Prefeitura inicia plantio de mudas de coqueiros no Jardim de Alah
Duas mil mudas devem ser plantadas no local. Elas fazem parte do Viveiro de Coqueiros, iniciativa da Secis que visa multiplicar esta espécie em Salvador
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), inicia nesta segunda-feira (17) o plantio das novas mudas de coqueiro na orla do Jardim de Alah. Duas mil mudas devem ser plantadas no local. Elas fazem parte do Viveiro de Coqueiros, iniciativa da Secis que visa multiplicar esta espécie, potencializando a sustentabilidade da nossa capital.
No final de maio, a Prefeitura deu início ao Viveiro com a instalação do sistema de irrigação e da proteção antivandalismo, com tela e sombrite para evitar forte incidência de raios solares diretamente nas mudas. Além disso, foram instaladas placas contendo informações sobre o espaço, visando manter a população a par do tema, para que assim possam também apoiar, cuidar e manter o projeto.
A escolha do local se deu pelas condições climáticas. A orla do Jardim de Alah é uma das áreas de maior salinidade e força de ventos da cidade. Desenvolvendo o viveiro de coqueiros nessa região, aproveitando o ecossistema de restinga, a Prefeitura procura criar plantas que tenham capacidade de se adequar nas demais regiões da cidade, beneficiando áreas como Rio Vermelho, Morro do Cristo, Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, nova orla de Pituaçu, Stella Maris, Barra e Pituba. Assim, os coqueiros desenvolvidos no viveiro poderão ser transplantados por toda Salvador, promovendo uma cidade mais sustentável.
Com sistema de irrigação por aspersão, cercamento de eucalipto com tela revestida de PVC, semelhante a alambrado, o viveiro vai contar com coqueiros plantados com 50 centímetros, com expectativa de que em um ano e meio eles estejam preparados para o transplantio, sendo realocados em outros locais da cidade.
Além disso, o espaço para a implantação do viveiro precisava ser uma área com um tamanho razoável, para ter o espaçamento mínimo entre os coqueiros. Com 3,2 mil m² de área total e o objetivo de plantar mais de 2 mil coqueiros, respeitando o espaço mínimo de aproximadamente 1,5 metro entre eles, a criação do espaço tem o intuito de proteger e desenvolver a flora da cidade.
Expansão
De acordo com o secretário da Secis, Ivan Euler, a criação do viveiro é uma forma de preservar os coqueirais da cidade, a exemplo deste trecho do Jardim de Alah e do que fica situado do Morro do Cristo, na Barra. “Precisamos promover essa renovação. Apesar de longevos, os coqueirais não duram para sempre. Então, anualmente, muitos são perdidos. Este Viveiro tem a proposta de contrapor essa perda para, no futuro, transplantarmos os coqueiros, já adaptados ao clima de Salvador, para outras áreas, conforme a necessidade”, garante.
Este é o segundo viveiro de plantas de Salvador, sendo o primeiro focado exclusivamente em coqueiros. O outro, localizado na Praia do Flamengo, é dedicado a conservar as plantas da restinga, que é um tipo de vegetação rasteira e arbustiva, nativa do local, e são geralmente encontradas na beira da praia, a exemplo de cactos, bromélias, sumarés, salsão-da-praia e samambaias, dentre outras.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Bahia é o segundo estado com maior número de beneficiários do Bolsa Família
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Últimas Notícias
Bahia é o segundo estado com maior número de beneficiários do Bolsa Família
Sede do PT é vandalizada e furtada durante sétima invasão em um ano
BaZá RoZê reúne artistas e sabores em versão pocket
Termina hoje prazo para inscritos no Enem 2024 solicitarem reaplicação de provas
Ausência precisa ser comprovada com documentos enviados no momento do pedido
Sociedade deve ver responsabilidade fiscal como valor, defende Elmar Nascimento
Parlamentar também ressaltou a importância de corrigir distorções no sistema tributário brasileiro
Aposentados e pensionistas do INSS com doenças graves têm direito a isenção do Imposto de Renda
Lei não é nova, é de dezembro de 1988, mas milhares de pessoas ainda não a conhecem
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão
Feitos de ACM foram marcantes na ditadura e na democracia, avalia Paulo Fábio Dantas
Em entrevista exclusiva ao Portal M!, cientista político revela motivações para escrever 2º livro sobre trajetória política do ex-senador
Latam e Voepass são condenadas a pagar pensão ao viúvo de comissária vítima de queda em SP
Sentença estipula pensão no valor de dois terços do salário de Débora Soper
Projeto reúne crianças e adolescentes em atividades culturais e turísticas em Salvador nas férias escolares
Programa propõe uma alternativa para jovens que passam o período de recesso em casa
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Intervenções afetam principalmente os condutores que circulam nas proximidades do Shopping da Bahia
Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país
Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20
Em evento do G20 Social, primeira-dama enfatiza o legado do Brasil na criação da Aliança Global e critica veto da Argentina