Polícia Militar debate ações de prevenção à violência nos estádios de futebol
Medidas como reconhecimento facial e parcerias com clubes e autoridades visam garantir segurança nos eventos esportivos
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA), por meio do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), realizou uma reunião, nesta última quarta-feira (8), com o objetivo de prevenir a violência nos estádios de futebol. O encontro aconteceu, no Quartel do Comando-geral da PM, em Salvador, e contou com a presença de diversas instituições, focando em estratégias para garantir a segurança durante os eventos esportivos, especialmente no futebol.
“Nós aproveitamos o recesso do futebol e programamos uma série de medidas que vamos tomar. A partir deste ano, temos a questão do reconhecimento facial e a aproximação com as torcidas. Realizamos reuniões periodicamente no Bepe, independentemente de algum tipo de problema”, declarou o tenente-coronel Francisco Menezes, comandante do Bepe.
Medidas de segurança e parcerias para segurança nos estádios
Uma das inovações destacadas pelo tenente-coronel foi o uso do reconhecimento facial nos estádios, que visa identificar e banir torcedores com histórico de violência. Além disso, segundo Menezes, a colaboração entre diferentes órgãos de segurança pública, como as polícias militar e Civil, instituições privadas, como as administrações dos clubes, e a Federação Bahiana de Futebol (FBF) têm sido fundamental para estruturar um esquema eficaz de segurança.
“Somos uma entidade que promove a competição e trabalha em conjunto com a Segurança Pública, para que a segurança possa prevalecer dentro dos estádios, seguindo aquilo que foi estabelecido pelo Ministério Público, pela Polícia Militar, para que a alegria possa permanecer dentro dos estádios e o torcedor possa curtir, de maneira segura, uma partida de futebol”, contou o coordenador de competições da FBF, Sílvio Mendes Júnior.
O encontro contou ainda com a participação de representantes dos clubes Bahia e Vitória, das torcidas organizadas Bamor e Os Imbatíveis, da Arena Fonte Nova e do Ministério Público do Estado (MPE). Também estiveram presentes membros da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da 16ª Vara Criminal, que tem competência exclusiva para processar e julgar infrações da Lei Geral do Esporte.
Prevenção e punição
Na reunião, foram discutidas várias ações de prevenção à violência, dentre as quais estavam:
- aplicação de medidas cautelares de afastamento de torcedores violentos dos estádios;
- cooperação entre as diversas instituições envolvidas (públicas e privadas);
- prevenção e repressão à incitação à violência através das redes sociais;
- obrigatoriedade do reconhecimento facial nos estádios com base na Lei Geral dos Esportes.
Uma das sugestões anunciadas foi a criação de uma delegacia especializada, além da intensificação do policiamento durante os jogos, buscando que os torcedores possam aproveitar os jogos em um ambiente seguro e livre de confrontos.
Expectativas para 2025
Em 2024, diversas ações de segurança foram realizadas, medidas essas que foram aperfeiçoadas para serem implementadas novamente neste ano. O promotor de Justiça Hugo Cassiano destacou a importância da aproximação das instituições e do processo cultural de conscientização das torcidas.
“Acreditamos que esse processo cultural das torcidas e também esse processo de aproximação das instituições públicas poderão, sim, enfrentar melhor as situações de violência e prevenir que esses índices sejam apresentados de forma negativa”, declarou.
Segundo o juiz titular da 16ª Vara Criminal, Moacyr Pita Lima, a expectativa é que a Bahia se torne um exemplo de segurança e respeito nas competições esportivas, graças às ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. “Vejo um combate, uma atuação muito efetiva e eficiente, sobretudo da Polícia Militar, através do Bepe. Acho que reuniões como essa visam o aperfeiçoamento de todas as instituições e vamos avançar nesse sentido. O objetivo principal dessa reunião é a integração de todas as instituições”, disse.
Mais Lidas
Cidades
Festa de São Lázaro acontece neste domingo em Salvador
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Últimas Notícias
Lobão abre temporada do ‘Concha para Todos’ em Salvador
Festa de São Lázaro acontece neste domingo em Salvador
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Convocados devem encaminhar documentação a partir desta segunda-feira (27)
Ex-dama de Copas do Baralho do Crime é presa em operação conjunta das polícias da Bahia e SP
Com fugitiva, condenada a 14 anos por homicídio, foram apreendidos cerca de R$ 50 mil em espécie, anotações sobre tráfico de drogas e celulares
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
O vereador Sandro Filho (PP), o mais jovem da Câmara Municipal de Salvador, participou, na última quarta-feira (24) de uma cerimônia promovida pela Marinha do Brasil que marcou a transferência de uma área sob a responsabilidade da instituição para a implantação da Unidade Educacional Subúrbio de Salvador do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). O evento, […]
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas