Summit de Negócios encerra primeira edição com recorde de público no último dia
Com shows de Carlinhos Brown e Jau, mais de 3 mil pessoas passaram pelo evento nos dois dias de programação
O segundo e último dia do Summit de Negócios Made in Bahia, realizado nesta última quinta-feira (31), no Armazém Convention, no Parque Shopping, em Lauro de Freitas, foi responsável por bater o recorde de público em primeira edição do evento. Segundo a organização, mais de três mil pessoas marcaram presença ao longo dos dois dias de programação.
O evento contou com expositores, além de rodas de conversa e 11 painéis, com mais de 20 especialistas de diversos setores, para discutir os impactos da economia na Bahia. Para contemplar a edição de estreia, além do show de Jau, o cantor Carlinhos Brown foi responsável pelo encerramento do evento.
O encontro recebeu o selo “Carbono Neutro”, documento que comprova o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade local. “Um testemunho do espírito empreendedor baiano e da capacidade de nossa região em liderar conversas importantes sobre inovação e crescimento econômico”, comemorou Carlos Falcão, presidente do Business Bahia.
Segundo ele, o evento se consolidou como um marco significativo para o cenário econômico do Estado, demonstrando seu potencial inovador e empreendedor da Bahia. “A primeira edição do Summit de Negócios Made in Bahia superou todas as nossas expectativas. A forte adesão de empresários, investidores e lideranças governamentais evidencia a sede por conexões e oportunidades que existem em nossa região. Registramos uma participação recorde, com mais de 3 mil participantes, representando diversos setores da economia baiana”, declarou.
Segundo a diretora da Zum Brazil, Paula Lacorte, o Summit de Negócios Made in Bahia foi criado para fortalecer o cenário econômico baiano e trazer a ampla adesão da classe empresarial e do setor público e privado. “Esse evento é uma semente que foi plantada e que vai nos permitir colher muitos frutos no que se refere ao fortalecimento do ambiente de negócios do nosso estado. Essa primeira edição superou todas as nossas expectativas e, sem dúvidas, será um evento que passará a fazer parte do calendário anual do empresariado baiano”, afirmou.
Painéis
O primeiro painel contou com Paulo Cavalcanti, da ACB, e André Brito, da Suzano, tendo a jornalista Monique Melo como mediadora da palestra para debater assuntos como a Cidadania e Sustentabilidade Empresarial. Em sua participação, André, que é head de Relações Corporativas da Suzano, destacou que a preservação ambiental é um “trabalho conjunto”.
“Com [sic] a chegada da COP 30 em Belém, em 2025, o Brasil tem a grande chance de ser o protagonista desse tema que é tão relevante que é a sustentabilidade. Temos diversidade, florestas e leis que garantem a preservação das nossas terras e podemos gerar energia renovável, por exemplo. Cabe a cada um de nós, enquanto cidadãos, empresários e sociedade, executar pequenas ações que vão contribuir no combate a tudo que tem gerado catástrofes e desastres naturais”, disse.
Na sequência, o papo foi sobre tecnologia com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação a, André Joazeiro; o CEO do Grupo Rede+ e presidente do Instituto Inova+, Rodrigo Paolilo; e Denis Onishi, diretor da BYD, que recentemente instalou uma sede em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O principal tópico abordado por eles foi a questão do desenvolvimento para as contribuições sustentáveis no Estado.
Enquanto isso, Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador; Waldeck Ornelas, consultor associado do Instituto Desenvolve a Bahia; e Marcelo Moreira, diretor-presidente da Codevasf, estiveram no painel “Infraestrutura: os caminhos e os modais como diferenciais competitivos para o desenvolvimento da Bahia”.
Carlos Falcão também subiu ao palco para participar do tópico “Novos Investimentos e Financiamentos na Economia da Bahia”, ao lado de Wagner Rocha, diretor financeiro e de crédito do BNB, e Paulo Costa, presidente da Desenbahia.
Da mesma forma, durante o painel “Energia, Óleo e Gás – o potente e determinante mercado de energia e o diferencial competitivo na economia baiana”, os participantes apresentaram dados sobre o panorama do setor de energia na Bahia, além de inovações tecnológicas e sustentabilidade. Luiz Gavazza, presidente da Bahiagás; Thiago Andrade, da Petrobahia; e Rita Knop, diretora-comercial da Neoenergia, estiveram presentes.
Por fim, no último painel do segundo dia de programação, a chefe de gabinete da Setur, Giulliana Brito; o presidente da Saltur, Isaac Edington; e Roberto Duran, empresário e especialista em Turismo, destacaram a força da Bahia como destino turístico nacional e internacional.
Mais Lidas
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Maior evento pet do Nordeste acontece em Salvador em maio
Negócios
Alta da Selic reflete necessidade de controle inflacionário, afirma Copom
Lucro do BNDES cresce 31,4% e alcança R$ 19 bilhões até setembro
6ª edição da e-Agro acontece no Centro de Convenções de Salvador até sábado
Últimas Notícias
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Lira e Pacheco cobram investigações rigorosas após explosões na Praça dos Três Poderes
Sessões na Câmara e no Senado foram interrompidas diante do incidente na noite desta quarta em frente ao prédio do STF
II Festival de Cerâmica de Maragogipinho começa nesta quinta-feira com shows e homenagens
Sandra Sá, Luiz Caldas, Aloísio Menezes e Jau estão entre cantores confirmados no evento que acontece até domingo
Senado: texto-base com novas regras para uso de emendas parlamentares é aprovado
Pacheco adiou sessão e informou que discussão continua na próxima semana
Brasília amanhece em alerta e sob forte esquema de segurança após explosão; veja perfil de autor
Francisco Wanderley Luiz foi candidato a vereador e divulgava teorias da conspiração nas redes sociais
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Alguns estabelecimentos na capital e interior terão horários de funcionamento alterados; confira principais informações
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão
PT oficializa apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado em 2025
PT afirmou estar buscando equilíbrio e estabilidade na condução do Congresso Nacional
Competitividade e inclusão feminina são apostas da Acelen no mercado de combustíveis, aponta vice-presidente de ESG
Empresa tem adotado estratégias para se manter viável e competitiva, especialmente no mercado nordestino
STJ aprova cultivo de cannabis para fins medicinais no Brasil
Decisão se aplica ao cânhamo industrial (hemp), uma variedade de cannabis com concentração de tetrahidrocanabinol (THC), substância psicoativa, inferior a 0,3%
Simm oferece 128 vagas de emprego e estágio nesta quinta-feira em Salvador
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho