Jerônimo diz que definição de candidato de Juazeiro deve sair até quinta-feira
Governador volta a minimizar debandada do antigo aliado Joseph Bandeira para oposição e acredita ainda reverter apoio do ex-prefeito à tucana Suzana Ramos
Mesmo às vésperas do último dia para o registro das candidaturas a prefeito em todo o país, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a afirmar, na manhã desta quarta-feira (14), que sua base ainda não chegou em consenso para unificação dos três prefeituráveis em Juazeiro. Segundo o petista, a decisão deve ser tomada até esta quinta-feira (15), após reunião do conselho político.
A insistência em defender a candidatura do ex-prefeito petista Isaac Carvalho (PT), mesmo inelegível, tem irritado os aliados e já sofreu uma baixa. O ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB) decidiu romper com o PT após ser preterido na escolha, retirou sua candidatura e anunciou, na última sexta-feira (9), que irá apoiar a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), até então sua adversária. Sua filha, Vitória Bandeira (Solidariedade), foi, inclusive, confirmada no mesmo dia como vice na chapa da tucana que já tinha o apoio de nove partidos: União Brasil, PSDB, Cidadania, PMB, PDT, Republicanos, PRTB, Solidariedade e DC.
Com isso, a disputa pela base do governador agora conta com três postulantes: além de Isaac, o deputado estadual Roberto Carlos (PV) e o novato Andrei da Caixa (MDB), que recentemente conseguiu o apoio do deputado estadual Zó (PCdoB), após também retirar sua candidatura. Em nota, PV, MDB e PCdoB apontaram ‘imprudência’ do PT em manter candidatura de Isaac na disputa do sexto colégio eleitoral da Bahia.
“A expectativa nossa é que a gente teria resolvido essa situação pra no dia 16, a gente já estar com a campanha na rua, mas enquanto não tiver tudo tão bem resolvido e sanado, tem que gastar mais um dia ou dois dias. Deveremos, naturalmente, sair com atraso daquilo que nós estamos fazendo aqui em Salvador, em Feira [de Santana], em [Vitória da] Conquista, em Teixeira [de Freitas]. Nós queríamos fazer também em Juazeiro, mas a gente só pode botar o trio na rua quando a banda estiver organizada. Então, espero que entre hoje e amanhã a gente resolva isso. Estamos dialogando com responsabilidade e a demora é por conta da gente respeitar. Vocês não verão de mim uma atitude autoritária daqui de cima dizer ‘é tal candidato’. Eu quero que o nosso projeto seja vitorioso em Juazeiro”, pontuou o governador ao Portal M! durante anúncio de novas tecnologias hídricas para municípios baianos em evento em Salvador.
Sobre o rompimento do antigo aliado Joseph Bandeira e a decisão drástica de apoiar, até então, a sua adversária política, Jerônimo disse que não questiona “atitudes pessoais”. O petista voltou a lembrar que o ex-prefeito sempre teve o “espírito do campo da esquerda” e acredita ainda em reverter a situação.
“Joseph fazia oposição à prefeita até essa semana. Então, a responsabilidade dele é com sua consciência que eu confio, nós admiramos. Foi um dos primeiros deputados, prefeitos nossos de Juazeiro, que levou o nome do Partido dos Trabalhadores a se interiorizar. O Joseph me ajudou na campanha, caminhou comigo, tomou sal e sol comigo e mesmo o depoimento dele dizendo que não estará conosco, esperamos que a gente possa conversar pra ver como é que a gente pode conduzir a situação. Eu tenho certeza que o Joseph é um parceiro nosso”, ressaltou ao Portal M!.
Leia também:
Jerônimo minimiza apoio de Joseph Bandeira a Suzana em Juazeiro
Roberto Carlos também homologa candidatura a prefeito de Juazeiro e união da oposição fica cada vez mais difícil
Partidos apontam ‘imprudência’ do PT em manter candidatura de Isaac à Prefeitura de Juazeiro
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 55 milhões; veja os números sorteados
FLITA 2024 reúne escritores baianos e atividades culturais em Aratuípe
CBF anuncia datas e jogos da primeira fase da Copa do Nordeste 2025
Inscrições para estágio na Defensoria Pública da Bahia terminam neste domingo
Ao todo, são ofertadas 30 vagas para estudantes de Direito
Pesquisa Datafolha aponta que 60% dos pardos não se consideram negros
Levantamento também apontou que, entre os pretos, 96% se consideram negros, enquanto 4% não compartilham dessa percepção
Brasil tem mais de 10 mil mandados de prisão pendentes há mais de 10 anos
Levantamento revela que mandados antigos representam 3% do total, com casos que remontam aos anos 1990
Diretor geral da Codesal diz que chuvas devem continuar em Salvador com intensidade de fraca a moderada
Em vídeo, Sosthenes Macêdo revelou que mais de 70 solicitações foram feitas ao órgão em função das chuvas
Líderes políticos devem repudiar a violência, diz OAB após inquérito da PF sobre trama golpista
Entidade cobra compromisso de líderes políticos para frear violência e terrorismo político no país
Após morte de Liam Payne, Zayn Malik faz homenagem em show de abertura da nova turnê
Telão exibiu um fundo preto com os dizeres: 'Liam Payne 1993-2024. Love you, bro'
Corrida Colorida do Martagão reúne mais de 3 mil pessoas na orla da Boca do Rio
Arrecadação da iniciativa é totalmente destinada ao hospital pediátrico Martagão Gesteira
Símbolos de inclusão garantem atendimento preferencial, mas ainda são desconhecidos
Em locais públicos, é cada vez mais comum a presença de sinais que indicam condições de saúde específicas
Ultraprocessados e álcool custam bilhões ao SUS, revela estudo da Fiocruz
Pesquisas indicam que impostos seletivos podem reduzir mortes e aliviar custos de saúde pública
STF debate responsabilidade das redes sociais em ações sobre fake news e discursos de ódio
Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes defendem que a regulamentação das redes sociais é essencial para enfrentar a disseminação de informações falsas