Enem 2024: se foi mal no primeiro dia, não desista e confira mais dicas de professores
Neste domingo (10), candidatos responderão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio que julgam não ter alcançado um bom desempenho no último domingo (3) e pensam em desistir e nem retornar aos locais de prova hoje, os professores têm um recado claro: não façam isso. É possível compensar com notas melhores nas provas deste domingo (10), segundo e último dia do Enem 2024. São 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que englobam Física, Química e Biologia.
Para mitigar a ansiedade que acomete os estudantes, principalmente a poucas horas das provas, o Portal M! entrevistou professores especialistas em cada área para fornecer dicas finais aos candidatos. O professor de Química, Victor Benevides, que acumula mais de 27 anos de experiência, é categórico: “O jogo só termina quando o juiz apita”. Portanto, mesmo que o candidato tenha obtido um desempenho abaixo do esperado nas provas de Linguagens, Humanas e Redação, ele pode equilibrar a nota final no exames de hoje.
“Se o aluno não foi bem na primeira prova, isso não significa que ele está eliminado. Lembrando sempre que o Enem é uma prova classificatória e não é eliminatória. Então, para você se classificar, você precisa de uma boa avaliação de um modo geral. Obviamente que se você teve uma primeira etapa, uma primeira parte da prova não tão boa, você não vai alcançar grandes conquistas. Mas, mesmo assim, você se dando bem no segundo dia de prova, você pode sim ainda alcançar a tão sonhada vaga numa universidade pública”, explicou o professor.
Na mesma linha, a professora de Biologia do Anchieta, Ornolia Paracampos, que também é sócia-diretora do curso Único Pré-Medicina, também deixou a sua mensagem aos que vão fazer o Enem neste domingo. “Engana-se o aluno que pensa em desistir porque não foi bem na primeira prova. Ele pode compensar na segunda. Depende do que ele escolheu como opções. Esses alunos devem, sim, fazer a segunda prova e com garra!”, recomendou.
Dicas para se dar bem no Enem 2024
O professor Victor Benevides citou a “coerência pedagógica” como o principal pilar a ser seguido pelos estudantes. Isso porque o Enem segue um método de correção chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item). No exame, as 90 questões são classificadas em três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.
“O primeiro passo é ter tranquilidade, calma e paciência. O Enem é uma maratona. Eu acredito muito que, com essa calma, o aluno deve sempre buscar o que nós chamamos de coerência pedagógica. Isso significa você sempre responder as questões mais fáceis, depois as medianas e, por último, responder as questões difíceis. Tendo essa coerência pedagógica, acertando mais questões fáceis, intermediárias e difíceis, nesta ordem, o aluno vai conseguir uma maior pontuação pelo método de avaliação do Enem, que é o TRI”, explicou.
Assim como ele, a professora Ornolia Paracampos destacou a “atenção” na hora de responder cada uma das 90 questões. A docente ainda lembrou que são aspectos muito importantes ter uma boa noite de sono e se atentar ao horário da prova. Neste domingo, os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. O exame começa às 13h30 e tem encerramento às 18h30.
“Leia sempre o comando antes do texto na questão. Desse modo, a leitura do texto torna-se dirigida para o comando (comando é o que a questão pede). Pule as questões de maior grau de dificuldade. Faça logo as questões mais fáceis para depois voltar àquelas mais exigentes. Leia o comando com atenção, pois há alternativas de conteúdo correto, mas que não respondem ao que se pede”, alertou.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Bruno Reis inaugura nova escola em Pernambués, que atenderá 165 estudantes
Chuvas devem continuar em Salvador e interior da Bahia nos próximos dias
MTE resgata cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão na Bahia
Últimas Notícias
PL aposta em Eduardo Bolsonaro para fortalecer alianças da direita
Luiz Fux defende que apostas online só devem operar com regulação no Brasil
Ministra das Mulheres critica PEC que visa acabar com o aborto legal
Cida Gonçalves considera proposta um retrocesso e diz esperar que medida não avance na CCJ
Flávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares
Relatório da CGU aponta falta de transparência e direcionamento em repasses de emendas parlamentares
Redução da jornada de trabalho ‘é uma tendência no mundo inteiro’, defende Geraldo Alckmin
PEC visa diminuir a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas
Hugo Motta defende ouvir empregadores para definição sobre PEC do fim da escala 6×1
Parlamentar defendeu um debate amplo e equilibrado sobre a proposta: 'Temos que ouvir os dois lados'
CGU aponta que 39% das obras com emendas parlamentares estão paradas ou sem início
Auditoria revelou que, das 256 obras financiadas por emendas parlamentares, 99 ainda não haviam sido iniciadas
Osvaldo Lyra é reeleito presidente do Comitê de Imprensa da AL-BA e deputados escolhem os melhores jornalistas do ano
Na ocasião, os jornalistas atuantes na AL-BA também elegeram os melhores deputados do ano
Ana Maria Braga critica novela da Globo ao vivo e emissora faz exigência à apresentadora
Apresentadora expressou descrença com o enredo
PEC do fim da escala 6×1 mobiliza Congresso e gera debate amplo
Número de deputados que apoiam a Proposta de Emenda à Constituição associada à pauta subiu de 60 para 134 em apenas sete dias
Rainha da República Democrática do Congo participa de debate sobre cultura africana em Salvador
Ela participa do seminário 'Representatividade negra nas ciências e os desafios para a decolonialidade no ensino público'
Fernando Haddad é um dos 100 líderes climáticos mais influentes em negócios, diz revista Time
Ministro é descrito como a força impulsionadora do presidente Lula para estabelecer o Brasil como líder global em sustentabilidade