Operação Girândula apreende 239 mil fogos de artifício irregulares na BR-101
Ação conjunta fiscaliza comércio ilegal entre Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu e Cruz das Almas

A Operação Girândula resultou na apreensão de 239 mil unidades de fogos de artifício impróprios para utilização na BR-101, entre os municípios de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu e Cruz das Almas. A iniciativa, realizada pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), teve como objetivo combater o comércio irregular desses produtos. A ação ocorreu entre as últimas quinta (26) e sexta-feira (27).
Irregularidades identificadas
Durante a operação, três empresas foram flagradas realizando a venda de fogos de artifício de forma clandestina. Entre as irregularidades, a comercialização de produtos fora do prazo de validade, falta de rótulos com especificações técnicas e origem, além da oferta de artefatos artesanais fabricados sem os padrões de segurança exigidos. A ausência de documentação adequada para o exercício da atividade também foi constatada.
Segundo os responsáveis pela fiscalização, os materiais apreendidos apresentavam riscos elevados para a segurança dos consumidores. A irregularidade no manuseio e venda de produtos explosivos pode ocasionar acidentes graves, além de infringir normas de saúde pública.
Medidas legais e administrativas
Os estabelecimentos identificados foram autuados administrativamente pela CFPC e pelo Procon. Além disso, os responsáveis responderão pelo crime de comercializar mercadorias impróprias para consumo, previsto na legislação. Todo o material recolhido foi encaminhado para perícia técnica.
A CFPC destacou a importância de seguir a legislação vigente, como estipulado na Lei de Taxas nº 11.631/2009, que exige a documentação necessária para a venda temporária ou permanente de fogos de artifício. Essa regulamentação visa assegurar que as empresas estejam alinhadas com padrões de segurança e saúde pública, evitando a ocorrência de acidentes relacionados ao uso de pólvora.
Prevenção de acidentes
O uso de fogos de artifício é tradicional em celebrações, especialmente nas festas de fim de ano. No entanto, a comercialização irregular, aliada à falta de informação sobre os riscos, pode transformar comemorações em tragédias. A Operação Girândula reforça a necessidade de conscientizar comerciantes e consumidores sobre a importância de adquirir produtos apenas em locais devidamente autorizados e com procedência comprovada.
A fiscalização também visa coibir a produção e venda de fogos artesanais, que não atendem às normas técnicas de segurança. Esses produtos, muitas vezes fabricados em condições inadequadas, representam riscos tanto para quem os utiliza quanto para quem os comercializa.
Próximos passos
As autoridades continuam monitorando o comércio de fogos de artifício na região, com o intuito de ampliar a segurança e proteger a população. Novas operações serão realizadas em diferentes locais do estado, priorizando a regularização das empresas do setor e a prevenção de práticas ilegais.
Consumidores podem colaborar denunciando atividades suspeitas por meio dos canais oficiais do Procon e da Polícia Civil.
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
Salvador sedia abertura do Triton World Series 2025 neste domingo
Últimas Notícias

Desafios do autismo no Brasil: o que você precisa saber sobre diagnóstico e inclusão escolar
Entenda o que precisa mudar para uma sociedade mais inclusiva

Perda de peso sem milagres: o que você precisa saber sobre Mounjaro e dietas eficazes
Especialistas desmistificam dietas da moda e explicam como um plano alimentar adequado pode garantir resultados saudáveis e duradouros

Concurso do Ibama: mais de 120 mil fazem prova neste domingo; confira regras, horários e o que levar
Diferente do formato mais comum em concursos públicos, cada questão terá apenas duas opções

Projeto Mural movimenta Doca 1 com arte urbana, oficinas e debates até este domingo
Festival promove cultura urbana e reúne artistas no Polo de Economia Criativa, no Comércio

Salvador sedia abertura do Triton World Series 2025 neste domingo
Segunda edição da prova de triathlon reúne 230 atletas e integra calendário esportivo da capital baiana

Padilha lança ofensiva contra negacionismo e promete levar Zé Gotinha a escolas, igrejas e estádios
Ele também reforçou a posição do governo brasileiro em defesa da Organização Mundial da Saúde

AGU recorre de decisão que obriga governo a indenizar Bolsonaro e Michelle por fala sobre móveis do Alvorada
Em janeiro de 2023, presidente sugeriu que o casal havia levado móveis do Palácio

Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia intimista e surpreende com look florido
Cerimônia foi realizada na casa da apresentadora, no bairro dos Jardins, em São Paulo, e contou com presença de familiares e amigos próximos

Pé-de-Meia Licenciaturas: MEC divulga resultado da 1ª chamada e bolsas começam a ser pagas em maio
Estudantes selecionados devem começar a receber os valores no mês de maio

BBB 25: Diego Hypolito se irrita com dicas dos brothers e conclui Castigo do Monstro após duas horas
Participantes acompanharam tarefa de Diego na montagem de castelo de cartas