Enem 2024: se foi mal no primeiro dia, não desista e confira mais dicas de professores
Neste domingo (10), candidatos responderão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio que julgam não ter alcançado um bom desempenho no último domingo (3) e pensam em desistir e nem retornar aos locais de prova hoje, os professores têm um recado claro: não façam isso. É possível compensar com notas melhores nas provas deste domingo (10), segundo e último dia do Enem 2024. São 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que englobam Física, Química e Biologia.
Para mitigar a ansiedade que acomete os estudantes, principalmente a poucas horas das provas, o Portal M! entrevistou professores especialistas em cada área para fornecer dicas finais aos candidatos. O professor de Química, Victor Benevides, que acumula mais de 27 anos de experiência, é categórico: “O jogo só termina quando o juiz apita”. Portanto, mesmo que o candidato tenha obtido um desempenho abaixo do esperado nas provas de Linguagens, Humanas e Redação, ele pode equilibrar a nota final no exames de hoje.
“Se o aluno não foi bem na primeira prova, isso não significa que ele está eliminado. Lembrando sempre que o Enem é uma prova classificatória e não é eliminatória. Então, para você se classificar, você precisa de uma boa avaliação de um modo geral. Obviamente que se você teve uma primeira etapa, uma primeira parte da prova não tão boa, você não vai alcançar grandes conquistas. Mas, mesmo assim, você se dando bem no segundo dia de prova, você pode sim ainda alcançar a tão sonhada vaga numa universidade pública”, explicou o professor.
Na mesma linha, a professora de Biologia do Anchieta, Ornolia Paracampos, que também é sócia-diretora do curso Único Pré-Medicina, também deixou a sua mensagem aos que vão fazer o Enem neste domingo. “Engana-se o aluno que pensa em desistir porque não foi bem na primeira prova. Ele pode compensar na segunda. Depende do que ele escolheu como opções. Esses alunos devem, sim, fazer a segunda prova e com garra!”, recomendou.
Dicas para se dar bem no Enem 2024
O professor Victor Benevides citou a “coerência pedagógica” como o principal pilar a ser seguido pelos estudantes. Isso porque o Enem segue um método de correção chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item). No exame, as 90 questões são classificadas em três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.
“O primeiro passo é ter tranquilidade, calma e paciência. O Enem é uma maratona. Eu acredito muito que, com essa calma, o aluno deve sempre buscar o que nós chamamos de coerência pedagógica. Isso significa você sempre responder as questões mais fáceis, depois as medianas e, por último, responder as questões difíceis. Tendo essa coerência pedagógica, acertando mais questões fáceis, intermediárias e difíceis, nesta ordem, o aluno vai conseguir uma maior pontuação pelo método de avaliação do Enem, que é o TRI”, explicou.
Assim como ele, a professora Ornolia Paracampos destacou a “atenção” na hora de responder cada uma das 90 questões. A docente ainda lembrou que são aspectos muito importantes ter uma boa noite de sono e se atentar ao horário da prova. Neste domingo, os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. O exame começa às 13h30 e tem encerramento às 18h30.
“Leia sempre o comando antes do texto na questão. Desse modo, a leitura do texto torna-se dirigida para o comando (comando é o que a questão pede). Pule as questões de maior grau de dificuldade. Faça logo as questões mais fáceis para depois voltar àquelas mais exigentes. Leia o comando com atenção, pois há alternativas de conteúdo correto, mas que não respondem ao que se pede”, alertou.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Anatel anuncia liberação de sinal 5G em todos municípios do Brasil
Taxistas de Salvador podem cobrar Bandeira 2 durante todo o mês de dezembro
Simm oferece 106 vagas de emprego nesta terça-feira em Salvador
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda-feira
Homem morre em cruzeiro da Maiara e Maraísa no Rio de Janeiro
Últimas Notícias
Anatel anuncia liberação de sinal 5G em todos municípios do Brasil
Taxistas de Salvador podem cobrar Bandeira 2 durante todo o mês de dezembro
Simm oferece 106 vagas de emprego nesta terça-feira em Salvador
Rafa Kalimann se defende de acusações de intolerância religiosa: ‘Distorção intencional’
Críticas apontavam que Kalimann não teria cantado trechos do samba-enredo que mencionam Exu, orixá das religiões de matriz africana
Pix bate novo recorde de transações e movimenta R$ 130 bilhões em 24 horas
Montante foi movimentado na sexta-feira (29), quando foram registradas 239,9 milhões de transações
Dias Toffoli encerra processo contra família que hostilizou Alexandre de Moraes em aeroporto
Família de empresário se retratou após ofensas e agressão ao ministro do Supremo Tribunal Federal
Jornalista baiano é destaque no Fórum de Minorias Sociais da ONU e faz palestra na Suíça
Dimas Novais destacou avanços e desafios na mídia brasileira durante o Fórum de Minorias Sociais da ONU, na Suíça
Dólar atinge maior valor desde o plano real e fecha em R$ 6,069
Alta foi impulsionada por indefinições fiscais
PGR envia pedido de extinção do PL ao STF após acusação de atos antidemocráticos
Solicitação foi direcionada ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos
Edvaldo Brito é homenageado durante sessão na Câmara e anuncia que fará assessoria à Mesa Diretora da Casa
Vereador foi convidado pelo presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB)
STF referenda decisão de Flávio Dino para liberação de emendas parlamentares
Decisão do ministro prevê que os repasses sigam padrões rigorosos de controle e rastreamento, com auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU)
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda-feira
Vagas são destinadas a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos
Hugo Motta intensifica articulação com frentes e bancadas na corrida pela presidência da Câmara
Candidato à presidência da Câmara terá agenda cheia nesta terça-feira (3) para dialogar com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e com bancadas estaduais