Cristo Redentor ‘abraça’ cachorro caramelo em campanha de adoção responsável; assista ao vídeo
Data é voltada à conscientização sobre o abandono de animais no país

O monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, exibiu uma projeção especial na noite desta sexta-feira (4). A imagem mostrava o Cristo abraçando um cachorro vira-lata caramelo. A iniciativa integrou uma campanha voltada à adoção responsável de animais no Brasil.
De acordo com o Santuário Cristo Redentor, “nesta noite, o Santuário Cristo Redentor se uniu a uma causa que nos lembra que o amor cristão não se limita: ele começa com o ser humano, mas se estende a toda a criação. Em uma projeção inédita, o Cristo apareceu abraçando um cachorrinho caramelo – símbolo dos milhares de animais em situação de abandono no Brasil“.
A ação foi promovida pela GoldeN, marca de rações da PremieRpet. O cachorro vira-lata caramelo é o símbolo da campanha. A data marcou o Dia Mundial dos Animais de Rua, voltado à conscientização sobre o abandono de animais no país.
“O Cristo abraça. E nos ensina que cuidar da criação é também um ato de fé. A adoção responsável é uma forma concreta de estender esse abraço“, afirmou o Santuário.
Durante a campanha, a PremieRpet também doou 27 toneladas de ração para instituições integrantes do Consórcio Cristo Sustentável. O material será destinado à alimentação de aproximadamente 600 animais resgatados.
Um em cada quatro animais vive em situação de abandono
Mais de um terço da população global de cães e gatos vive nas ruas ou em abrigos, segundo dados do “Índice de Abandono Animal”. No Brasil, cerca de 25% dos animais estão em situação de abandono, o que representa mais de 30 milhões de indivíduos sem lar.
O levantamento foi conduzido pela Mars Petcare, em colaboração com especialistas internacionais. De acordo com o estudo, existem 143 milhões de cães e 203 milhões de gatos em situação de rua no mundo.
No Brasil, 20,2 milhões de cães vivem abandonados e cerca de 177 mil estão em abrigos. Em relação aos gatos, 10 milhões estão em situação de abandono e 7.400 são acolhidos por organizações não governamentais ou instituições públicas.
A pesquisa analisou informações de mais de 900 fontes, quase 30 mil pesquisas públicas e 200 entrevistas com especialistas. Foram avaliadas realidades em 20 países, incluindo Brasil, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.
O estudo também identificou risco de abandono entre os animais que vivem atualmente em lares. Segundo os dados, 11% dos tutores de cães e 13% dos responsáveis por gatos consideram abrir mão dos animais nos próximos 12 meses. Entre os principais motivos estão: não estar mais apto fisicamente para tomar conta do animal (28%), mudança de residência (24%), falta de tempo (17%) e custos considerados altos (16%), segundo o relatório.
Salvador tem hospital público para animais
Após um ano de funcionamento, o Hospital Veterinário de Salvador (HPVET), localizado em Canabrava, ultrapassou a marca de 50 mil atendimentos. Inaugurado em 25 de março de 2024, o equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) também realizou mais de 7 mil cirurgias e 16 mil atendimentos clínicos.
De segunda a sexta-feira, a média é de 150 atendimentos por dia, com plantão de emergência aos sábados para cerca de 60 casos. A coordenadora do HPVET, médica veterinária Fabiana Augusto Pereira, destacou que o hospital atende situações graves. Segundo ela, muita gente acessa o equipamento e a demanda é superior ao imaginado.
“Nós temos uma média de 150 atendimentos por dia, de segunda a sexta, além de emergência aos sábados, com cerca de 60 atendimentos. Provavelmente, muitos não teriam oportunidade de ser atendidos em situações sérias, como um caso de miíase, um animal atropelado ou com trauma craniano. Hoje, conseguimos atender esses animais, dar o pronto atendimento e, se necessário, internar“, explicou.
A diretora de Proteção Animal (Dipa), Michelle Holanda, afirmou que a iniciativa representa um avanço na política pública voltada à causa animal.
“Salvador está numa evolução frequente na causa animal, e o serviço público veterinário era algo na expectativa daqueles que tutelam cães e gatos. Saber que os tutores têm um local para seus animais serem assistidos com serviços de qualidade, dignidade e respeito, é gratificante“, declarou.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia
Fiéis acompanham ritos da Paixão de Cristo no Centro Histórico de Salvador
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia
Operação especial une incentivos ao uso de TAGs nas BA-093 e BA-099 e reforço da PRF para garantir segurança e fluidez no trânsito

Sem perdão: Wagner condena anistia a atos golpistas e cobra investigação justa na Operação Overclean
Parlamentar defende investigação dentro da lei e critica excessos cometidos na época da Lava Jato

Novo viaduto muda trajeto de seis linhas de ônibus em Salvador a partir desta sexta
Mudança no itinerário promete reduzir tempo de viagem e melhorar mobilidade para usuários do transporte coletivo na capital baiana

Fiéis acompanham ritos da Paixão de Cristo no Centro Histórico de Salvador
Procissão do Senhor Morto e Sermão das Sete Palavras marcam segundo dia do Tríduo Pascal na capital baiana; confira programação

Governo impõe novas regras aos carros e cobra corte de 50% nas emissões até 2030
Decreto que regulamenta programa Mover e estabelece regras técnicas, ambientais e de segurança pelas montadoras é publicado

Feriadão sob vigilância: sete trechos críticos com fiscalização reforçada pela polícia rodoviária
Fiscalização segue até o dia 22 com foco na prevenção de acidentes, controle de velocidade e combate à criminalidade nas rodovias estaduais

Meta fiscal de 2026 exige R$ 118 bilhões extras: Receita aposta em litígios e dívida ativa
Estimativa foi apresentada durante apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do próximo ano

Bolsonaro ainda na UTI após cirurgia complexa: melhora traz alívio, mas alta segue indefinida
Ex-presidente passa por tratamento intensivo em Brasília e mostra evolução clínica, mas ainda não há previsão de alta

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária