Vixe! Jerônimo abre cofres do Estado e avança sobre oposição; Candidatura de Neto e temor dos deputados. Tensão no PL; e Loyola causa ciumeira na base

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor “como a roda gira” nos bastidores


Vixe d-flex me-2
Osvaldo Lyra e equipe 19/03/2025 14:31 Vixe
Vixe! Jerônimo abre cofres do Estado e avança sobre oposição; Candidatura de Neto e temor dos deputados. Tensão no PL; e Loyola causa ciumeira na base -

O trunfo do governador

A estratégia usada pelo governador Jerônimo Rodrigues, de anunciar a aproximação com prefeitos da oposição na Bahia, tem sido vista como um “trunfo” pelo PT para desmoralizar o ex-prefeito ACM Neto, que vem perdendo aliados importantes para o governo estadual. Segundo dirigentes da base petista, a atração de gestores como Hildécio Meireles, de Cairu; Zé Cocá, de Jequié; e o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, fragiliza o discurso do postulante do União Brasil com vistas à disputa de 2026.

Prefeito Hildécio Meireles e governador Jerônimo Rodrigues

Obras e recursos

Recentemente, alguns prefeitos da oposição se encontraram com Jerônimo e enfatizaram a relevância da parceria com o governo estadual, sobretudo a importância dos investimentos nas cidades governadas pela oposição. “Os investimentos do Estado são de suma importância. Já vêm investindo e continuarão a investir cada vez mais”, disse o prefeito Belitardo, referindo-se aos benefícios para a população de sua cidade, oferecidos pelo governo do PT.

Jerônimo Rodrigues e Belitardo

Sangrando calado

O detalhe é que o próprio ACM Neto acompanha “calado” a estratégia do PT de avançar em sua base. “Ele está sangrando e sabe que não tem elementos (nem recursos) para garantir a permanência desses prefeitos na oposição. Até porque, o argumento usado por ele de que repetirá a eleição de Waldir Pires e Jaques Wagner, de vencer o governo sem o apoio dos prefeitos, não se sustenta mais”, disse ontem um deputado do PT, em contato com a coluna.

ACM Neto

Indefinição nacional

Outro fator que pesa nessa fase pré-eleitoral é a indefinição do cenário nacional. “ACM Neto vai apoiar Ronaldo Caiado, do seu partido, ou vai apoiar o nome indicado por Bolsonaro?”, questionou o parlamentar do PT. “O discurso do ‘tanto faz’ não cola mais na Bahia”, completou ele, ao minimizar a queda na avaliação do presidente Lula, principal cabo eleitoral do estado.

Ronaldo Caiado e ACM Neto

A queda e a salvação

O petista aproveitou para enfatizar que os governos do PT terão dificuldades, mas conseguirão reverter a queda na avaliação do presidente Lula no estado. “São investimentos importantes, projetos liberados via PAC, que se somarão às ações bem desenvolvidas na área da comunicação”, disse o deputado do partido, ao afirmar que o ministro Sidônio Palmeira conseguirá estancar a sangria e ajudar na reconstrução da imagem do presidente Lula junto aos baianos. “Isso, apesar de sabermos que um marketing bem feito ajuda a embalar o produto, a construir narrativas. Mas, para isso, é preciso ter o que mostrar”.

Lula e Sidônio Palmeira

Expectativa de vitória

A remota possibilidade de o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, não disputar o governo do estado em 2026 tem deixado aliados do seu grupo com o cabelo em pé. Muitos temem que uma eventual saída dele da disputa dificulte ainda mais a eleição de deputados estaduais e federais no próximo ano. “Estaremos trabalhando fortemente para que Neto seja o candidato do grupo, pois só a expectativa de vitória pode alimentar nosso desejo e nossas chances de nos viabilizarmos em nossas eleições”, disse um deputado da oposição ouvido pela coluna.

ACM Neto

Loyola causa ciumeira

O secretário de Relações Institucionais do estado, Adolpho Loyola, tem causado a maior ciumeira na base do governo Jerônimo Rodrigues. O apetite voraz do titular da Serin de avançar sobre prefeitos da oposição tem gerado mal-estar e incomodado bastante os políticos do seu próprio grupo. Bem relacionado e discreto na articulação política, Loyola tem sido especulado para disputar uma vaga no Legislativo no próximo ano. Resta saber se ele irá pleitear uma vaga para estadual ou federal.

Adolfo Loyola

Puxadores de votos

Há quem diga, no próprio grupo político do PT, que Loyola será candidato a deputado federal, numa estratégia de atuar como puxador de votos, ao lado de Lucas Reis, chefe de gabinete do senador Jaques Wagner. Como o senador e o ministro Rui Costa deverão estar na chapa majoritária, há quem defenda que os novatos sejam alçados à condição de puxadores de votos para o PT, sobretudo diante do fim da federação com o PV e o PCdoB.

Lucas Reis

Tensão no PL

O deputado federal Capitão Alden tornou pública, esta semana, sua preocupação com os rumos do PL na Bahia, sobretudo com vistas às articulações para as eleições de 2026. Durante entrevista à Rádio Mix Salvador, o deputado criticou a falta de diálogo dentro do Partido Liberal e cobrou uma postura mais clara do presidente estadual da legenda, João Roma. Ele não poupou críticas à aproximação do dirigente partidário com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

Capitão Alden

Candidatura própria

Na Rádio Mix, Alden defendeu uma candidatura própria do PL ao Palácio de Ondina no próximo ano e criticou a aproximação entre João Roma e o vice-presidente nacional do União Brasil, que não foi debatida internamente na sigla. “É preciso haver uma convergência, é preciso haver reuniões, é preciso haver debate. Não se pode tomar decisões unilaterais. Então, embora ele tenha sinalizado essa aproximação com o ex-prefeito ACM Neto, possível candidato ao governo do Estado, ele não nos consultou e nem temos tido conversa sobre isso”, disparou.

Capitão Alden e João Roma

Estratégia de Roma

O deputado também questionou a coerência da estratégia de Roma e disse que o PL na Bahia deve ter candidatura própria nas próximas eleições, como aconteceu em 2022, quando Roma disputou o governo estadual. A birra maior é pelo fato de ACM Neto ter evitado apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro na última eleição presidencial. “É estranho que você venha se aproximar de ACM Neto, quando o próprio já sinalizou que, no dia 4 de abril, haverá o lançamento da pré-campanha presidencial de Ronaldo Caiado”, disse.

ACM Neto e João Roma

De olho em 2026

E Alden continuou: “Como é que vai ficar essa fórmula aqui na Bahia? Vamos apoiar um governador [Caiado] que já declarou que não vai apoiar Bolsonaro para a campanha em 2026? Essa conta não fecha”, disparou Alden, ao reforçar a necessidade de o PL lançar candidaturas próprias e se fortalecer como legenda. “Já bastou aquela coisa de que o PL tem sido visto apenas como um primo rico, onde as pessoas querem se unir ao PL para ter tempo de TV e os espólios financeiros, mas não querem se comprometer com o que acreditamos. Isso não pode mais acontecer”, criticou.

A guerra com o PT

Segundo o deputado federal, fazer alianças apenas para derrotar o PT não é mais suficiente. “Vamos nos unir para tirar o PT e fortalecer outros partidos enquanto o PL fica para trás? Isso não pode acontecer. Precisamos fortalecer o PL, lançar candidatos próprios, ainda que não vençam, mas pensar na base e não em outros partidos. O PL precisa crescer por si só”, argumentou. Alden nega que a Bahia seja ‘de esquerda’.

Capitão Alden

Críticas ao governo estadual

Alden também criticou a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e destacou problemas como a violência e a dependência do Bolsa Família. “A Bahia é o segundo estado com mais pessoas no Bolsa Família do que com carteira assinada. Pasmem: um partido que diz proteger as mulheres, os negros, os jovens, os LGBTs é justamente onde essas populações mais sofrem. Somos o estado com o maior índice de homicídios por cinco anos consecutivos. O estado que mais registra violência contra mulheres e negros. Isso é um dado. A realidade está posta; só cai no golpe quem quer”, disparou o parlamentar do PL.

Mais Lidas

Vixe

Últimas Notícias

Rodrigo Pereira entra na disputa pela presidência do PT-BA e critica gestão de Éden Valadares -
Política 03/04/2025 às 14:11

Rodrigo Pereira entra na disputa pela presidência do PT-BA e critica gestão de Éden Valadares

Militante defende maior autonomia do partido e fortalecimento da base popular


Lula reage a Trump e promete retaliação: Brasil não vai aceitar tarifa de 10% sem resposta -
Política 03/04/2025 às 13:40

Lula reage a Trump e promete retaliação: Brasil não vai aceitar tarifa de 10% sem resposta

Presidente reforça soberania e anuncia medidas contra sobretaxas dos EUA


Nova fábrica da Unipar promete transformar saneamento na Bahia com tecnologia de ponta -
Negócios 03/04/2025 às 13:20

Nova fábrica da Unipar promete transformar saneamento na Bahia com tecnologia de ponta

Segundo Rodrigo Cannaval, unidade no Polo Petroquímico de Camaçari promete inovação e sustentabilidade no setor


Exportadores em alerta: setor avalia novas taxas de Trump sobre carne bovina e suco de laranja brasileiros -
Negócios 03/04/2025 às 12:38

Exportadores em alerta: setor avalia novas taxas de Trump sobre carne bovina e suco de laranja brasileiros

Apesar do aumento tarifário, a Abiec acredita que a parceria comercial entre Brasil e Estados Unidos pode se fortalecer


Centro de Salvador em perigo: prédio tombado ameaça ruir e interdita via movimentada -
Cidades 03/04/2025 às 12:07

Centro de Salvador em perigo: prédio tombado ameaça ruir e interdita via movimentada

Imóvel tombado apresenta danos estruturais e mudanças afetam transporte público


Carlos Falcão critica alta carga tributária, defende redução de impostos e alerta sobre impactos ao empresariado -
Negócios 03/04/2025 às 11:36

Carlos Falcão critica alta carga tributária, defende redução de impostos e alerta sobre impactos ao empresariado

Líder do Grupo Business Bahia disse ainda que 'empresariado não pode ser demonizado'


Lira assume relatoria do projeto de isenção do IR -
Política 03/04/2025 às 11:05

Lira assume relatoria do projeto de isenção do IR

Proposta pode beneficiar milhões de brasileiros e enfrenta desafios no Parlamento


Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase -
Coluna Ohh! 03/04/2025 às 10:34

Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase

Falecimento da jornalista foi confirmado nas primeiras horas desta quinta-feira


Overclean: PF cumpre mandados contra organização envolvida em fraudes públicas -
Cidades 03/04/2025 às 10:03

Overclean: PF cumpre mandados contra organização envolvida em fraudes públicas

Empresário 'Rei do Lixo' e Bruno Barral, atual secretário de Educação de BH e ex-gestor da pasta em Salvador, estão entre alvos da operação


Resumo BBB 25 de quarta-feira (2/04): Brothers criticam gêmeos, enquanto Maike segue investindo em flerte com sister -
BBB 25 03/04/2025 às 09:32

Resumo BBB 25 de quarta-feira (2/04): Brothers criticam gêmeos, enquanto Maike segue investindo em flerte com sister

Participantes demonstram insatisfação com comportamento dentro da casa, enquanto noite também teve nostalgia, música e reflexões