Fim da escala 6×1 é debatida na Câmara, mas PEC ainda busca assinaturas necessárias
De autoria da deputada Erika Hilton, proposta busca 171 assinaturas para ser protocolada

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que visa acabar com a escala 6×1 (seis dias de trabalho, um de descanso), já gera discussões entre os deputados, mesmo sem ter ainda as assinaturas necessárias para iniciar sua tramitação.
A proposta surgiu após um desabafo de Rick Azevedo, vereador do PSOL-RJ e tiktoker, nas redes sociais, onde ele destacou o impacto da jornada 6×1. Eleito com mais de 29 mil votos, Rick lidera o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que já conta com mais de 1,4 milhão de assinaturas.
Erika Hilton encampou a ideia e agora busca 171 assinaturas na Câmara para protocolar a PEC. Até o momento, em seis meses de mobilização, Hilton obteve cerca de 90 assinaturas, número que cresceu nos últimos dias após ampla repercussão do tema nas redes sociais.
Manifestações contra e a favor
Entre os apoiadores da proposta está o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que assinou o texto e declarou que a questão faz parte de um movimento global. Rick Azevedo, ao comemorar o apoio de Boulos, reforçou seu pedido de apoio à proposta e destacou seu papel como criador do movimento.
Por outro lado, o deputado Amon Mandel (Cidadania-AM) se posicionou contra a PEC, lembrando que uma proposta de redução da jornada já foi apresentada em 2019 e não avançou. Em uma postagem recente, ele afirmou que a mudança poderia prejudicar a economia.
Outro parlamentar que assinou a PEC recentemente foi Duarte Júnior (PSB-MA), que justificou sua adesão apenas na última sexta-feira (8), devido ao “grande volume de trabalho”. Já o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) se posicionou contra a proposta, defendendo a manutenção da escala 6×1 em uma postagem no Instagram, onde recebeu uma enxurrada de comentários pedindo sua assinatura. Um dos comentários, inclusive, ultrapassou 13 mil curtidas.
A deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) também declarou apoio à PEC, afirmando que assinou o texto em maio e reforçando sua posição em uma nova postagem na sexta-feira.
Conheça a proposta
Criado por Rick Azevedo, o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) critica a jornada 6×1 prevista na CLT, defendendo que essa escala contribui para a exaustão e prejudica a saúde dos trabalhadores. A proposta do movimento sugere uma jornada de 4×3 (quatro dias de trabalho e três de descanso) sem redução salarial, acompanhando uma tendência internacional de modelos mais flexíveis.
Até agora, a deputada Erika Hilton conseguiu 90 das 171 assinaturas necessárias para que a PEC comece a tramitar no Congresso. Sem o número mínimo, a discussão ainda não avançou formalmente na Câmara dos Deputados.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Jequié vira peça-chave na disputa por 2026: reaproximação entre Jerônimo e Zé Cocá movimenta cenário político na Bahia
Encontro institucional, articulado pelo deputado Hassan, simboliza retomada do diálogo entre governador da Bahia e prefeito

Pressão na Câmara cresce: oposição consegue apoio para urgência da anistia dos atos golpistas
Deputados articulam urgência para votar texto que pode beneficiar réus e condenados por atos de vandalismo aos Três Poderes

Salvador vai ganhar novo parque urbano na orla de Pituaçu com quiosques, espaço pet e esporte ao ar livre
Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), assinou, na manhã desta sexta-feira (11), contrato de concessão com empresa Orla Brasil

Apesar dos preços altos, 52% dos brasileiros não abrem mão dos ovos de páscoa; veja quem mais compra
Pesquisa revela que gasto médio estimado por unidade é de R$ 59

Bahia bate recorde de matrículas em escolas quilombolas e lidera ranking nacional em 2024
Estado também avança no número de alunos em assentamentos rurais e amplia políticas voltadas para territórios tradicionais

Isenção no imposto de renda vai custar quase R$ 30 bilhões por ano; veja como governo quer compensar
Estimativas detalham efeitos fiscais até 2028 e mostram aposta na tributação das altas rendas como forma de compensação

Feriadão da Páscoa: rodoviária de Salvador espera 94 mil passageiros e ganha operação especial
Agerba anuncia 600 horários extras de ônibus intermunicipais, além da grade regular, para atender fluxo na Semana Santa

Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações após escândalo de corrupção
Deputado do União Brasil assume pasta estratégica em meio a nova crise e disputa interna por espaço no governo

Água contaminada na UFBA: estudantes denunciam risco à saúde e cobram solução urgente
Testes realizados na última semana apresentaram presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia

Resumo BBB 25 de quinta-feira (10/4): Maike eliminado, João Pedro novo líder e Renata no paredão
Noite movimentada no reality define eliminação apertada, nova liderança e primeiro nome da próxima berlinda