Mais de 376 mil baianos fazem o Enem neste domingo; confira operação do metrô e outras dicas
Estudantes terão apoio para mobilidade e receberão kits da SEC
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão encarar, neste domingo (10), dois ‘bichos-papões’: Matemática e Física. Além destas disciplinas, no âmbito da prova de Ciências da Natureza, também haverá questões de Química e Biologia. Mais de 376 mil baianos retornam aos locais de prova neste segundo e último dia do Enem 2024.
O metrô vai funcionar gratuitamente para os participantes em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana. O candidato deve apresentar o comprovante de inscrição e um documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária. Equipes da Secretaria de Educação do estado estarão nas principais estações de metrô da capital – Lapa, Tamburugy, Acesso Norte e Pirajá – para orientar os estudantes.
Assim como no último domingo (3), os portões abrem às 12h e fecham às 13h. O início da aplicação das provas está marcado para às 13h30. Cada uma delas tem 45 questões objetivas e há uma novidade no tempo: hoje, os estudantes têm 30 minutos a menos para responder tudo, totalizando 5 horas, entre 13h30 e 18h30.
Para evitar contratempos, os alunos devem chegar ao local da prova com antecedência, considerando possíveis imprevistos no trânsito e no transporte pública.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, mais de 4,32 milhões de candidatos se inscreveram. Na Bahia, foram 376.352, sendo 70.308 de Salvador. O primeiro dia da prova registrou 26,6% de abstenção, mas quem não conseguiu comparecer pode fazer as provas neste domingo.
Como prevê o edital do Enem, os participantes que não fizeram as provas do último domingo (3) por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas ainda podem solicitar a reaplicação da prova a partir desta segunda (11) até sexta-feira (15). As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.
SEC fará ações de incentivo e apoio
Com o objetivo de apoiar os estudantes, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) fará uma nova ação do programa ‘Tô Com Você no Enem’ em dez escolas da rede, visando proporcionar um ambiente de tranquilidade e confiança aos estudantes.
As ações ocorrerão nos colégios estaduais Pedro Paulo Marques e Marques (no bairro de São Cristóvão), Davi Mendes Pereira (Pau da Lima), Mestre Paulo dos Anjos (Tancredo Neves), Almirante Barroso (Paripe), Manoel Devoto (Rio Vermelho) e Thales de Azevedo (Costa Azul), bem como Colégio Estadual da Bahia – Central (Nazaré) e Instituto Central de Educação Isaías Alves (Barbalho).
Nestes locais, serão distribuídos kits com água, canetas e materiais motivacionais, além de incentivar os estudantes com mensagens de apoio e boas vibrações para que enfrentem o exame. Agentes da SEC e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também estarão presentes em estações no metrô para orientar os estudantes e garantir que eles acessem o transporte de forma gratuita e cheguem aos locais de provas de forma rápida e tranquila.
O governo do estado ainda está disponibilizando ônibus gratuitos no interior para os candidatos que moram em áreas distantes dos centros urbanos. Em nota, a SEC informou que esta ação busca garantir que os estudantes que moram em regiões distantes dos locais de provas e que podem enfrentar problemas com a mobilidade possam chegar com antecedência.
Confira algumas orientações do Inep
Documentação
Todos alunos devem estar munidos de documento com foto e os digitais podem ser apresentados, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), e-Título, CNH ou RG.
Caneta Preta
Como em todos anos, o exame deve ser respondido com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. No entanto, os alunos com atendimento especializado para Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão usar caneta em material transparente com tinta colorida, mas exclusivamente nas marcações do Caderno de Questões. Já no Cartão-Resposta, deve ser preenchido também com caneta de tinta preta.
Objetos e eletrônicos
Não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico na sala de aula. Se o candidato levar, antes de entrar no local de aplicação, deverá guardar, desligados, dentro do envelope porta-objetos, que deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda sua permanência na sala. Atenção, garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação e lanches são permitidos, mas desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala. Também devem ser guardados no envelope porta-objetos: óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria e estranhos à realização do exame.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Bruno Reis inaugura nova escola em Pernambués, que atenderá 165 estudantes
Chuvas devem continuar em Salvador e interior da Bahia nos próximos dias
MTE resgata cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão na Bahia
Últimas Notícias
PL aposta em Eduardo Bolsonaro para fortalecer alianças da direita
Luiz Fux defende que apostas online só devem operar com regulação no Brasil
Ministra das Mulheres critica PEC que visa acabar com o aborto legal
Cida Gonçalves considera proposta um retrocesso e diz esperar que medida não avance na CCJ
Flávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares
Relatório da CGU aponta falta de transparência e direcionamento em repasses de emendas parlamentares
Redução da jornada de trabalho ‘é uma tendência no mundo inteiro’, defende Geraldo Alckmin
PEC visa diminuir a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas
Hugo Motta defende ouvir empregadores para definição sobre PEC do fim da escala 6×1
Parlamentar defendeu um debate amplo e equilibrado sobre a proposta: 'Temos que ouvir os dois lados'
CGU aponta que 39% das obras com emendas parlamentares estão paradas ou sem início
Auditoria revelou que, das 256 obras financiadas por emendas parlamentares, 99 ainda não haviam sido iniciadas
Osvaldo Lyra é reeleito presidente do Comitê de Imprensa da AL-BA e deputados escolhem os melhores jornalistas do ano
Na ocasião, os jornalistas atuantes na AL-BA também elegeram os melhores deputados do ano
Ana Maria Braga critica novela da Globo ao vivo e emissora faz exigência à apresentadora
Apresentadora expressou descrença com o enredo
PEC do fim da escala 6×1 mobiliza Congresso e gera debate amplo
Número de deputados que apoiam a Proposta de Emenda à Constituição associada à pauta subiu de 60 para 134 em apenas sete dias
Rainha da República Democrática do Congo participa de debate sobre cultura africana em Salvador
Ela participa do seminário 'Representatividade negra nas ciências e os desafios para a decolonialidade no ensino público'
Fernando Haddad é um dos 100 líderes climáticos mais influentes em negócios, diz revista Time
Ministro é descrito como a força impulsionadora do presidente Lula para estabelecer o Brasil como líder global em sustentabilidade