RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quinta-feira (17), o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), que já está em operação e pode ser acessado por qualquer tutor por meio do Gov.br. A ação busca garantir o controle populacional ético e o combate aos maus-tratos com medidas como castração, microchipagem e emissão gratuita do RG Animal.
Identificação oficial para cães e gatos
Cada animal registrado receberá um documento de identificação único: o RG Animal. A carteirinha incluirá um número individual válido em todo o território nacional e um QR Code que poderá ser fixado à coleira. Em caso de perda, qualquer pessoa poderá usar o código para localizar o tutor do pet e ajudar no reencontro.
Segundo o governo federal, “o objetivo é centralizar informações sobre animais domésticos no território nacional em uma base de dados unificada, direcionada à gestão de políticas públicas voltadas à saúde e à proteção animal”.
O sistema também permitirá que organizações de resgate e prefeituras cadastrem animais sob sua responsabilidade. A plataforma segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e garante a confidencialidade das informações pessoais dos tutores.

Castração, microchip e campanhas públicas
O ProPatinhas prevê o apoio à realização de castrações e à implantação de microchips subcutâneos para identificação individual de cães e gatos. O chip conterá informações do tutor e poderá ser lido por dispositivos apropriados em clínicas veterinárias.
Além disso, o sistema notificará os tutores sobre campanhas públicas regionais de vacinação, microchipagem e castração. A medida visa facilitar o acesso a serviços essenciais para a saúde animal, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade.
Transparência nos recursos e proteção contra maus-tratos
O SinPatinhas também será uma ferramenta para fiscalizar a destinação de recursos federais aplicados em ações de proteção animal, inclusive aqueles oriundos de emendas parlamentares. “O sistema traz mais transparência aos gastos públicos com políticas de bem-estar animal”, afirma o governo.
Durante o evento de lançamento, a ministra Marina Silva enfatizou o caráter voluntário e gratuito da adesão. “Não terá penalidade, porque é um processo voluntário. Isso não vai gerar nenhum custo, só vai gerar benefício, porque quando cuidamos adequadamente da população de cães e gatos, a gente evita as zoonoses.”
Compromisso na causa animal
A diretora de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, Vanessa Negrini, comemorou o avanço da pauta. “Durante muito tempo, protetores e protetoras que dedicam sua vida a cuidar de cães e gatos caminharam sozinhos, mas isso muda aqui”, disse. “Hoje nós somos vistos pelo governo federal.”
A Lei 15.046/2024, que institui o RG Animal, foi aprovada no Congresso Nacional em novembro de 2023 e sancionada pelo presidente Lula em dezembro. O documento será permanente e acompanhará o animal ao longo de toda a sua vida.
Inclusão e mobilização nacional
A ministra destacou que comunidades periféricas e tradicionais terão prioridade nas ações. “Essa política pública da castração ética é para que a gente não tenha um descontrole da população de cães e gatos e que seja feita nas condições sanitárias adequadas”, declarou Marina Silva.
Um mutirão de microchipagem já está previsto para o mês de maio, no Distrito Federal, e o Ministério do Meio Ambiente deve publicar em até 90 dias uma portaria para adesão formal de estados e municípios ao ProPatinhas.
Além disso, o governo prepara cursos de capacitação para médicos veterinários, gestores públicos e 1,5 mil agentes de segurança que poderão atuar em situações de maus-tratos ou desastres envolvendo fauna doméstica.
Pets do Planalto: presença simbólica
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Lula esteve acompanhado de duas de suas cachorras, Resistência e Esperança — esta última adotada após as enchentes de 2023 no Rio Grande do Sul. A primeira-dama Janja, entusiasta da causa, celebrou a adoção na época.
“Esperança, União e Reconstrução: é isso que o Brasil e o Rio Grande do Sul precisam!”
Mais Lidas
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Lavagem do Bonfim: como nasceu a festa que une fé, cultura e política
Cidades
Bahia tem fim de semana com chuva isolada em Salvador e sol no interior
Bahia tem quase 25 mil vagas em cursos de graduação pelo Sisu 2026
Últimas Notícias
Jerônimo interrompe agenda, pede um minuto de silêncio e lamenta morte de Alan Sanches: ‘Perda muito grande’
Governador da Bahia interrompe solenidade no interior do estado para anunciar morte do líder da oposição na AL-BA
BBB 26: Jonas Sulzbach vence primeira prova do Anjo; veja escolhido para o Castigo do Monstro
Brother garante imunidade para aliado e terá acesso a uma dinâmica extra no jogo
Corpo do deputado Alan Sanches é velado no Salão Nobre da AL-BA; sepultamento ocorre neste domingo
Deputado estadual morreu vítima de infarto e cerimônias seguem até o sepultamento neste sábado
Políticos aliados e de oposição lamentam morte de Alan Sanches, destacam legado e trajetória pública: ‘Homem extraordinário’
Lideranças de diferentes partidos destacam trajetória, convivência política e legado institucional do deputado estadual
Duda Sanches ressalta fé, lembra ensinamentos e destaca legado público e familiar de Alan Sanches: ‘Me ensinou a viver’
Vereador de Salvador publicou nota emocionada em homenagem ao deputado estadual Alan Sanches, destacando valores, fé e compromisso com as pessoas
União Brasil lamenta morte de Alan Sanches e destaca trajetória ‘marcada pela dedicação, seriedade e compromisso com a Bahia’
Partido ressalta a atuação política, a trajetória no Legislativo e o legado deixado por Alan Sanches na Bahia
Alexandre de Moraes se declara impedido e Gilmar Mendes assume análise de habeas corpus de Jair Bolsonaro
Decisão segue regra interna do tribunal durante o recesso e transfere análise de pedido de prisão domiciliar do ex-presidente para outro ministro da Corte
Morre o deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Salvador, Alan Sanches
Político com brilhante trajetória faleceu na manhã deste sábado vítima de um infarto
Volta Redonda x Flamengo: onde, assistir horário e prováveis escalações pelo Carioca
Rubro Negro joga no Raulino de Oliveira neste sábado e tenta reagir após derrota na estreia do Campeonato Carioca
Líder Alberto Cowboy define cinco nomes na mira do paredão no BBB 26
Escolha foi baseada em afinidade e convivência, enquanto big fone já colocou duas sisters na berlinda