Redução da jornada de trabalho ‘é uma tendência no mundo inteiro’, defende Geraldo Alckmin
PEC visa diminuir a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas
A redução da jornada de trabalho de seis dias com um de descanso, o modelo 6×1, é tendência em todo o mundo, segundo declarou nesta terça-feira (12) o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Ele abordou o assunto durante a Conferência do Clima das Nações Unidas no Azerbaijão. Alckmin destacou que a sociedade e o Congresso devem debater essa mudança.
“Isso não foi ainda discutido, mas acho que é uma tendência no mundo inteiro. À medida em que a tecnologia avança, você pode fazer mais com menos pessoas, você ter uma jornada menor. Esse é um debate que cabe à sociedade e ao parlamento a sua discussão”, afirmou Alckmin.
A proposta de redução da jornada tem ganhado destaque nas redes sociais nos últimos dias, especialmente com o apoio da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que está recolhendo assinaturas para apresentar um projeto de emenda constitucional (PEC) à Câmara dos Deputados.
A PEC visa diminuir a jornada de trabalho semanal de 44 para 36 horas, alterando também a escala de trabalho para três dias de folga, incluindo o fim de semana.
Atualmente, a Constituição estabelece que a jornada de trabalho não pode exceder 8 horas diárias e 44 horas semanais, podendo ser estendida por até 2 horas. A proposta de Érika Hilton busca eliminar a escala 6×1, que tem sido vista como uma sobrecarga para os trabalhadores.
O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, também se manifestou a favor da proposta, destacando que apoia todas as iniciativas que visam melhorar as condições de trabalho. “A proposta de alterar escala 6×1 tem meu apoio. Toda iniciativa que tem por objetivo melhorar as condições de trabalho e a vida da classe trabalhadora terá sempre nosso apoio”, escreveu Pimenta em uma rede social.
Por outro lado, o Ministério do Trabalho afirmou que acompanha de perto a discussão sobre a redução da jornada, considerando-a “plenamente possível e saudável”. No entanto, a pasta ressaltou que esse tipo de mudança deve ser tratada por meio de convenções e acordos coletivos entre empresas e empregados, e não por legislação imposta.
A proposta também foi comentada pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Câmara. Motta afirmou que o debate sobre a jornada de trabalho precisa ser plural e não deve ouvir apenas um lado. “É um tema que nós temos e vamos discutir, mas não ouvindo apenas um lado. Temos que ouvir também quem emprega, temos que ouvir os dois lados. Para que, a partir daí, nós não venhamos a ter o avanço de uma pauta que possa amanhã ser danosa ao país”, afirmou o deputado.
Motta acrescentou que, embora não tenha uma posição clara sobre a questão, acredita que o Parlamento deve discutir o tema com maturidade, respeitando opiniões contrárias. “Não estou dizendo que sou a favor ou contra. Estou aqui dizendo que o Parlamento tem que, na sua maturidade, discutir esses temas”, completou o deputado.
A questão da jornada de trabalho, especialmente no formato 6×1, continua sendo um tema sensível e central nas discussões sobre as condições de trabalho no Brasil, e a PEC proposta por Hilton, junto ao apoio de figuras políticas como Pimenta, segue ganhando força. A proposta ainda precisa passar por um longo processo legislativo e deve enfrentar desafios no debate entre diferentes setores da sociedade.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
STF referenda decisão de Flávio Dino para liberação de emendas parlamentares
Últimas Notícias
Anatel anuncia liberação de sinal 5G em todos municípios do Brasil
Taxistas de Salvador podem cobrar Bandeira 2 durante todo o mês de dezembro
Simm oferece 106 vagas de emprego nesta terça-feira em Salvador
Rafa Kalimann se defende de acusações de intolerância religiosa: ‘Distorção intencional’
Críticas apontavam que Kalimann não teria cantado trechos do samba-enredo que mencionam Exu, orixá das religiões de matriz africana
Pix bate novo recorde de transações e movimenta R$ 130 bilhões em 24 horas
Montante foi movimentado na sexta-feira (29), quando foram registradas 239,9 milhões de transações
Dias Toffoli encerra processo contra família que hostilizou Alexandre de Moraes em aeroporto
Família de empresário se retratou após ofensas e agressão ao ministro do Supremo Tribunal Federal
Jornalista baiano é destaque no Fórum de Minorias Sociais da ONU e faz palestra na Suíça
Dimas Novais destacou avanços e desafios na mídia brasileira durante o Fórum de Minorias Sociais da ONU, na Suíça
Dólar atinge maior valor desde o plano real e fecha em R$ 6,069
Alta foi impulsionada por indefinições fiscais
PGR envia pedido de extinção do PL ao STF após acusação de atos antidemocráticos
Solicitação foi direcionada ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos
Edvaldo Brito é homenageado durante sessão na Câmara e anuncia que fará assessoria à Mesa Diretora da Casa
Vereador foi convidado pelo presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB)
STF referenda decisão de Flávio Dino para liberação de emendas parlamentares
Decisão do ministro prevê que os repasses sigam padrões rigorosos de controle e rastreamento, com auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU)
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda-feira
Vagas são destinadas a estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos
Hugo Motta intensifica articulação com frentes e bancadas na corrida pela presidência da Câmara
Candidato à presidência da Câmara terá agenda cheia nesta terça-feira (3) para dialogar com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e com bancadas estaduais