Ninha se torna única mulher indígena eleita prefeita nas Eleições 2024
Com 76,79% dos votos, Ninha, da etnia Potiguara, assume o comando de Marcação (PB)

A candidata Ninha (PSD), de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba, foi a única mulher indígena eleita prefeita no Brasil nas Eleições 2024. Ela, que pertence à etnia Potiguara, obteve 76,79% dos votos válidos, totalizando 4.922 votos no pleito realizado neste domingo (6).
“Como todos sabem, eu sou descendente indígena Potiguara, com muito orgulho. Eu comecei a trabalhar aos 15 anos de idade na gestão pública. Meus avós, Severina e João Correia, já eram políticos, não por eleição, mas políticos de sangue, pela vontade que eles tinham de ver Marcação crescendo. Eu sou muito grata a eles pela criação que nos deram, por essa ancestralidade Potiguara e indígena, que também está no sangue”, afirmou Ninha.
A adversária de Ninha na disputa foi Angélica Barreto (Republicanos), também da etnia Potiguara, que obteve 23,31% dos votos válidos, correspondendo a 1.496 votos.
Marcação tem uma forte tradição em eleger mulheres indígenas. A atual prefeita, Lili (União Brasil), que também faz parte da etnia Potiguara, apoiou a candidatura vitoriosa de Ninha.
Outro aspecto interessante sobre o município é que todos os nove vereadores eleitos são indígenas, sendo cinco homens e quatro mulheres. Três vereadores foram reeleitos, resultando em uma renovação de 33,3%. Na eleição anterior, em 2020, oito dos nove eleitos também eram indígenas.
Embora a prefeita e os vereadores sejam indígenas, o vice-prefeito eleito, Zé Pedro (União Brasil), se autodeclarou pardo.
A predominância indígena em Marcação reflete a composição demográfica da cidade. De acordo com o Censo de 2022, 88,08% dos 8.999 habitantes do município se identificam como indígenas, representando 7.926 pessoas, das quais 5.644 têm idade para votar.
Além de Marcação, outros municípios da Paraíba elegeram candidatos indígenas. Em Baía da Traição, cidade vizinha a Marcação, Toninho de Rosa foi eleito vice-prefeito. A maioria dos vereadores eleitos no município também é indígena, assim como em Rio Tinto e Guarabira, onde quatro e um vereador indígena foram eleitos, respectivamente.
No âmbito nacional, mais oito prefeitos indígenas foram eleitos, todos homens, distribuídos em estados como Roraima, Pernambuco, Minas Gerais, Amazonas e Alagoas.
Confira os prefeitos e prefeita indígenas eleitos nas Eleições 2024:
- Tony de Campinhos (MDB) – Pariconha (AL)
- Egmar Curubinha (PT) – São Gabriel da Cachoeira (AM) – Etnia Tariana
- Anastácio Guedes (PT) – Manga (MG) – Etnia Xacriabá
- Jair Xakriabá (Republicanos) – São João das Missões (MG) – Etnia Xacriabá
- Ninha (PSD) – Marcação (PB) – Etnia Potiguara
- Elizinho (PSDB) – Carnaubeira da Penha (PE)
- Cacique Marcos (Republicanos) – Pesqueira (PE) – Etnia Xucuru
- Dr. Raposo (PP) – Normandia (RR) – Etnia Makuxí
- Tuxaua Benísio (REDE) – Uiramutã (RR) – Etnia Makuxí
Além deles, 11 vice-prefeitos e 221 vereadores indígenas foram eleitos em todo o Brasil. No total, o país registrou 2.578 candidaturas indígenas.
Leia também:
Luiz Caetano realiza carreata em Camaçari e demonstra confiança na vitória no segundo turno
Flávio Matos reúne coligação para discutir estratégias do 2º turno em Camaçari
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Sete curiosidades sobre a Páscoa que você provavelmente não sabia

Guilherme resiste por 12 horas e conquista primeira vaga na final do BBB 25

Glauber Braga encerra greve de fome após Câmara adiar votação sobre cassação
Deputado do PSOL-RJ passou 15 dias em jejum como protesto e permanecerá em recuperação enquanto segue mobilização contra orçamento secreto

Conta de luz vai subir na Bahia: veja quanto sua fatura vai aumentar com novo reajuste
Nova tarifa da Coelba foi aprovada pela Aneel e afeta mais de 6,7 milhões de unidades consumidoras no Estado

Governador participa da Procissão do Fogaréu em Serrinha, que completa 95 anos
Celebração litúrgica remete à última ceia de Jesus com os discípulos

Alerta no feriadão: tempo instável e calorão marcam Páscoa e Tiradentes na Bahia
Previsões indicam céu nublado e temperaturas acima dos 30ºC em diversas regiões do estado

Bahia sofre nova derrota fora de casa diante do Cruzeiro e fecha rodada na zona de rebaixamento
Após derrota, treinador do Bahia afirmou que este é um início preocupante no Brasileirão

Resumo BBB 25 de quinta-feira (17/4): Diego é eliminado e prova de resistência define primeiro finalista
Com 58,77% da média dos votos para sair, ele foi escolhido pelo público para deixar a casa em disputa com Renata e Vitória

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia
Operação especial une incentivos ao uso de TAGs nas BA-093 e BA-099 e reforço da PRF para garantir segurança e fluidez no trânsito

Sem perdão: Wagner condena anistia a atos golpistas e cobra investigação justa na Operação Overclean
Parlamentar defende investigação dentro da lei e critica excessos cometidos na época da Lava Jato

Novo viaduto muda trajeto de seis linhas de ônibus em Salvador a partir desta sexta
Mudança no itinerário promete reduzir tempo de viagem e melhorar mobilidade para usuários do transporte coletivo na capital baiana

Fiéis acompanham ritos da Paixão de Cristo no Centro Histórico de Salvador
Procissão do Senhor Morto e Sermão das Sete Palavras marcam segundo dia do Tríduo Pascal na capital baiana; confira programação