Comitê de Cultura da Bahia apresenta novos editais da PNAB com cotas para grupos vulneráveis
Recursos serão distribuídos até 2027 e visam promover a cultura em todas as regiões do estado
A Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC) e da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sedecult), em colaboração com o Comitê de Cultura da Bahia, vinculado ao Ministério da Cultura, anunciou 29 editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no estado. O evento ocorreu no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho.
Com previsão de financiamento contínuo até 2027, a PNAB Bahia contará com um investimento de R$ 550 milhões, sendo R$ 110 milhões destinados anualmente para apoiar projetos culturais em diversas áreas, como memória e patrimônio, culturas populares, artes visuais, artes cênicas, música, literatura, além de cultura e educação. Parte dos recursos também será voltada para a Política Nacional de Cultura Viva.
“A PNAB Bahia para os próximos cinco anos é uma oportunidade histórica de estruturar, territorializar e democratizar o acesso e a produção cultural no estado. Nosso objetivo é garantir uma participação ampla, com maior número de projetos, visando fortalecer a cultura em todo o estado”, destacou Juliana Vitorino, da DCC/Sedecult.
Os editais contemplam cotas que buscam ampliar a participação de grupos vulnerabilizados. Entre as vagas disponíveis, 50% serão reservadas para projetos desenvolvidos pela população negra, 10% para a população indígena e 5% para pessoas com deficiência. Além disso, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, jovens, idosos, pessoas em situação de rua e egressos do sistema prisional terão prioridade na seleção.
Para Leonardo José, ativista negro e cultural, a iniciativa promove inclusão. “É de extrema importância para o nosso povo, pois nos possibilita participar das ações de fomento à cultura. Muitos dos fazedores de cultura do interior e das comunidades não têm estrutura para desenvolver seus projetos e os editais são fundamentais”, afirmou.
A ação integra as formações realizadas pelo Comitê de Cultura da Bahia, em conjunto com o Escritório Criativo Ajayô, com o objetivo de garantir que fazedores de cultura tenham acesso às políticas públicas.
“As capacitações promovem o acesso às ações de fomento nas bases da cultura popular, agenciando a inclusão dos fazedores e fazedoras de cultura que majoritariamente não disputam as políticas públicas. O comitê é esse espaço de reconhecimento, promoção, integração e difusão das manifestações da cultura popular”, disse Pyedra Barbosa, coordenadora geral do Comitê de Cultura.
Os interessados em concorrer aos editais da PNAB Bahia já podem acessar as informações necessárias no site oficial.
Formação para artistas independentes
Ainda na quinta-feira, o Comitê de Cultura da Bahia ofereceu mais uma formação com foco em “Gestão de Carreira”. Jovens artistas que participam do 3º Round Circuito de Rimas, o maior evento de rima improvisada do Norte e Nordeste, receberam orientações sobre como se engajar em ações e políticas públicas culturais.
Essa capacitação faz parte do calendário de atividades do Comitê de Cultura, lançado em abril, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, incentivar a cidadania ativa, valorizar a diversidade e fortalecer as identidades culturais da Bahia. O Afoxé Filhos de Gandhy é a entidade social responsável pela gestão do comitê.
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Cultura
Biblioteca Nacional divulga lista com melhores livros da literatura nacional
Novembro negro: Exposição explora protagonismo de mulheres negras no Brasil
Últimas Notícias
Eleições nos EUA: contagem de votos é encerrada e Trump conquista 312 delegados
Republicano venceu nos sete estados-pêndulo
Bahia abre placar no início, sofre virada e perde por 2 a 1 para Juventude
Próximo desafio do Esquadrão será contra Palmeiras, no dia 20 de novembro, em Salvador
Vitória perde de virada para Corinthians em duelo contra rebaixamento na Série A
Próximo jogo do rubro-negro será no dia 20 de novembro, contra Criciúma, no estádio Heriberto Hulse
Ludmilla e Brunna anunciam que esperam primeiro filho
Notícia foi dada durante show, em São Paulo
Lula busca aproximação com evangélicos e planeja convite para ministério
Interlocutores afirmam que reforma ministerial ocorrerá em breve
Polícia Civil promove encontro de Léo Santana com fã autista
Jovem de 23 anos viajou sozinho do Espírito Santo para Salvador, onde conheceu o artista
Debates sobre pacote de corte de gastos atrasam por serem medidas estruturais, diz Lula
Presidente e lideranças analisam alternativas que incluam contribuições do 'andar de cima' e preservem a base popular
‘Responsáveis serão severamente punidos’, diz Tarcísio de Freitas sobre assassinato de empresário
Antônio Vinicius Lopes Gritzbach morreu e quatro pessoas ficaram feridas no ataque
Novembro Azul: oncologista explica pesquisa promissora de vacina contra câncer de próstata
João Paulo Medrado contou detalhes sobre imunizante em teste nos EUA, falou dos avanços em técnicas cirúrgicas e destacou a importância do diagnóstico precoce
Paulo Rogério Nunes: ‘A criatividade negra está presente na sociedade em vários aspectos’
Confira mensagem em vídeo para o Novembro Negro do autor do livro 'Oportunidades Invisíveis' e um dos idealizadores do Festival Afrofuturismo