recorte, o estado teve o 11º melhor desempenho entre os 17 analisados.
No acumulado do primeiro bimestre, que coincide com a alta temporada do verão, o setor turístico baiano apresentou crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho foi superior ao nacional, que ficou em 5,3%, e representou o sexto maior avanço entre os estados.
O volume de atividades turísticas na Bahia se mantém em alta há 43 meses consecutivos, desde agosto de 2021. No acumulado dos 12 meses encerrados em fevereiro de 2025, o setor registrou crescimento de 9,1%.
Esse desempenho colocou a Bahia como o terceiro estado com maior alta no período, atrás apenas de Santa Catarina (11,0%) e Pará (10,9%). O resultado também ficou acima da média nacional, que foi de 4,3%.
Safra de grãos na Bahia deve bater recorde em 2025, com alta de 7,3% sobre 2024
A produção de grãos na Bahia deve atingir um novo recorde em 2025, alcançando 12.216.864 toneladas, segundo a terceira estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), também divulgada pelo IBGE.
O volume representa aumento de 7,3% em relação a 2024, o equivalente a mais 835.769 toneladas. A previsão também supera em 0,6% o recorde anterior, registrado em 2023, quando a produção chegou a 12.148.058 toneladas.
As estimativas de março mantiveram os números de fevereiro para as safras de grãos e demais produtos agrícolas investigados. A Bahia deve continuar com a 7ª maior produção de grãos do país, respondendo por 3,7% do total nacional. O ranking segue liderado por Mato Grosso (30,9%), Paraná (13,7%) e Goiás (11,7%). No Brasil, a estimativa é de 327,6 milhões de toneladas em 2025, crescimento de 11,9% frente a 2024.
O grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas inclui arroz, milho, aveia, centeio, cevada, sorgo, trigo, triticale, amendoim, feijão, caroço de algodão, mamona, soja e girassol. No estado, o IBGE acompanha sistematicamente 26 produtos agrícolas. A previsão atual é de crescimento em 17 dessas safras em 2025, na comparação com o ano anterior.
Soja lidera crescimento e tomate registra maior recuo
Entre os cultivos com estimativa de alta, a soja apresenta o maior crescimento absoluto, com aumento de 801.090 toneladas, o que representa uma alta de 10,6% em relação a 2024. Em seguida aparecem a mandioca, com acréscimo de 116.148 toneladas (+14,7%), e o milho da primeira safra, que deve crescer 41.910 toneladas (+2,7%).
Apesar do cenário geral de crescimento, algumas culturas apresentam previsão de queda. O tomate lidera as reduções, com retração de 171.301 toneladas, o que corresponde a uma queda de 48,4%, também a maior em termos percentuais. A cana-de-açúcar aparece com queda de 53.725 toneladas (-1,0%) e o sorgo deve recuar 18.510 toneladas (-11,5%).
Redação
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Papa Francisco: Lula decreta sete dias de luto e políticos baianos homenageiam legado do pontífice
Papa morreu nesta segunda-feira (21) após uma série de complicações respiratórias

Resumo BBB 25 de domingo (20/4): Vitória Strada é eliminada com 54% dos votos e Renata, João Pedro e Guilherme vão à final
Final do programa está oficialmente formada por Guilherme, João Pedro e Renata

Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos
Jorge Mario Bergoglio assumiu papado em março de 2013 e adotou nome Francisco em referência a São Francisco de Assis

Autorizado a ir a julgamento, Filipe Martins pede a Moraes para circular livremente por Brasília
Ministro permitiu presença do ex-assessor deBolsonaro no julgamento, que acontece nesta terça-feira (22)

STF reage à revista britânica e defende Alexandre de Moraes: ‘não há crise de confiança’
Revista britânica apontou ministro como detentor de 'poderes excessivos' e mencionou uma suposta 'crise de confiança' na Corte

Baiano desaparecido há três anos é encontrado na Costa Rica e retorna ao Brasil
Jovem diagnosticado com esquizofrenia, foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de sua casa, em Salvador, e deportação foi realizada na última semana

Classificação do GP da Arábia tem batida de Norris, pole apertada de Verstappen e drama para brasileiros
Vitória do piloto holandês da RBR na classificação foi marcada por resultado apertado e pela presença de alguns incidentes na pista

Morre Cristina Buarque aos 74 anos: sambista deixa legado como referência do gênero
Trabalho da artista foi essencial para preservação e divulgação de obras pouco conhecidas

Último dia de inscrições: 21k Salvador reúne 5 mil atletas e estreia no próximo sábado
Entre os nomes confirmados está o queniano Edward Wambua, que compõe o pelotão de elite ao lado de corredores de várias partes do Brasil

Pastor Isidório repercute nas redes após reclamar com esposa sobre abstinência sexual: ‘homem não é frangalho’
Esposa do parlamentar está em tratamento oncológico e passou por uma cirurgia recentemente