Vereadora critica passarela em camarote e diz que equipamento cria ‘segregação’ no Carnaval de Salvador
Ao Portal M!, Aladilce alertou que, se todos os camarotes adotassem essa prática, a festa perderia seu caráter inclusivo

A líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereadora Aladilce Souza (PCdoB) criticou, nesta domingo (2), a Prefeitura pela liberação da passarela que liga o Morro do Ipiranga a um camarote do circuito Dodô (Barra-Ondina). Ao Portal M!, a parlamentar afirmou que o equipamento cria uma festa “segregada”, o que vai contra o espírito democrático da celebração.
Aladilce destacou que o Carnaval de Salvador é um momento de confraternização entre diferentes classes sociais. “Não cabe uma via exclusiva para clientes de um camarote, pessoas que podem pagar até R$ 4.500 por um dia, e usando espaço público. Eu acho que foi uma liberação que a prefeitura fez equivocada”, pontuou.
A vereadora alertou que, se todos os camarotes adotassem essa prática, a festa perderia seu caráter inclusivo. “Quando a Prefeitura libera, está incentivando uma atitude segregacionista, de apartheid, que não cabe mais, especialmente em Salvador, que é a cidade mais negra fora da África. Então, eu acho que foi um debate importante que a gente fez e eu espero que no próximo ano não se repita”, enfatizou.
Crescimento da festa e desafios a serem enfrentados
De acordo com Aladilce, o Carnaval de Salvador 2025 demonstrou crescimento significativo em relação aos anos anteriores, refletindo a retomada após a pandemia. “A sensação que a gente tem é que a festa cresceu do ano passado para cá. A gente veio recuperando depois da pandemia, e esse ano a gente está vendo uma explosão de alegria em todos os circuitos, cheio”, afirmou.
No entanto, a parlamentar reforçou a necessidade de planejamento e melhorias, destacando que o debate sobre a próxima edição deve começar logo após o encerramento da atual. “A gente precisa repensar muita coisa no Carnaval. O debate tem que começar logo depois que termina, na quarta-feira de cinza, para que a gente possa melhorar”, defendeu.
Melhorias para cordeiros, ambulantes e catadores
Outro ponto relevante levantado por Aladilce Souza foi a condição de trabalho dos cordeiros, ambulantes e catadores de materiais recicláveis, que somam mais de 50 mil pessoas durante a festa. Segundo a vereadora, diversas situações de precariedade são enfrentadas por esses trabalhadores, como jornadas exaustivas, falta de espaços para higiene e condições indignas de trabalho.
No entanto, a vereadora ressaltou que, graças a audiências promovidas pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), avanços importantes foram conquistados. Isso porque, o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador anunciaram medidas como distribuição de alimentos, equipamentos de proteção individual e instalação de postos de banho para esses profissionais.
Por fim, Aladilce Souza destacou que o protagonismo da Câmara de Salvador foi essencial para garantir melhores condições aos trabalhadores.
“Foi uma vitória do protagonismo no debate que a Câmara promoveu. A Câmara serve para isso, para ouvir a população e intermediar essa relação com quem tem que fazer e executar as políticas, que é a Prefeitura. Então acho que foi esse outro ponto importante que a gente tem nesse Carnaval, que foi de debate muito grande e provocado pela Câmara Municipal”, finalizou a vereadora.
Mais Lidas
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar