Pular para o conteúdo
Início » Programa de Alfabetização de Adultos inscreve até 31 de julho

Programa de Alfabetização de Adultos inscreve até 31 de julho

Programa de Alfabetização de Adultos inscreve até 31 de julho
Novas turmas serão iniciadas ainda neste segundo semestre

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, totalmente gratuito, está com inscrições abertas até o próximo dia 31 de julho. As novas turmas serão iniciadas ainda neste segundo semestres.

Em parceria com a Estácio, o Programa de Alfabetização de Adultos inclui todo o material didático necessário. Além disso, a iniciativa agora contempla dois módulos, permitindo que os alfabetizandos possam fortalecer ainda mais os conhecimentos adquiridos.

As inscrições para o segundo semestre podem ser realizadas por meio deste link ou em um dos 14 campi da Estácio que participam da ação.

A edição do primeiro semestre de 2024 marcou a ampliação do programa, que agora contempla uma nova etapa educacional, em que os estudantes têm a oportunidade de exercitar a leitura, interpretação de texto e escrita.

O módulo II foi elaborado para atender aos alunos que desejavam continuar a desenvolver a leitura e escrita, após o término do módulo I. A partir de agora, todos os estudantes que realizarem o módulo I poderão cursar automaticamente o módulo II.

Além disso, o módulo II ampliou significativamente a atuação do Programa, atendendo também ao público que se enquadra como analfabeto funcional, independentemente da participação no módulo inicial.

“Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1.300 alfabetizados. Em 2024, lançamento do módulo II, que irá atender também aos estudantes que desejam desenvolver ainda mais a leitura e a escrita, ampliando sua autonomia pessoal e contribuindo para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.

A iniciativa conta mais de 70 integrantes entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio. A atriz Malu Mader é embaixadora.

Ao longo de seis anos, o programa já atendeu 1.300 alfabetizados na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas comunidades do entorno de 14 campi de ensino da Estácio, localizados nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.

Analfabetismo no Brasil

O Censo 2022 do IBGE aponta que havia no país 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, das quais 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabiam. Ou seja, a taxa de alfabetização foi 93,0% em 2022 e a taxa de analfabetismo foi 7,0% deste contingente populacional.

Apesar da queda de 9,6% para 7,0% em 12 anos, o analfabetismo ainda é um obstáculo para o combate às desigualdades.

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo.

Leia também:

Especialistas propõem programas para adultos e atuação conjunta no combate ao analfabetismo na Bahia

Divulgação