Bahia sedia primeiro seminário Estratégia Brasil 2025-2050 e reforça protagonismo do nordeste no planejamento nacional
Iniciativa marcou início de uma série de encontros regionais que visam refletir coletivamente sobre os caminhos do país nas próximas décadas

O planejamento de longo prazo para o Brasil começou a ser construído nesta sexta-feira (11), com a realização do seminário “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050”, em Salvador. A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) em parceria com o Governo da Bahia, marcou o início de uma série de encontros regionais que visam refletir coletivamente sobre os caminhos do país nas próximas décadas.
O evento ocorreu no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a presença do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), da secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, do secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, além de representantes do setor produtivo, da academia, de órgãos públicos e da sociedade civil.
Bahia inicia escuta nacional sobre políticas públicas de longo prazo
A escolha de Salvador para abrir os debates da Estratégia Brasil 2050 representa, segundo os organizadores, o reconhecimento da importância da diversidade regional. O vice-governador Geraldo Júnior destacou o papel do Nordeste no desenvolvimento do país. “A Bahia tem voz, tem história e tem propostas. É aqui, no coração do Brasil diverso, que começamos a desenhar um futuro com mais igualdade, sustentabilidade e oportunidades para todos”, afirmou.
Para a secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, o plano deve ser construído com a participação direta da população. “O que estamos fazendo aqui é semear o futuro com responsabilidade. Ouvir as pessoas, entender as realidades regionais e construir juntos um Brasil mais sustentável, justo e inovador até 2050”.
Desenvolvimento sustentável, inovação e combate às desigualdades pautam o debate
Os temas abordados no seminário incluíram desenvolvimento sustentável, inovação, inclusão social e redução das desigualdades. Uma das questões centrais foi o enfrentamento ao racismo como elemento essencial para o avanço social. A promotora de justiça Lívia Santana defendeu a justiça racial como pilar para o futuro. “Não existirá esse futuro democrático no Brasil se não for por meio da justiça racial”, disse.
Por sua vez, o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, reforçou a importância da capital baiana como ponto de partida para a mobilização nacional. “É uma honra para a Bahia participar desse processo. Estamos falando de um planejamento que atravessa governos e vai impactar gerações. A contribuição do povo baiano é essencial para garantir que esse plano reflita o Brasil real”.
Consulta pública permite participação direta da população
A Estratégia Brasil 2050 é uma proposta de planejamento público que busca antecipar transformações e alinhar as políticas públicas às mudanças sociais, econômicas e ambientais. A iniciativa inclui, além dos seminários regionais, uma consulta pública online disponível na plataforma Brasil Participativo, sob o título “Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?”.
Por meio desse canal, qualquer cidadão pode enviar propostas e ideias para compor o documento que servirá como referência para as decisões de governo ao longo das próximas décadas. A participação social é apontada como elemento essencial para garantir a legitimidade e a efetividade da estratégia nacional. As contribuições colhidas nesses espaços irão compor um documento estruturante que servirá de referência para orientar políticas públicas por décadas.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Últimas Notícias

Cotado para papa, Dom Sérgio evita holofotes e emociona ao falar sobre legado de Francisco
Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil integra grupo seleto que participará do Conclave; cerimônia de despedida ao pontífice reúne políticos

Associações de defensores públicos lançam campanha nacional por justiça climática em Salvador
Para presidenta da Anadep, Fernanda Fernandes, contato direto com população proporciona resposta mais eficiente

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão
Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em cerimônia simples, em homenagem à sua vida de compromisso social

Hugo Motta foge de polêmica da anistia e mira nas três áreas que mais preocupam brasileiros
Presidente da Câmara afirma que tema divide a Casa e defende foco em pautas que impactam diretamente vida da população

Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
Viagem do presidente e da primeira-dama ao Vaticano depende do protocolo da Santa Sé; cerimônia será realizada em Roma

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Aos 97 anos, médium baiano enfrenta quadro crítico e já deixou preparativos prontos para sua passagem ao plano espiritual

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano
Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada
Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino