Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia

Durante a visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, nesta quarta-feira (20), foram assinados 37 novos acordos bilaterais entre os dois países. O encontro, realizado no Palácio da Alvorada, contou com a recepção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja da Silva, com honras militares. A reunião foi seguida de um almoço e uma declaração conjunta à imprensa, sem possibilidade de perguntas.
Os acordos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, além de setores como turismo, esportes, saúde, educação e cultura. A Presidência da República destacou que os pactos reforçam o compromisso das duas nações em fortalecer sua parceria em diversos campos de interesse mútuo.
Em seu discurso, Lula ressaltou a longevidade da parceria Brasil-China, destacando a importância da relação estratégica entre os dois países, apesar da distância geográfica. “A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009, e em 2023, o comércio bilateral alcançou um recorde histórico de US$ 157 bilhões. O superávit com a China representa mais da metade do saldo comercial global brasileiro”, afirmou o presidente.
Lula também destacou o papel da China como uma das principais fontes de investimento no Brasil, com empresas chinesas participando de licitações e investimentos em grandes projetos de infraestrutura, como hidrelétricas e ferrovias. Ele também lembrou que o Brasil é, desde 2017, o maior fornecedor de alimentos para a China, com destaque para o agronegócio brasileiro.
Em sua declaração, Xi Jinping enfatizou o desejo de aprofundar a cooperação entre os dois países em áreas chave como economia, comércio, ciência, tecnologia, infraestrutura e proteção ambiental. O presidente chinês também mencionou novas frentes de colaboração, como transição energética, economia digital, inteligência artificial e mineração verde.
A visita de Xi Jinping ao Brasil ocorre no âmbito da sua participação na Cúpula de Líderes do G20, encerrada no Rio de Janeiro na terça-feira (19). No final da tarde, o presidente chinês será recebido com um jantar no Palácio Itamaraty. A visita é uma continuidade da viagem oficial de Lula à China, em abril de 2023, e celebra os 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Armas apreendidas de Anderson Torres podem ser destruídas ou doadas, diz Polícia Federal
Armamentos — uma pistola 9 mm e um revólver calibre .357 — foram apreendidos em 10 de janeiro de 2023

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por morte de jovem da Engomadeira e critica segurança pública na Bahia: ‘Até quando?’
Ana Luiza, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado

Especialista destaca força do marketing digital e diz que presença online é ‘indispensável’ para empresas
Ao Portal M!, Otávio Marinho destacou que marketing digital se firmou como elemento central na comunicação contemporânea

Grupo San confirma Ivete Sangalo e Claudia Leitte como atrações da Micareta São Paulo
Evento está marcado para o dia 18 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, na capital paulista

PL protocola pedido de urgência para votar anistia a envolvidos no 8 de janeiro
Requerimento para votação direta do projeto foi protocolado com 264 assinaturas, acima do mínimo necessário

Bolsonaro agradece apoio após cirurgia e diz que recuperação será longa: ‘Voltaremos’
Ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. Estado de saúde é estável

Éden Valadares rebate Bruno Reis e diz que Jerônimo cumpre papel de líder: ‘ACM Neto insiste no papel de chefe’
Presidente do PT Bahia afirma que Jerônimo governa 'ouvindo o povo' e rebate críticas do prefeito de Salvador

Assessoria de Davi Brito anuncia perda do bebê de ex-namorada após ‘complicações na gestação’
Adriana Paula passou por uma curetagem, procedimento médico indicado em casos de perda gestacional

Neto Carletto critica articulação de ACM Neto e diz que ‘capacidade de diálogo’ do ex-prefeito ‘é muito ruim’
Parlamentar baiano avaliou que ex-prefeito de Salvador está 'isolado' e tem perdido aliados por falta de diálogo e presença política

Lula sanciona Lei da Reciprocidade e promete reação dura contra países que impuserem barreiras ao Brasil
Nova legislação autoriza medidas contra países que prejudiquem competitividade brasileira, como resposta ao aumento de tarifas dos EUA