Prestadores de serviço da Coelba protestam em Salvador por pagamentos atrasados
Em nota, empresa da Neoenergia diz que ‘já acionou’ terceirizada Dínamo para que ‘situação seja esclarecida’

Um grupo de trabalhadores da Dínamo Engenharia, prestadora de serviços da Coelba, realizou na manhã desta segunda-feira (17) uma manifestação em frente à sede da Neoenergia, nas proximidades da estação Pirajá, em Salvador. A mobilização, que chamou a atenção de motoristas e pedestres, tem como objetivo cobrar o pagamento de direitos trabalhistas pendentes e exigir o cumprimento das obrigações legais por parte da empresa e da Coelba.
Os manifestantes, que incluem funcionários de diversas áreas da Dínamo, estão reivindicando o pagamento de três férias vencidas e não pagas, o recolhimento do FGTS e INSS, que não foram realizados nos últimos 3 anos, e a regularização do vale-transporte, que não está sendo depositado. Segundo os trabalhadores, essas pendências têm gerado sérias dificuldades financeiras e afetado diretamente a qualidade de vida e o bem-estar da categoria.
Sintracom-BA cobra Coelba
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA), Carlos Silva, a manifestação busca sensibilizar a Coelba a assumir sua responsabilidade, como contratante principal dos serviços, e garantir que os direitos dos trabalhadores sejam pagos. Segundo o sindicalista, os funcionários da Dínamo atuam em serviços de alta periculosidade, colocando suas vidas em risco diariamente, “o que exige ainda mais respeito e comprometimento por parte da empresa contratante”.
Conforme o dirigente, a Coelba precisa reconhecer a grave situação enfrentada pelos trabalhadores e buscar uma solução rápida para os problemas apresentados.
Em nota, Coelba diz que já acionou terceirizada
Em nota oficial encaminhada ao Portal M!, a Neoenergia Coelba afirmou que “segue todas as obrigações previstas no contrato celebrado entre a distribuidora e a a empresa Dínamo”. “A distribuidora reforça que preza pelo cumprimento da legislação trabalhista e já acionou a empresa terceirizada para que a situação seja esclarecida”.
Protesto alcança outras cidades da Bahia
A manifestação em Salvador não é um caso isolado. Trabalhadores da Dínamo também paralisaram suas atividades em outros municípios baianos, como Jacobina, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, demonstrando a extensão do problema e o impacto das condições de trabalho precárias em diversas localidades do estado.
Polícia presente no protesto
Durante a manifestação, a Coelba acionou a polícia militar. Segundo os trabalhadores, a presença massiva dos policiais, com vários carros e agentes, foi uma tentativa de intimidar a mobilização.
“A Coelba chama a polícia para o trabalhador. Não estamos aqui para causar problemas, mas para garantir os nossos direitos. O respeito que estamos recebendo é esse”, disse um manifestante.
A presença da polícia gerou indignação entre os trabalhadores, que se sentiram desrespeitados e ameaçados. Eles alegaram que o movimento é pacífico e visa apenas chamar a atenção para as suas condições de trabalho.
“Nós estamos aqui para que a Coelba assuma sua responsabilidade”, completou.
Apelo por apoio institucional
Os trabalhadores ressaltam que têm perdido muitos direitos devido à negligência tanto da Coelba quanto das prestadoras de serviço contratadas. A principal exigência é que a empresa da Neoenergia assuma total responsabilidade pela situação. Além disso, um dos manifestantes fez um apelo em busca de apoio de instituições como o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Justiça do Trabalho, sindicatos, federações e registradores para garantir que seus direitos sejam respeitados e a situação seja resolvida.
“A Coelba faz isso aí. Nós estamos aqui porque os trabalhadores já estão perdendo demais os seus direitos para essa Coelba, para essas prestadoras de serviço, que prestam serviço, que nós entendemos que a responsabilidade tem que ser toda da Coelba. E aí estamos pedindo apoio do MPT, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Justiça do Trabalho, sindicatos, federações e registradores”, desabafou o manifestante.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Inmet emite alerta para chuvas intensas em 23 cidades da Bahia
Governo avalia antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas
Subúrbio 360 abre 30 vagas para aulas gratuitas de vôlei em Salvador
Últimas Notícias

‘A falecida’: Espetáculo de Nelson Rodrigues chega à Caixa Cultural Salvador

Zambelli rebate Bolsonaro após ser culpada por derrota em 2022: ‘Sempre o defendi’
Segundo ex-presidente, deputada teve um papel decisivo na derrota de sua chapa na eleição presidencial de 2022

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Na avaliação do ex-presidente, STF agiu com 'casuísmo' ao tomar decisão

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes