SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Segundo o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), 129 mil doadores foram registrados entre janeiro e novembro de 2024, superando os 119 mil de 2022

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento no número de coletas de células-tronco de medula óssea nos últimos anos. Entre janeiro e novembro de 2024, foram destinadas 431 células para doação, um crescimento de 8% em relação ao total registrado em 2023, que foi de 398. Em 2022, o número alcançado foi de 382. As informações são da Agência Brasil.
O aumento também ocorreu entre novos doadores cadastrados. Segundo o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), 129 mil doadores foram registrados entre janeiro e novembro de 2024, superando os 119 mil de 2022.
Avanço no cadastro de receptores
O número de receptores cadastrados também apresentou crescimento significativo. De acordo com o Ministério da Saúde, 1.637 receptores foram registrados em 2022, 2.201 em 2023, e 2.060 até novembro de 2024. Esse avanço é resultado de campanhas de conscientização e cadastramento promovidas pelo Ministério da Saúde, hemocentros e hemonúcleos estaduais.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) tem desempenhado um papel importante na qualificação dos cadastros e fidelização de doadores. A entidade coordena as ações técnicas do Redome, que possui o terceiro maior registro de doadores voluntários de medula óssea do mundo, com mais de 5,9 milhões de doadores cadastrados.
“Uma ferramenta importante no processo de cadastro é o aplicativo Redome. Por meio dele, doadores podem acessar informações sobre a doação, localizar hemocentros, realizar o pré-cadastro e acompanhar todas as etapas até a inclusão definitiva no sistema. O app também gera uma carteirinha de doador”, destacou o Ministério da Saúde.
Importância do transplante de medula óssea
O transplante de medula óssea é considerado essencial para o tratamento de diversas doenças graves, como leucemias, linfomas, aplasia de medula, síndromes de imunodeficiência e mielomas múltiplos. Segundo o Ministério da Saúde, o procedimento substitui a medula óssea doente ou deficitária por uma saudável e é utilizado no tratamento de cerca de 80 doenças.
Entretanto, a maior parte dos pacientes não encontra doador compatível na família. “A probabilidade depende de diversos aspectos genéticos e de etnia, mas essa chance aumenta significativamente quando doador e paciente pertencem à mesma população”, explicou o Ministério. Atualmente, 70% a 75% dos pacientes brasileiros identificam doadores compatíveis por meio do Redome.
Como buscar doadores
O processo de busca por compatibilidade começa com familiares do paciente. Caso não seja encontrado um doador compatível, a pesquisa é ampliada para registros nacionais e internacionais.
“A equipe do Redome utiliza tecnologias avançadas para cruzar informações genéticas e identificar possíveis doadores, que são contactados para confirmação de disponibilidade e realização de exames complementares”, informou o ministério.
Como ser um doador
Candidatos a doadores precisam ter entre 18 e 35 anos, embora o cadastro permaneça ativo até os 60 anos. É necessário estar em boas condições de saúde e não ter doenças impeditivas.
O cadastro pode ser feito em hemocentros, onde será coletada uma amostra de 10 ml de sangue para exame de compatibilidade genética (HLA). Além disso, é preciso apresentar um documento oficial com foto.
Mais Lidas
Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Saúde
Vacinação contra gripe começa em abril: veja quem deve se imunizar
7 melhores locais para se exercitar ao ar livre em Salvador
Hupes-UFBA inaugura dez novos leitos de UTI e amplia cirurgias em 25%
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio