56 mil refeições e 160 mil copos de água: Governo da Bahia garante apoio a trabalhadores no Carnaval
Ação beneficiou trabalhadores informais como catadores, ambulantes e cordeiros

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), distribuiu 56 mil refeições para trabalhadores informais durante o Carnaval de Salvador. O total incluiu 42 mil lanches e 14 mil almoços, beneficiando profissionais como catadores, ambulantes e cordeiros.
Segurança alimentar e apoio aos trabalhadores
De acordo com a titular da Seades, Fabya Reis, a iniciativa é importante pois garante segurança alimentar e nutricional aos assistidos. “A ação é uma importante estratégia de garantia de segurança alimentar e nutricional no carnaval. São alimentos produzidos no nosso Restaurante Popular e com produtos da agricultura familiar, chegando para apoiar os trabalhadores que fazem a festa, conforme determinação do governador Jerônimo Rodrigues”, pontuou.
Reconhecimento dos trabalhadores
Representante dos ambulantes, Graziela Lima elogiou a medida. “Foi gratificante essa parceria com o Governo do Estado”, disse. Já a representante do segmento de catadores, Rita Ferreira, defendeu a importância da ação. “Agradecemos muito por esse apoio na nossa alimentação. A Seades está fazendo um trabalho maravilhoso”.
Por fim, Mateus Silva, que falou em nome dos cordeiros, assegurou que o “governo cumpriu com sua responsabilidade social nessa jornada, garantindo comida e promovendo dignidade”.
Distribuição de água e parcerias
Além das refeições, foram entregues 160 mil copos de água para os trabalhadores. As ações foram realizadas em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Corpo de Bombeiros e voluntárias sociais da Bahia.
Projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’ acolhe mulheres trabalhadoras no Carnaval
Em meio à correria do Carnaval de Salvador, o projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’ foi criado para oferecer um espaço de acolhimento e cuidado para mulheres trabalhadoras, como catadoras de materiais recicláveis e vendedoras ambulantes. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, proporcionou atendimento psicológico, oficinas de yoga, massoterapia, penteados, rodas de conversa, exercícios de respiração, acupuntura auricular, ventosaterapia e meditação.
Parcerias e estrutura de atendimento
Organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), em parceria com as Voluntárias Sociais, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o projeto garantiu ações de acolhimento e segurança alimentar. Além dos serviços de saúde e bem-estar, foram distribuídos kits de higienização pessoal e oferecidos locais para banho e alimentação.
Atendimentos e locais de funcionamento
De acordo com a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mota, o projeto registrou uma média de 200 atendimentos por dia. Os serviços estiveram disponíveis em dois locais: no Palácio da Aclamação, no circuito do Campo Grande, e na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em Ondina.
“O Cuidar de Quem Cuida é uma ação que valoriza a autoestima das mulheres e oferece alimentação e cuidados diversos, realizados por uma equipe multidisciplinar. É um projeto de grande dimensão, em que as pessoas atendidas podem descansar, se alimentar, receber uma massagem e conversar com nossa equipe de psicólogas”, avaliou Luciana Mota.
Redação
Mais Lidas
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão

Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
Viagem do presidente e da primeira-dama ao Vaticano depende do protocolo da Santa Sé; cerimônia será realizada em Roma

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Aos 97 anos, médium baiano enfrenta quadro crítico e já deixou preparativos prontos para sua passagem ao plano espiritual

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano
Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada
Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento
Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse