Queda de avião da Embraer pode ter sido causada por míssil russo
Acidente que deixou 38 mortos levanta suspeitas de possível ataque; entenda
A queda de um avião Embraer 190, da Azerbaijan Airlines, na última quarta-feira (25), em Aktau, no Cazaquistão, deixou 38 mortos e levanta suspeitas de possível ataque com míssil. Relatos de passageiros sobreviventes e declarações de especialistas reforçam a hipótese de que a aeronave possa ter sido atingida por um sistema de defesa aérea russo enquanto sobrevoava a região da Chechênia, destino do voo que partiu de Baku, capital do Azerbaijão.
Relatos de explosões e interferências
De acordo com a agência Euronews, passageiros que sobreviveram ao acidente relataram terem ouvido uma explosão momentos antes da aeronave enfrentar problemas. O canal de notícias Anewz, do Azerbaijão, mencionou declarações de um blogueiro militar russo que associou os danos ao avião ao uso de sistemas de mísseis de defesa aérea.
O voo J2-8243 enfrentou interferências no GPS e oscilações de altitude por mais de uma hora, conforme apontou o site de monitoramento Flightradar24. Especialistas indicam que a área estava sob forte vigilância, com sistemas antimísseis ativos, devido a ataques de drones na região sul da Rússia na mesma manhã.
Um vídeo captado no momento da queda mostrou a aeronave em chamas antes de atingir o solo. Dos 67 ocupantes, 62 eram passageiros, incluindo cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão, e cinco membros da tripulação.
Investigações em curso
Os governos do Cazaquistão, Rússia e Azerbaijão abriram investigações para determinar as causas do acidente. No entanto, nenhuma das partes divulgou conclusões definitivas até o momento.
Na quarta-feira, o Kremlin inicialmente sugeriu que a queda poderia ter sido causada por colisão com pássaros ou forte neblina. Contudo, o porta-voz do governo russo afirmou nesta quinta-feira (26) que evitará especulações até que a investigação seja concluída.
Por sua vez, o chefe do Parlamento do Cazaquistão, Ashimbayev Maulen, prometeu transparência. “Nenhum desses países está interessado em esconder informações. Todas as informações serão disponibilizadas ao público”, garantiu.
Medidas e apoio às vítimas
A Azerbaijan Airlines suspendeu todos os voos para Grozny, na Rússia, até que o caso seja esclarecido. As autoridades do Cazaquistão criaram uma comissão governamental para investigar o acidente e oferecer suporte às famílias das vítimas e feridos.
Sobreviventes foram resgatados de uma seção da fuselagem que permaneceu intacta e levados a hospitais locais. Bombeiros controlaram o incêndio na aeronave pouco após o impacto.
Em nota, a Embraer lamentou o acidente e se colocou à disposição das autoridades. “Estamos profundamente tristes com a ocorrência próximo a Aktau, no Cazaquistão. Nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido”, declarou a fabricante.
Impactos e dúvidas
O caso ocorre em um contexto tenso, com a Chechênia sendo palco de frequentes ataques de drones. Especialistas avaliam que o sistema antimísseis local pode ter contribuído para a tragédia, especialmente considerando as desativações de GPS na região.
A oscilação da altitude por 74 minutos e as explosões relatadas levantam questões sobre a segurança de voos civis em zonas de conflito. A tragédia reacende debates sobre o impacto de operações militares em áreas próximas a rotas comerciais.
Enquanto as investigações prosseguem, familiares das vítimas aguardam respostas para um dos mais graves acidentes envolvendo uma aeronave Embraer nos últimos anos.
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Jovem morre após se apaixonar por inteligência artificial; entenda
Internacional
Queda de avião da Embraer pode ter sido causada por míssil russo
Netanyahu diz que Israel não tem interesse em conflito com a Síria
Últimas Notícias
Crise nas emendas parlamentares: Lira rebate STF e alerta para riscos na Saúde
Presidente da Câmara defende legalidades, critica decisão de Dino e prevê impacto nas políticas públicas
Bruno Reis agradece por 2024 e participa de missa no Bonfim na última sexta-feira do ano
Prefeito também aproveitou a ocasião para comentar sobre os preparativos finais para o Festival Virada Salvador, que terá início na noite desta sexta-feira
Pablo Roberto assume Secretaria de Educação em Feira; confira novo secretariado de Zé Ronaldo
Além de Pablo Roberto na Educação, o futuro prefeito Zé Ronaldo anunciou, nesta manhã, o nome de 18 nomes da nova equipe de governo
Prazo para sacar abono salarial PIS-Pasep 2024 termina nesta sexta; confira quem tem direito
Benefício, que é destinado a cerca de 240 mil trabalhadores, soma R$ 281,9 milhões, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Bahia lidera preferência dos brasileiros para alta temporada de verão, aponta pesquisa
Estado supera destinos como São Paulo e Rio de Janeiro; Salvador, Morro de São Paulo e Porto Seguro são destinos mais procurados
MPT revela tráfico internacional em resgate de trabalhadores chineses na obra da BYD em Camaçari
Denúncia foi confirmada na quinta-feira, após uma audiência virtual envolvendo representantes das empresas responsáveis e órgãos públicos
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Porta M! analisa as profecias que mais repercutiram e faz um balanço de erros e acertos
Bruno Reis detalha escolha de atrações para Festival Virada: ‘A gente procura contemplar todos os estilos musicais’
Prefeito de Salvador também explicou que grade de shows só pode ser fechada após sua reeleição, no dia 6 de outubro
Titular da SPMJ detalha funcionamento do app ‘Nina’ que receberá denúncias de assédio no Festival Virada Salvador
Através da ferramenta, vítimas poderão ter acesso mais rápido e ágil aos órgãos competentes, e também via WhatsApp
Novos kits praia são instalados em Salvador para incentivar descarte correto de resíduos
Foram colocados 40 novas lixeiras com coleta seletiva entre praias de Jaguaribe e Stella Maris