INSS prepara força-tarefa para auxiliar beneficiários com benefícios bloqueados
Benefícios sem inscrição ou com CadÚnico desatualizado foram suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia uma força-tarefa de 90 dias para atender os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com bloqueios recentes. A suspensão impacta quem não se inscreveu ou atualizou dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As informações são da Agência Brasil.
Embora o BPC seja um benefício social do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o pagamento é gerido pelo INSS. Diante do aumento na demanda de atendimentos para desbloqueios, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, estabeleceram um mutirão com servidores nas agências do INSS.
Os beneficiários podem buscar informações sobre a revisão presencialmente nas agências do INSS ou pelo telefone 135, informando o andamento da atualização no CadÚnico. O benefício é desbloqueado em até três dias após o comparecimento à agência ou contato telefônico.
Após o desbloqueio, o beneficiário deve se apresentar no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município para inscrição ou atualização no CadÚnico. Em municípios com até 50 mil habitantes, o prazo é de 45 dias, enquanto em localidades com mais de 50 mil habitantes o período é de 90 dias. Quem não comparecer ao Cras terá o benefício suspenso novamente.
Para a força-tarefa, o INSS convocará servidores das Centrais de Análise de Benefícios (Ceabs), incluindo os que trabalham remotamente. A portaria com as orientações foi divulgada em boletim interno do INSS nesta sexta-feira (1º). As superintendências regionais vão avaliar se as unidades precisam de reforço adicional de pessoal.
Balanço
O programa de revisão do BPC começou em agosto, focando nos beneficiários sem atualização cadastral há mais de quatro anos e nos que ainda não se inscreveram no CadÚnico. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, até 1,25 milhão de benefícios podem ser revisados.
Até o dia 28, de 505 mil beneficiários sem inscrição no CadÚnico, 200 mil atualizaram os dados. Entre os cadastros desatualizados, 640.686 benefícios foram revisados, com 71.237 beneficiários cientes da notificação e 73.197 que atualizaram as informações espontaneamente. No entanto, 517.571 não tomaram ciência da notificação nem compareceram ao Cras, estando sujeitos ao bloqueio.
Beneficiários podem verificar a necessidade de inscrição ou atualização no CadÚnico pelo aplicativo Meu INSS, usando o número do CPF. Os moradores de municípios do Rio Grande do Sul em situação de calamidade pública reconhecida estão isentos temporariamente da inscrição ou atualização no CadÚnico.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe