Gilmar Mendes arquiva investigação contra Aécio Neves por suposta sonegação na campanha de 2014
Decisão encerra o inquérito da Polícia Federal, aberto em 2020, que apurava suposta sonegação fiscal durante a campanha presidencial de 2014

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de uma investigação contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão, proferida na terça-feira (24), encerra o inquérito da Polícia Federal, aberto em 2020, que apurava suposta sonegação fiscal durante a campanha presidencial de 2014.
Excesso de prazo na investigação
Segundo Gilmar Mendes, o inquérito tramita há mais de cinco anos sem apresentar provas suficientes para justificar uma denúncia pelo Ministério Público. Ele destacou que os fatos investigados ocorreram há mais de dez anos.
“A tramitação do feito por prazo desarrazoado – inquérito em trâmite por mais de cinco anos, para apurar fatos praticados, em tese, há mais de dez anos – importa em flagrante constrangimento ilegal, que deve ser reparado por meio da concessão de habeas corpus”, afirmou.
Investigação sobre campanha de 2014
Aécio Neves era alvo de investigação por suposta emissão de contratos e notas fiscais falsas na prestação de contas de sua campanha presidencial. Estimativas apontam que despesas de R$ 2,5 milhões não foram declaradas à Justiça Eleitoral.
A apuração teve início a partir da delação premiada de Elon Gomes de Almeida, ex-diretor do grupo Qualicorp. Ele afirmou ter realizado doações ocultas para a campanha de diversos candidatos à Presidência em 2014.
Críticas às ilegalidades no processo
O ministro Gilmar Mendes apontou irregularidades na condução da investigação. Ele destacou que os documentos apresentados pela defesa de Aécio Neves demonstraram problemas no processo.
A decisão ressaltou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) reconheceu que o caso não deveria estar sob competência do Supremo, já que os indícios não tinham relação com o mandato de Aécio Neves. No entanto, a PGR solicitou um Relatório de Inteligência Financeira ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), o que foi criticado pelo magistrado.
Investigação sem conclusão
O ministro também destacou que, apesar de os fatos estarem relacionados à campanha de 2014, o inquérito instaurado em março de 2020 ainda não apresentou qualquer sinal de desfecho. Mendes considerou a demora como um constrangimento ilegal.
“A PGR deveria ter se limitado a enviar os autos para as autoridades competentes, sem prosseguir nas investigações. Isso parece ter sido afrontado com a determinação de juntada aos autos de Relatório de Inteligência Financeira (RIF) produzido pelo COAF a pedido da própria PGR, em afronta às regras constitucionais e legais de definição do órgão do Ministério Público com atribuição para atuar na investigação criminal”, observou.
A decisão de Gilmar Mendes encerra o inquérito que investigava Aécio Neves, apontando que o excesso de prazo e as irregularidades no processo justificam o arquivamento. Para o ministro, os elementos de prova apresentados não são suficientes para sustentar uma denúncia contra o deputado federal.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026
Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia
Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25
Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana
Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil
RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional
Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional

Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha
Programação da Arquidiocese vai do Tríduo Pascal ao Domingo da Páscoa com celebrações solenes no Centro Histórico