Sidônio Palmeira critica Meta e defende regulação de redes sociais para proteger democracia

Empresa anunciou que encerrará uso de verificadores de fatos terceirizados em suas plataformas nos Estados Unidos


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 08/01/2025 14:57 Política
Sidônio Palmeira critica Meta e defende regulação de redes sociais para proteger democracia - Lucas Leffa/PR

O publicitário baiano Sidônio Palmeira, futuro novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, afirmou, nesta quarta-feira (8), que a decisão da Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, de encerrar o programa de checagem de fatos nos Estados Unidos, representa um retrocesso para a democracia. A declaração foi dada após evento no Palácio do Planalto que marcou os 2anos dos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

“Isso é ruim para a democracia, porque deixa de haver controle sobre a proliferação de ódio, desinformação e fake news. É necessário estabelecer uma regulamentação para as redes sociais, como está sendo feito na Europa e em países aqui da região”, afirmou Palmeira.

Ele ressaltou que o Brasil, sendo “um país autônomo e independente”, pode criar suas próprias regras para regular as plataformas digitais.

Anúncio da Meta

A Meta Platforms anunciou, nesta terça-feira (7), que encerrará o uso de verificadores de fatos terceirizados em suas plataformas nos Estados Unidos. Em vídeo, o presidente Mark Zuckerberg afirmou que, em vez disso, permitirá que os usuários avaliem a precisão das postagens por meio de um sistema de notas comunitárias, assim como já acontece no X (antigo Twitter). Conforme a empresa, a medida promoverá a “liberdade de expressão”.

O diretor de assuntos globais da Meta, Joel Kaplan, explicou em um post de blog que os sistemas de moderação da empresa, que incluem Facebook, Instagram e Threads, estavam “bloqueando a liberdade de expressão com muita frequência”. “Muito conteúdo inofensivo é censurado, muitas pessoas se encontram erroneamente presas na ‘cadeia do Facebook’ e, muitas vezes, somos lentos demais para responder quando isso acontece”, justificou.

A Meta também anunciou mudanças nos feeds de seus usuários, permitindo o acesso facilitado a publicações políticas para quem desejar. A decisão aproxima a estratégia da Meta à adotada pelo X, de Elon Musk, que também utiliza notas de usuários para avaliar a precisão das informações.

Histórico e impactos

A verificação de fatos por terceiros foi introduzida em 2016, como resposta a bots virais, com parcerias firmadas em 2017 com entidades como PolitiFact, Snopes e Associated Press. Na época, a Meta justificava que o pagamento a empresas externas ajudava a identificar desinformação sem assumir a posição de árbitro da verdade.

Entretanto, Kaplan destacou que os preconceitos dos verificadores de fatos influenciaram “as escolhas sobre o que verificar e como fazê-lo”. Ele mencionou que até 20% das postagens removidas no último mês poderiam ter sido retiradas por engano.

“Culpar os verificadores de fatos é uma desculpa decepcionante”, afirmou Neil Brown, presidente do Poynter Institute, enquanto Angie Drobnic Holan, diretora da International Fact-Checking Network, criticou a decisão, atribuindo-a à pressão política.

Mudança na Secom e desafios à comunicação governamental

A nomeação de Sidônio Palmeira para o comando da Secom foi anunciada, nesta última terça-feira (7), e sua posse está prevista para o próximo dia 14. Publicitário experiente, Palmeira foi o estrategista por trás da bem-sucedida campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, além das campanhas ao governo da Bahia nos últimos anos.

Ele sucederá Paulo Pimenta (PT-RS), que disse que tirará uns dias de férias e tratará sobre seu futuro com o presidente Lula após o descanso. O petista deve reassumir o seu mandato de deputado federal ou pode até mesmo ser deslocado para outra pasta no governo federal.

A troca era aguardada desde o início de dezembro, quando Lula fez críticas públicas à comunicação do governo. Segundo o presidente, apesar do número significativo de obras e programas sociais, a equipe atual de comunicação não tem conseguido traduzir esses resultados em popularidade. A mudança visa fortalecer a imagem do governo antes das eleições de 2026, quando Lula pretende buscar a reeleição ou apoiar um sucessor.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

CDL Salvador divulga vencedores da campanha ‘Salvador, Natal de Luz e Prêmios’ -
Negócios 09/01/2025 às 14:29

CDL Salvador divulga vencedores da campanha ‘Salvador, Natal de Luz e Prêmios’

Morador de Castelo Branco leva Renault Kardian zero quilômetro; outros prêmios incluem caminhão de produtos e vales-compra


Polícia Militar debate ações de prevenção à violência nos estádios de futebol -
Cidades 09/01/2025 às 13:54

Polícia Militar debate ações de prevenção à violência nos estádios de futebol

Medidas como reconhecimento facial e parcerias com clubes e autoridades visam garantir segurança nos eventos esportivos


PT-BA realiza seminário com novos prefeitos e vices na segunda -
Política 09/01/2025 às 13:27

PT-BA realiza seminário com novos prefeitos e vices na segunda

Evento contará com presença do governador Jerônimo Rodrigues e parlamentares para discutir estratégias de governança


Lula usa metáfora sobre amantes e gera reações durante discurso em defesa da democracia -
Política 09/01/2025 às 13:01

Lula usa metáfora sobre amantes e gera reações durante discurso em defesa da democracia

Presidente compara paixão pela democracia com relações pessoais, provocando risos e dividindo opiniões; Bolsonaro rebate fala


Avião de pequeno porte cai em Ubatuba (SP); piloto morreu   -
Cidades 09/01/2025 às 12:28

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba (SP); piloto morreu  

Sete pessoas ficaram feridas: dois adultos e duas crianças, que estavam na aeronave, e outras três transeuntes


Governador da Bahia e autoridades lembram 2 anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro -
Política 09/01/2025 às 11:57

Governador da Bahia e autoridades lembram 2 anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro

Jerônimo Rodrigues (PT) esteve, nesta última quarta-feira, em Brasília, onde participou dos eventos em defesa da democracia


Estado oferece 13 mil vagas gratuitas em cursos técnicos; veja como participar -
Cidades 09/01/2025 às 11:25

Estado oferece 13 mil vagas gratuitas em cursos técnicos; veja como participar

Inscrições abertas até próximo dia 23; seleção será feita por sorteio eletrônico


Califórnia em chamas: incêndios devastam Los Angeles, afetam milhões e mobilizam autoridades -
Internacional 09/01/2025 às 11:00

Califórnia em chamas: incêndios devastam Los Angeles, afetam milhões e mobilizam autoridades

Mais de 2 mil imóveis foram destruídos e 1,5 milhão de domicílios estão sem energia; até o momento, cinco mortes foram confirmadas


Herdeiras de Silvio Santos entram na justiça por herança milionária em paraíso fiscal -
Coluna Ohh! 09/01/2025 às 10:31

Herdeiras de Silvio Santos entram na justiça por herança milionária em paraíso fiscal

Família do apresentador contesta cobrança de imposto sobre fortuna estimada em R$ 429 milhões localizada no exterior


O que fazer em Salvador no fim de semana? Márcia Freire, Carlinhos Brown, Durval Lelys, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M! -
Cultura 09/01/2025 às 10:08

O que fazer em Salvador no fim de semana? Márcia Freire, Carlinhos Brown, Durval Lelys, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M!

Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite nossas dicas de lazer


Vixe