A partir das 8h desta quarta-feira (2), Salvador promove um seminário sobre o Outubro Rosa, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A campanha visa conscientizar e diagnosticar precocemente o câncer de mama e colo de útero. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade Estácio, localizado no Stiep.
O seminário abordará a situação epidemiológica do câncer de mama, diretrizes clínicas para rastreamento da doença e o fluxo de encaminhamento para casos suspeitos na rede municipal. Também será discutida a prevenção e a detecção precoce dessas enfermidades na população LGBT+, além da pesquisa sobre testes genéticos do HPV.
Durante todo o mês, as unidades da Atenção Primária realizarão atividades educativas focadas na prevenção e no rastreio precoce do câncer de mama e colo do útero. Além disso, haverá incentivo à atualização do calendário vacinal de adolescentes e pré-adolescentes com a vacina contra o HPV, exames clínicos das mamas e a realização do preventivo. O encaminhamento para mamografias, ultrassonografias mamárias e transvaginais também será promovido. O Dia D do Outubro Rosa ocorrerá no dia 19.
Mais de 1,2 mil vagas para consultas com mastologistas, ginecologistas, e exames de USG de mama, transvaginal e tireoide estarão disponíveis nos Multicentros de Saúde Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Liberdade e AME Pirajá. No programa Saúde nos Bairros, os exames poderão ser realizados por demanda aberta, mediante apresentação de documento de identificação com foto, cartão SUS e guia do procedimento.
Leia também:
Hospital Aristides Maltez amplia prazo de inscrição para mutirão de câncer de mama
Saúde nos Bairros oferece serviços em seis localidades de Salvador