Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda-feira
Vagas são destinadas a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos
As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2024, cujo prazo inicial era sexta-feira (29), foram prorrogadas pelo Ministério da Educação (MEC) e se encerram nesta segunda-feira (2). O prazo foi estendido para permitir mais tempo aos estudantes. As informações são da Agência Brasil.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Acesso Único ao Ensino Superior, na seção do Fies, até às 23h59 de hoje, no horário oficial de Brasília. Para realizar a inscrição, os candidatos devem acessar o sistema Fies Seleção, utilizando o portal Gov.br, com seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.
O Fies oferece financiamento das mensalidades para estudantes matriculados em cursos de graduação em instituições privadas, desde que estas tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A pré-seleção dos candidatos será divulgada na quarta-feira (4), em chamada única, onde serão anunciados os classificados, além da lista de espera. Para concorrer às vagas, o estudante deve estar matriculado em um curso superior e, se o semestre letivo já tiver terminado, ter aproveitamento mínimo de 75% nas disciplinas do período cursado.
Além disso, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
As vagas remanescentes são destinadas a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos (R$ 4.236, em 2024). Os critérios também incluem a participação em ações afirmativas para grupos específicos, como pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estudantes dessas categorias terão mais chances de obter o financiamento.
Fies Social
Este ano, o Fies Social foi criado para priorizar a seleção de estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa da família, especialmente aqueles inscritos no CadÚnico. Pela primeira vez, os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD) terão prioridade na classificação para as vagas remanescentes.
Fies
O Fies, criado em 2001, tem sido uma ferramenta importante para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, oferecendo financiamento a taxas de juros mais baixas que as do mercado financeiro. O programa tem diferentes modalidades de financiamento, adaptadas à renda familiar dos estudantes. Em alguns casos, o financiamento pode ser concedido com juros zerados, especialmente para os que mais necessitam.
Na modalidade I do Fies, o pagamento do financiamento é feito após o término do curso, com prazos e condições de pagamento ajustados à renda do estudante. O pagamento pode ser feito por débito automático na conta bancária do aluno. Para mais informações, os interessados podem consultar o site oficial da Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do fundo governamental.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos