Gilmar Mendes arquiva investigação contra Aécio Neves por suposta sonegação na campanha de 2014

Decisão encerra o inquérito da Polícia Federal, aberto em 2020, que apurava suposta sonegação fiscal durante a campanha presidencial de 2014


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 26/12/2024 07:30 • Política
Gilmar Mendes arquiva investigação contra Aécio Neves por suposta sonegação na campanha de 2014 - Instagram/@aecionevesoficial
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de uma investigação contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão, proferida na terça-feira (24), encerra o inquérito da Polícia Federal, aberto em 2020, que apurava suposta sonegação fiscal durante a campanha presidencial de 2014.

Excesso de prazo na investigação

Segundo Gilmar Mendes, o inquérito tramita há mais de cinco anos sem apresentar provas suficientes para justificar uma denúncia pelo Ministério Público. Ele destacou que os fatos investigados ocorreram há mais de dez anos.

“A tramitação do feito por prazo desarrazoado – inquérito em trâmite por mais de cinco anos, para apurar fatos praticados, em tese, há mais de dez anos – importa em flagrante constrangimento ilegal, que deve ser reparado por meio da concessão de habeas corpus”, afirmou.

Investigação sobre campanha de 2014

Aécio Neves era alvo de investigação por suposta emissão de contratos e notas fiscais falsas na prestação de contas de sua campanha presidencial. Estimativas apontam que despesas de R$ 2,5 milhões não foram declaradas à Justiça Eleitoral.

A apuração teve início a partir da delação premiada de Elon Gomes de Almeida, ex-diretor do grupo Qualicorp. Ele afirmou ter realizado doações ocultas para a campanha de diversos candidatos à Presidência em 2014.

Críticas às ilegalidades no processo

O ministro Gilmar Mendes apontou irregularidades na condução da investigação. Ele destacou que os documentos apresentados pela defesa de Aécio Neves demonstraram problemas no processo.

A decisão ressaltou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) reconheceu que o caso não deveria estar sob competência do Supremo, já que os indícios não tinham relação com o mandato de Aécio Neves. No entanto, a PGR solicitou um Relatório de Inteligência Financeira ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), o que foi criticado pelo magistrado.

Investigação sem conclusão

O ministro também destacou que, apesar de os fatos estarem relacionados à campanha de 2014, o inquérito instaurado em março de 2020 ainda não apresentou qualquer sinal de desfecho. Mendes considerou a demora como um constrangimento ilegal.

“A PGR deveria ter se limitado a enviar os autos para as autoridades competentes, sem prosseguir nas investigações. Isso parece ter sido afrontado com a determinação de juntada aos autos de Relatório de Inteligência Financeira (RIF) produzido pelo COAF a pedido da própria PGR, em afronta às regras constitucionais e legais de definição do órgão do Ministério Público com atribuição para atuar na investigação criminal”, observou.

A decisão de Gilmar Mendes encerra o inquérito que investigava Aécio Neves, apontando que o excesso de prazo e as irregularidades no processo justificam o arquivamento. Para o ministro, os elementos de prova apresentados não são suficientes para sustentar uma denúncia contra o deputado federal.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Governo do Estado leva Serin Itinerante ao Sertão Produtivo e intensifica diálogo com municípios -
Política 24/01/2026 às 19:21

Governo do Estado leva Serin Itinerante ao Sertão Produtivo e intensifica diálogo com municípios

Primeira edição de 2026 do projeto foi realizado em Guanambi, batendo recorde de gestores municipais e reforçando escuta ativa nos territórios


Homem morre baleado por agentes federais durante operação de imigração em Minneapolis, nos EUA -
Internacional 24/01/2026 às 18:31

Homem morre baleado por agentes federais durante operação de imigração em Minneapolis, nos EUA

Episódio aprofundou crise entre autoridades estaduais e o governo do presidente Donald Trump


Vitória anuncia contratação de Luan Cândido e zagueiro é relacionado para o Ba-Vi -
Esporte 24/01/2026 às 17:40

Vitória anuncia contratação de Luan Cândido e zagueiro é relacionado para o Ba-Vi

Defensor chega por empréstimo e tem contrato válido até o fim de 2026


Alexandre Aleluia reafirma desejo de migrar para o Novo e diz que visita de Zema expõe contraste entre gestão de Minas e Bahia -
Política 24/01/2026 às 16:58

Alexandre Aleluia reafirma desejo de migrar para o Novo e diz que visita de Zema expõe contraste entre gestão de Minas e Bahia

Ao Portal M!, pré-candidato a deputado federal criticou inchaço burocrático da gestão estadual e destacou a segurança pública como um ponto de divergência crítica


Zema reconhece dificuldade de projeção nacional, diz que vai ‘rodar’ o Brasil e projeta união da direita no segundo turno das eleições -
Política 24/01/2026 às 16:03

Zema reconhece dificuldade de projeção nacional, diz que vai ‘rodar’ o Brasil e projeta união da direita no segundo turno das eleições

Ao Portal M!, pré-candidato à presidência da República enfatizou que abundância de candidaturas da direita não é um sinal de fraqueza, mas de vitalidade democrática


Aleluia recebe Zema em Salvador, critica uso do Estado como ‘cabide de empregos’ e descarta aliança sem apoio nacional -
Política 24/01/2026 às 15:14

Aleluia recebe Zema em Salvador, critica uso do Estado como ‘cabide de empregos’ e descarta aliança sem apoio nacional

Ao M!, pré-candidato afirmou que a administração estadual se transformou em um espaço para trocas de favores e indicações de aliados


Semob monta operação especial de transporte para o clássico Ba-Vi no Barradão; confira detalhes -
Cidades 24/01/2026 às 14:20

Semob monta operação especial de transporte para o clássico Ba-Vi no Barradão; confira detalhes

Esquema especial inclui linha exclusiva, frota reguladora, agentes de orientação e ponto de táxi para o jogo deste domingo (25)


Acidente entre ônibus e caminhão deixa dois mortos e 22 feridos no sudoeste da Bahia -
Cidades 24/01/2026 às 13:30

Acidente entre ônibus e caminhão deixa dois mortos e 22 feridos no sudoeste da Bahia

Acidente ocorreu em trecho da BA-142 entre Barra da Estiva e Ituaçu; vítimas foram socorridas para hospitais da região


Morre Constantino Júnior, fundador da Gol e referência da aviação brasileira, aos 57 anos -
Cidades 24/01/2026 às 12:42

Morre Constantino Júnior, fundador da Gol e referência da aviação brasileira, aos 57 anos

Empresário lutava contra um câncer e deixa legado que transformou o mercado aéreo nacional


CNU 2025 libera notas da prova discursiva e abre prazo para recursos a partir desta segunda -
Cidades 24/01/2026 às 11:50

CNU 2025 libera notas da prova discursiva e abre prazo para recursos a partir desta segunda

Candidatos da segunda fase já podem consultar notas e espelho de correção publicados em edição extra do Diário Oficial