Ministério da Saúde estuda ampliar vacinação contra dengue em regiões com baixa adesão
Estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná enfrentam baixa procura pela vacina; confira dados da Bahia
O Ministério da Saúde pretende propor, nos próximos dias, a ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue, principalmente nas localidades onde a adesão à vacinação está abaixo do esperado. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (22), pelo secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Rivaldo Cunha, que descartou a possibilidade de ocorrer uma epidemia nacional da doença, mas surtos locais podem acontecer.
Atualmente, a vacina é destinada a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Segundo Cunha, os estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná são os que têm maior tendência a registrar aumento nos casos de dengue neste início de ano. O secretário destacou que São Paulo é o estado onde a procura é menor pela vacinação contra a doença.
Dados da dengue na Bahia
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), entre os dias 29 de dezembro e 18 de janeiro, foram registrados 893 novos casos de dengue na Bahia. No mesmo período de 2024, foram notificados 2.460 casos prováveis, o que representa uma redução de 63,7%.
Com os novos casos registrados, o número total de casos prováveis chegou a 232 mil, dos quais 6.325 foram classificados como casos graves. Segundo ainda a Sesab, desde o início da vacinação, foram aplicadas 262.040 doses, registradas no RNDS até o último dia 6 de janeiro. O objetivo inicial era alcançar um público estimado de 492.407 pessoas, com idades de 10 a 14 anos, em 115 municípios do Estado.
“Um grande chamado que a gente faz à população é para atenção à dengue, à campanha de vacinação. É importante que mantenham sua caderneta vacinal atualizada. Que os municípios colaborem conosco no sentido de garantir a limpeza urbana e atenção especial aos agentes comunitários que fazem as visitas às residências para eliminar os focos dos mosquitos”, declarou Roberta Santana, secretária estadual de Saúde.
Vacinação em Salvador
Em nota, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou que, desde o inicio do ano de 2025, apenas quatro casos de dengue foram reportados em toda capital baiana. Já no quesito de vacinas aplicadas contra a doença, a SMS informou que mais de 92 mil doses da vacina foram aplicadas, desde o início da campanha de vacinação, no último dia 15 de janeiro.
Até o fechamento desta matéria, a SMS ainda não havia informado o quadro geral de casos de dengue confirmados em toda capital baiana.
Feira de Santana tem Dia D de vacinação contra dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana realizará, no próximo sábado (25), o Dia D de vacinação contra a dengue. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a ação será promovida, das 8h às 13 horas, em todas as sete Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao programa Saúde na Hora.
Conforme Matos, a meta é vacinar 40 mil pessoas no município, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O secretário informou ainda que, no dia 1º de fevereiro, outro mutirão será realizado, focado na população que vive na zona rural de Feira de Santana.
“Teremos dois mutirões municipais dedicados à vacinação contra a dengue. Nosso objetivo é incentivar a adesão da população e alcançar a meta de 40 mil pessoas vacinadas, número que Feira já deveria ter atingido”, afirmou Rodrigo, ressaltando que as ações incluirão atividades educativas, com orientações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue.
Mais Lidas
Janeiro Branco: saúde mental da população em situação de rua preocupa
Índice de bebês prematuros no Brasil é superior à média global
Saúde
Conselho de Medicina pede que Anvisa proíba uso do PMMA no Brasil
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Estados e municípios têm até sexta-feira para reativar obras paradas do SUS
Como proteger saúde no período de chuvas: dicas essenciais para evitar doenças
Passageiros com medicamentos especiais enfrentam desafios nas férias de verão
Últimas Notícias
PF indicia ex-diretores e coordenadores da PRF por tentativa de interferência nas eleições de 2022
Acusações incluem crimes como desobediência, prevaricação e restrição ao direito de voto
Governo do Estado cria quase 2,4 mil novos cargos na Polícia Civil e anuncia convocação de PMs e Bombeiros da reserva
Governo também anunciou a autorização de concursos públicos para os quadros de saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
BBB 25: ao lado do irmão, César Menotti e Fabiano animam a casa nesta quarta-feira
Show no BBB 25 contará com a participação especial do irmão dos artistas, o empresário e pastor Fábio Lacerda, que também subirá ao palco ao lado da dupla
Ministério Público recomenda controle do número de foliões em cima de trios elétricos no Carnaval de Salvador
De acordo com o MP-BA, a recomendação tem o objetivo de prevenir superlotação e garantir a segurança dos foliões
Selo Literário João Ubaldo Ribeiro: FGM lança 4ª edição com homenagem especial
Cerimônia destaca o legado de João Ubaldo Ribeiro e incentiva a literatura baiana
Solução para o contrato de concessão da Via Bahia deverá ser definida em até 15 dias, diz ministro dos Transportes
Em novembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a realização de uma audiência pública para a concessão do lote rodoviário das BR-116/BA e BR-324/BA
Mais de 100 cidades de Pernambuco entram em emergência hídrica devido à seca prolongada
Inicialmente, 118 cidades foram listadas, mas o número foi corrigido posteriormente
Construção de passarela para ambulantes durante o Carnaval de Salvador volta a ser alvo de críticas
Em nota ao Portal M!, Semop negou impactos e informou que, em 2025, a passarela terá uma ampliação e estará presente no trecho entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra
Xuxa passa por cirurgia no joelho e planeja retorno aos palcos em 2025
De acordo com hospital, procedimento preventivo foi rápido e sem complicações
Base dos Bombeiros e ações emergenciais reforçam suporte em Bom Jesus da Lapa após enchentes
De acordo com governo estadual, equipes realizam resgates, sobrevoos de monitoramento e suporte emergencial às famílias atingidas