Ilha dos Frades celebra Nossa Senhora de Guadalupe com fé, turismo e resgate cultural
Isabela Suarez destaca resgate das tradições, da cultura e a importância das procissões marítimas na Baía de Todos Santos
A Ilha dos Frades, localizada na Baía de Todos os Santos, vive um momento de celebração e resgate cultural com o evento em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe. Organizado por Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, a procissão marítima em homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe, na manhã desta quinta-feira (12), na Baía de Todos os Santos, combina fé e turismo, destacando a importância da santa como padroeira da América Latina e rainha das Américas.
“Pela importância religiosa porque é o culto à rainha das Américas, a padroeira da América Latina, e essa capela recebe o nome de uma santa, das mais representativas da fé Mariana. Então, como culto religioso, acho que tem todo um simbolismo e, do ponto de vista turístico, a primeira procissão marítima em homenagem a ela. Eu acho que a gente entra num momento de resgate das tradições, da cultura, da importância das procissões marítimas na Baía de Todos Santos, que com o tempo vem perdendo força, e a ideia é que ela não seja única, que ela seja a primeira de muitas outras”, afirmou Isabela Suarez, organizadora do evento e presidente da Fundação Baía Viva.
“Então, acho que Guadalupe chega como rainha soberana da América Latina, chega para que a gente retome e inicie um novo momento, um momento de retomada das nossas tradições, fortalecimento da nossa cultura e para mostrar para o mundo tudo que o turismo na Bahia e da Baía de Todos os Santos pode fazer,” reforçou.
Abertura do verão com destaque ao turismo baiano
O evento, que marcou a abertura do verão e das festas religiosas na Bahia, também reforçou a relevância do estado no turismo nacional. Segundo Isabela, iniciativas como essa precisam do apoio de diversos setores para preservar o patrimônio cultural da região.
“Isso não pode sair do radar, principalmente do radar do terceiro setor, das organizações sociais, dos órgãos responsáveis pelo fomento do turismo, da sociedade civil e nós como representantes do terceiro setor estamos aqui nada mais do que exercendo e executando o nosso propósito, que é fortalecer as tradições turísticas, que é trabalhar cada vez mais pela revitalização desse lugar que foi berço do Brasil, porque a Baía de Todos os Santos é o berço do Brasil”, diz Isabela.
“Isso aqui é uma representação histórica, é apenas uma parte de toda a riqueza histórica que a gente encontra pelo Recôncavo Baiano. Então, acho que a gente está a um grande passo, não só de abertura, de retomada das tradições, de início, né, de festejos, de programação de eventos, mas também desse olhar que a gente precisa de recuperar os nossos artifícios históricos, para que o nosso turismo seja mostrado da forma como ele merece, né, autêntico, original e carregado de história”, destaca.
Comunidade local é essencial para o sucesso das ações
O envolvimento da comunidade local foi apontado como fator fundamental para o sucesso do trabalho da Fundação Baía Viva, que já atua na região há 25 anos. Isabela destacou o engajamento das pessoas que vivem na Ilha dos Frades e arredores como base para o fortalecimento das tradições culturais.
“A comunidade da Ilha dos Frades e de todo o entorno é pressuposto básico para o sucesso do trabalho da Fundação Baía Viva. A gente não teria chegado até aqui, 25 anos depois, com todo esse portfólio de ações, se a gente não tivesse o apoio da comunidade” fala a presidente da Fundação.
“Então, existe um envolvimento absoluto e, além disso, existe, digamos assim, esse movimento de trazer cada vez mais dignidade para as pessoas que vivem aqui, porque apresentar um turismo qualificado, fazer uma revitalização urbana ambiental, reforçar as suas tradições significa você trazer dignidade. Por quê? Porque o turismo é a vocação natural econômica desse lugar. Então, você reforçar essas tradições, você qualificar cada vez mais, faz com que a comunidade toda ganhe. Então o que a gente vê aqui são pessoas absolutamente engajadas querendo que isso aconteça cada vez mais e mais, não só com Guadalupe, mas com todas as outras tradições”, finaliza.
Confira a entrevista com Isabela Suarez na íntegra:
Mais Lidas
Cultura
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Lavagem do Beco promete agitar Itaparica com tradição, música e cultura
Feira de Quadrinhos reúne artistas premiados no MAC Bahia neste sábado
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X