Exposição ‘Hannah Frank & Artur Soar’ chega a Salvador
Abertura será no dia 9 de outubro, às 19h, no Restaurante Recôncavo, na Barra. Evento terá a presença do artista Artur Soar
A exposição “Hannah Frank & Artur Soar – um diálogo da Escócia com a Bahia” chega ao Restaurante Recôncavo, em Salvador, após passar por Lençóis e Cachoeira, tendo sido vista por 1.770 pessoas. A abertura será no dia 9 de outubro, às 19h, com a presença do artista Artur Soar, e ficará disponível até 12 de janeiro de 2025.
O encontro entre os dois artistas teve início em Morecambe – Lancaster, no Reino Unido, onde Artur Soar, natural da Bahia, participou de uma residência artística. Durante essa imersão na obra de Hannah Frank, uma artista judia escocesa que viveu 100 anos, Artur criou um retrato dela em linogravura e, em dezembro do ano passado, recebeu sua obra na Galeria Soar, em Lençóis.
As obras de Hannah Frank deixaram a Galeria Soar junto às de Artur, formando uma exposição que propõe um diálogo entre os dois artistas. Segundo Fiona Frank, curadora de Hannah, ambos são “separados pelo tempo e por um oceano, mas com semelhanças misteriosas no estilo”. Em Lençóis, a mostra foi exibida por dois meses na Casa de Cultura Afrânio Peixoto.
Em maio, a exposição chegou a Cachoeira, ocupando a Galeria Hansen Bahia, um espaço de destaque na arte da xilogravura, que é a especialidade de Artur. Em julho, a mostra foi transferida para o salão do escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Cachoeira, onde permaneceu até 30 de setembro.
No Restaurante Recôncavo, localizado na Barra, a exposição ocupa o primeiro pavimento com nove desenhos em preto e branco de Hannah Frank, criados entre 1930 e 1952, além de oito gravuras de Artur Soar, produzidas quase cem anos depois, entre 2019 e 2023. A mostra também inclui uma edição limitada da impressão do retrato de Hannah Frank, feita por Artur.
Homenagem em Glasgow
Hannah Frank, além de ganhar notoriedade no Brasil, será homenageada em sua cidade natal, Glasgow. De acordo com a curadora Fiona Frank, o asilo judaico onde Hannah e seu marido Lionel viveram seus últimos anos vai abrigar uma exposição permanente da artista.
Durante o tempo em que esteve no Brasil, Fiona contou com a colaboração de quatro estudantes de história da arte da Universidade de Glasgow para montar uma exposição, apresentando desenhos e esculturas de Hannah, além de destacar aspectos de sua vida e sua conexão com o local.
“Isso significa que a arte de Hannah Frank será apreciada perpetuamente pela comunidade judaica de Glasgow e da Escócia, além das coleções permanentes em vários museus e galerias de arte da Escócia”, destacou Fiona.
Hannah Frank (1908-2008), artista judia escocesa, nasceu no início do século passado. Estudou na Glasgow School of Art e na Universidade de Glasgow durante as décadas de 1920 e 1930. Trabalhou principalmente em preto e branco, utilizando caneta e tinta, e é conhecida por seus desenhos marcantes, frequentemente retratando mulheres no estilo Art Nouveau. Aos quarenta anos, voltou-se para a escultura, com seu trabalho exposto em academias renomadas, como a Royal Scottish Academy, Royal Glasgow Institute e a Royal Academy.
Artur Soar, gravador baiano nascido em Salvador em 1990, cresceu em Lençóis, Chapada Diamantina. Formado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, fundou a Galeria Soar, em Lençóis, em 2021, onde exibe suas xilogravuras. Suas obras focam heróis e heroínas abolicionistas, personalidades artísticas e figuras anônimas que inspiram sua sensibilidade. Em 2022, foi premiado no 64º Salão de Artes Visuais da Bahia.
O documentário “Hannah Frank, The Spark Divine” pode ser encontrado no YouTube com legendas em português. Mais detalhes sobre a artista estão disponíveis no site.
Leia também:
Agência Diva firma parceria Join Entretenimento e Carlinhos Brown para promover eventos culturais e shows no Candeal Ghetto Square
Quintal du Samba celebra três anos com edição especial e novos projetos no MAM
Governo da Bahia destina R$ 15 milhões para blocos afros no Carnaval de 2025
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Fernanda Torres lidera apostas para Globo de Ouro por ‘Ainda Estou Aqui’
Osba anuncia sessão extra de ‘Osbrega: concerto do amor – volume 2’
Pôr do Som 2025: Daniela Mercury promete edição histórica no Farol da Barra
Léo Santana comanda contagem regressiva no Réveillon de Salvador
Últimas Notícias
Público aponta mais um erro em novela da Globo e detona: ‘Será que olham e acham bom?’
Obra alcançou o pior desempenho de audiência das últimas cinco décadas no horário nobre
Verão Salvador: confira as opções de festas e outros eventos para curtir na capital baiana
Período será marcado por ensaios de verão e festivais
Atriz argentina atropela dois turistas brasileiros em Buenos Aires
Acidente resultou na morte de um homem de cerca de 60 anos e deixou uma mulher de aproximadamente 50 anos em estado grave
Roberta Caires anula voto à recondução de Carlos Muniz e aponta equívoco: ‘Assumo minha responsabilidade’
Vencedor da disputa com 39 votos, o tucano esperava 41
Mortes, decisões judiciais e prisão impedem a posse de ao menos 24 prefeitos
Vice-prefeitos eleitos assumiram automaticamente os cargos
Aladilce Souza é a nova líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador
Ela vai substituir Sílvio Humberto (PSB)
Vereadores rompem acordo e Muniz critica falta de ética: ‘forma desleal de fazer política’
Expectativa era que presidente da CMS reeleito recebesse 41 votos, mas placar final apontou apenas 39 a favor
Juliana Araújo assume segundo mandato como prefeita de Morro do Chapéu
Reeleita com ampla votação, prefeita reitera compromisso com o desenvolvimento da cidade e garante continuidade de seu governo
Hamilton Assis diz que sabia da reeleição de Muniz, mas manteve candidatura para marcar posição
Mesmo ciente da recondução do tucano na presidência, vereador disse que concorreu para destacar importância do debate e maior autonomia legislativa
Após polêmica com Claudia Leitte, Margareth e Daniela pedem respeito às religiões de matriz africana
Durante show no Pôr do Som, no Farol da Barra, cantoras reforçam luta contra preconceito religioso e racial