Governador da Bahia e autoridades lembram 2 anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro
Jerônimo Rodrigues (PT) esteve, nesta última quarta-feira, em Brasília, onde participou dos eventos em defesa da democracia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve, nesta última quarta-feira (8), em Brasília, onde participou dos eventos em defesa da democracia que lembraram os 2 anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As cerimônias, organizadas pelo Palácio do Planalto, reuniram autoridades, representantes de movimentos sociais e os três Poderes para reforçar o compromisso com o Estado Democrático de Direito.
“Ao lado de Lula, viemos reafirmar a nossa posição firme em defesa da democracia. Ela tem um valor inegociável para todos nós, e é por isso que estamos aqui, comprometidos em garantir que atos de tentativa de destruição da nossa democracia jamais se repitam”, declarou Rodrigues durante o evento.
Jerônimo destacou ainda a resistência histórica do povo baiano e ressaltou a importância de se lembrar deste ato para que eventos como aquele não voltem a acontecer. “A Bahia sempre foi terra de resistência e continua sendo na defesa da democracia. Hoje é um dia de reflexão e memória sobre o ataque à nossa liberdade que não se concretizou graças ao nosso povo e às instituições”, declarou o governador.
“A democracia é uma conquista diária, e devemos protegê-la sempre. Por isso, queremos que todo 8 de janeiro seja uma oportunidade para reafirmar a necessidade de garantir um futuro livre de autoritarismo”, completou.
Eventos celebram resiliência e memória democrática
As atividades começaram pela manhã, no Palácio do Planalto, com o anúncio da reintegração simbólica de obras de arte que haviam sido danificadas durante os ataques golpistas, como foi o caso do relógio do século XVII, restaurado na Suíça sem custos ao governo brasileiro. Outro momento de destaque foi o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, simbolizando a resiliência do patrimônio cultural do país.
No Salão Nobre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso emocionado, reafirmando a vitória da democracia sobre as tentativas de destruição. “Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”, disse Lula.
“Estamos aqui porque é preciso lembrar, para que ninguém esqueça, para que nunca mais aconteça”, completou o presidente, se dizendo ainda um amante da democracia.
União em defesa do Estado de Direito
O ato “Abraço da Democracia” encerrou as celebrações no período da tarde. O presidente Lula, acompanhado de governadores, parlamentares e membros do Judiciário, desceu a rampa do Palácio do Planalto até a Praça dos Três Poderes. No local, o gesto simbólico de união buscava reforçar o compromisso de lideranças e sociedade com a defesa da democracia no Brasil.
Relembre o caso
Vândalos e golpistas invadiram e depredaram, no dia 8 de janeiro de 2023, as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A ação foi motivada pela derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022. Durante a ação, os vândalos destruíram obras de arte e demais itens seculares que estavam expostos nos locais invadidos, no que foi considerado o maior ataque contra a democracia do Brasil. Até o momento, o Supremo Tribunal Federal já responsabilizou 898 pessoas pelo ataque, das quais 371 já foram condenadas.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
MDB da Bahia declara apoio à reeleição de Adolfo Menezes na AL-BA
Últimas Notícias
Jerônimo Rodrigues critica Coelba e diz que empresa é ‘freio no desenvolvimento’ da Bahia
Apesar de a renovação ser uma decisão que cabe à União, o governador revelou que demonstrou sua insatisfação ao presidente Lula com o serviço prestado na Bahia
MDB da Bahia declara apoio à reeleição de Adolfo Menezes na AL-BA
Decisão foi firmada após reuniões da Executiva Estadual do partido e diálogos com os deputados da legenda
Lavagem do Beco promete agitar Itaparica com tradição, música e cultura
Festa popular celebra tradição e aquece clima de carnaval na ilha com cortejo, lavagem simbólica e shows neste sábado
Presidente do México elogia Lula e fala sobre fortalecer laços com Brasil
Claudia Sheinbaum destaca cooperação bilateral e organizações regionais em conversa com petista
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Com 14 unidades em operação, iniciativa promove saúde e bem-estar com exercícios orientados e acessíveis para soteropolitanos
Capacitação em Salvador fortalece inclusão de jovens com TEA no esporte
Evento acontece, na próxima segunda-feira (27), na sede da Apae, no bairro Pituba
Boate em Salvador promove encontro para debater segurança da comunidade LGBTQIAPN+
Violência crescente preocupa moradores e autoridades locais
Incêndio deixa Morro de São Paulo sem energia e atinge pousada; ilha não tem efetivo de bombeiros
Incidente chama atenção pela falta de brigada em um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia
Oposição na AL-BA pede garantias contra controle do PT e sugere mudanças no regimento interno
Bancada se reuniu com líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), candidato à 1ª vice-presidência; eleição ocorre no próximo dia 3
Pé-de-Meia: Haddad garante continuidade do programa mesmo após decisão do TCU
Ministro da Fazenda afirma que negociações com evitam interrupções, e AGU recorre para desbloquear R$ 6 bilhões em recursos