Escassez de profissionais qualificados e PEC 6×1 preocupam bares e restaurantes
Pesquisa da Abrasel revela déficit de trabalhadores e os cargos mais difíceis de preencher no setor

Com a chegada das festas de fim de ano e da alta temporada, o setor de bares e restaurantes prevê um crescimento expressivo da demanda e do volume de negócios. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que 78% dos empresários esperam um aumento nas vendas comparado ao mesmo período de 2023, reflexo da confiança no aumento do fluxo de clientes e na movimentação econômica impulsionada pelo pagamento do 13º salário. No entanto, a falta de mão de obra qualificada preocupa empresários do setor, que identificam dificuldades para preencher cargos essenciais, como cozinheiros, gerentes e garçons.
Para completar, a Proposta de Emenda Constitucional – conhecida como PEC 6×1 -, que propõe a redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais com descanso de três dias, em vez de apenas um, vem tirando o sono dos empresários do setor. Por nota, o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, disse que o projeto é “estapafúrdio” e “não reflete a realidade”, além de trazer potenciais impactos negativos para consumidores, sociedade e empreendedores.
“As regulamentações estabelecidas pela Constituição e expressas na CLT [Consolidação das Leis Trabalhistas] são modernas e já trazem as ferramentas para garantir condições de trabalho dignas e justas aos colaboradores”, argumenta Solmucci. Hoje, há uma demanda da sociedade em ter bares e restaurantes abertos nos sete dias da semana, e mudança na escala de trabalho impactaria nesta oferta.
A Abrasel também alega que as microempresas compõem cerca de 95% do setor, que precisariam reduzir o horário de funcionamento diante da mudança, já que a folha de pagamentos é um dos maiores custos para manter o empreendimento aberto. Essa queda acentuada na jornada resultaria, segundo a entidade, em aumento dos custos operacionais e consequente elevação estimada em 15% no preço final ao consumidor.
Perspectiva de ampliação dos quadros até dezembro
A PEC 6×1 já alcançou o número necessários de assinaturas para ser protocolada e começar a tramitar na Câmara dos Deputados. Enquanto a proposta é debatida, os empresários do setor se preparam para atender à maior demanda na alta estação. Cerca de 40% dos donos de bares e restaurantes pretendem ampliar seus quadros de funcionários até dezembro.
“Com mais colaboradores, os estabelecimentos estarão mais bem equipados para lidar com a alta de clientes e proporcionar uma experiência positiva, fundamental para fidelizar o consumidor que chega nesse período”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
As estratégias de atração incluem premiações por desempenho (50%) e cursos e treinamentos (33%), além de benefícios como plano de saúde e bolsas de estudo (26%).
Apesar dessas medidas, a dificuldade em encontrar profissionais qualificados permanece. A pesquisa aponta que 89% dos empresários consideram o processo de contratação de mão de obra um desafio, principalmente em funções especializadas. Para cargos como cozinheiro-chefe, gerente e cozinheiro, a taxa de dificuldade de contratação atinge 94%, 93% e 88%, respectivamente.
Qualificação do Senac não supre demanda
Dentre os cargos mais procurados, destacam-se os auxiliares de cozinha (68%), atendentes e cumins (51%) e garçons (51%), seguidos por cozinheiros (43%) e gerentes (20%). Além da escassez, muitos candidatos carecem da formação e da experiência necessárias para atender à demanda.
Segundo Leila Dantas, gerente de Relacionamento com o Mercado do Senac, a instituição de ensino trabalha na capacitação de profissionais para o setor de bares e restaurantes, mas ainda não consegue formar o número de profissionais necessário para suprir a demanda.
“No banco de oportunidades do Senac, nós temos um quantitativo de vagas maior do que de candidatos qualificados para encaminhar. Mesmo com o curso gratuito de garçom, a maioria dos que se formam preferem empreender, em vez de atuar em regime CLT [Consolidação das Leis do Trabalho],” afirma Leila.
O déficit é agravado pela falta de interesse nas profissões do setor, especialmente entre os jovens, que desconhecem o potencial de carreira nas funções de atendimento e cozinha. “Um garçom pode chegar a ser maître, gerente de alimentos e bebidas ou até gerente de restaurante, mas a maioria desconhece essa possibilidade,” pontua Leila.
A alta estação chega em um momento delicado, com 62% dos estabelecimentos operando sem lucro devido ao impacto da inflação e ao aumento dos custos operacionais. A competição por uma mão de obra escassa é mais um desafio, pois aumenta a pressão para que os empresários ofereçam salários mais atrativos e benefícios que compensem o déficit de profissionais.
Formação profissional: iniciativas e desafios para qualificação
Embora o Senac Bahia forme cerca de 15 mil profissionais por ano no setor de gastronomia e ofereça cursos gratuitos para garçons e garçonetes, ainda existe um descompasso entre a demanda por bons profissionais e a quantidade de candidatos qualificados.
Os Restaurantes-Escola do Senac Bahia oferecem um curso com carga horária de 360 horas para garçons e garçonetes, que garante fardamento, material didático, transporte e alimentação. No entanto, segundo a gerente de Relacionamento com o Mercado do Senac, Leila Dantas, muitos ainda desconhecem as oportunidades de progressão de carreira no setor, o que dificulta o preenchimento de vagas.
A Abrasel e o Senac seguem promovendo campanhas para incentivar o ingresso de jovens e adultos em programas de capacitação, visando reverter esse quadro de escassez e melhorar a qualificação profissional. Mesmo com ações como aumento de salários e prêmios de desempenho, a contratação de mão de obra qualificada permanece um grande desafio para o setor, especialmente em um cenário de alta demanda.
Mais Lidas
Negócios
Forbes: quem são as cinco bilionárias mais poderosas da América Latina?
Últimas Notícias

Alistamento militar para mulheres segue até 17 de junho nas Prefeituras-Bairro de Salvador
Para participar do processo, é necessário apresentar documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência em Salvador

Simm oferece 326 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta terça-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Governo da Bahia abre inscrições para qualificação gratuita de mototaxistas em 47 cidades; saiba como participar
Iniciativa prevê qualificar 6.500 profissionais em 75 municípios da Bahia entre 2025 e 2027

Marrone quebra silêncio sobre queda que trincou cinco costelas em show: ‘apaguei por um minuto’
Cantor caiu de uma altura de cerca de três metros. Ele sofreu múltiplos ferimentos: precisou levar quinze pontos, trincou cinco costelas e teve lesões na mão

Defensoria Pública realiza mutirão para mães solo em busca de pensão alimentícia neste sábado; veja como participar
Expectativa é atender aproximadamente 400 mulheres, com foco em acordos e ações judiciais para fixação ou cobrança de pensão alimentícia

Navio da Marinha do México colide com ponte em Nova York; acidente deixa dois mortos e 22 feridos
Embarcação de treinamento da Marinha mexicana colidiu com estrutura no Brooklyn; autoridades dos EUA apuram falha mecânica

Bahia Aplaude encerra mostra com espetáculos que celebram ancestralidade, memórias e infâncias
Última semana da mostra reúne espetáculos voltados ao público adulto e infantojuvenil em três espaços culturais de Salvador

Justiça dá 20 dias para União explicar gastos com viagens internacionais de Janja
Na decisão, juiz negou pedido de liminar que buscava impedir pagamento das despesas com os deslocamentos internacionais da primeira-dama

INSS vai exigir biometria para desbloquear empréstimo consignado a partir de sexta-feira
Medida entra em vigor após denúncias de fraudes em descontos não autorizados na folha de aposentados

Governo federal autoriza duplicação do contorno de Feira de Santana e anuncia novas obras na BR-101
Ministro Renan Filho anunciou duplicação de trechos da BR-101, entre as divisas da Bahia com Sergipe, e da Bahia com Espírito Santo