Moraes determina que PF entregue laudos sobre os mandantes do caso Marielle
Decisão responde a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) durante as audiências de instrução do processo contra os supostos mandantes
O ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal envie ao Supremo Tribunal Federal (STF) todos os relatórios e laudos periciais relacionados aos objetos apreendidos na Operação Murder Inc, que investiga a autoria intelectual dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
A decisão responde a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) durante as audiências de instrução do processo contra os supostos mandantes das execuções. Marielle e Anderson foram mortos a tiros em 2018.
Na semana passada, o Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, que confessaram os crimes, a 78 anos e 59 anos de prisão, respectivamente.
O despacho de Moraes foi publicado nesta segunda-feira (4), no contexto da ação em que são réus o deputado Chiquinho Brazão, seu irmão Domingos, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, e o ex-chefe da Polícia Civil do estado, delegado Rivaldo Barbosa.
No dia 29 de outubro, foi encerrada a fase de interrogatório dos réus e testemunhas. Os três negam envolvimento na morte de Marielle e Anderson.
Moraes deu cinco dias para as partes se manifestarem sobre a necessidade de realizar diligências. A Procuradoria-Geral da República solicitou os documentos sobre as apreensões feitas em março, na operação que resultou na prisão de Rivaldo e dos irmãos Brazão. O pedido foi aceito na quarta-feira (30).
O processo sobre os supostos autores intelectuais do assassinato de Marielle e Anderson avança em meio à condenação dos executores. A delação de Ronnie Lessa levou a Polícia Federal a investigar os irmãos Brazão e Rivaldo. Na ocasião, a PF afirmou ter encontrado indícios que ligam diretamente a ordem de assassinato à dupla. A investigação aponta que os irmãos são considerados mandantes do crime, enquanto o delegado é suspeito de ter fornecido proteção a eles.
Segundo a PF, a motivação para o crime estaria relacionada ao obstáculo que Marielle representava para os interesses da família Brazão, supostamente ligados a atividades de milícia e à exploração de terras griladas no Rio de Janeiro. A corporação afirma que os autores intelectuais do assassinato contrataram serviços para a execução do crime e para garantir a impunidade, esta última tarefa supostamente atribuída a uma quadrilha liderada pelo delegado Rivaldo Barbosa.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Governo Jerônimo: entregas, críticas e desafios marcam o segundo ano
Últimas Notícias
Queda de avião da Embraer pode ter sido causada por míssil russo
Porta-voz da BYD nega más condições em obra na Bahia
Aumento das tarifas de pedágio na Estrada do Coco passa a valer a partir desta quinta-feira
Confira valores para dias úteis, feriados e fins de semana na BA-099, que conecta RMS ao Litoral-norte da Bahia até divisa com Sergipe
Morre Ney Latorraca, ícone da TV e do teatro brasileiro, aos 80 anos
O ator morreu em decorrência de uma sepse pulmonar
Sexta-feira da Gratidão reúne milhares de fiéis para celebrações em Salvador
Ao todo, 13 celebrações religiosas serão realizadas na data; confira programação
Superintendente da PRF diz que ação em que jovem foi baleada é ‘mais um evento traumático’
PRF abriu procedimento interno e afastou agentes envolvidos em disparo contra veículo de família no Rio de Janeiro
Isabela Suarez defende fortalecimento do potencial turístico da Bahia: ‘Isso não pode sair do radar’
Para presidente da Fundação Baía Viva, iniciativas dependem do apoio de diversos setores da sociedade para garantir preservação do patrimônio
Gilmar Mendes arquiva investigação contra Aécio Neves por suposta sonegação na campanha de 2014
Decisão encerra o inquérito da Polícia Federal, aberto em 2020, que apurava suposta sonegação fiscal durante a campanha presidencial de 2014
Banco do Brasil lança ferramenta para validação online imediata de compras no cartão
Com o novo recurso, os clientes poderão autorizar compras de forma digital no momento em que forem negadas
SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Segundo o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), 129 mil doadores foram registrados entre janeiro e novembro de 2024, superando os 119 mil de 2022
Combate ao racismo: estudo revela desigualdades regionais e escassez de recursos
Pesquisa revela necessidade de integração entre secretarias para ampliar resultados
Economia brasileira tem crescimento revisado para 3,49% em 2024, aponta Boletim Focus
No acumulado de janeiro a setembro, o PIB registra alta de 3,3%