Após bloqueio no Brasil, X recua e indica advogada como representante legal
Demanda ocorreu após Moraes determinar que o aplicativo não poderia funcionar em território brasileiro sem um responsável
A advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição foi indicada, nesta sexta-feira (20), como a representante legal do X (ex-Twitter) no Brasil, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, exigir a comprovação do vínculo com a plataforma. Além da nomeação, procurações e documentos foram apresentados para a verificação do processo.
Depois de ter o acesso bloqueado em território brasileiro por falta de um representante legal, Moraes justificou que o aplicativo só poderia operar no país com a presença de um responsável para responder as demandas judiciais impostas. Essa determinação gerou polêmica ao redor do Brasil, com muitos protestos e posicionamento a favor, inclusive do presidente Lula.
Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição já ocupava o cargo de representante legal do X, mesmo antes da rede social cair em território nacional. Os advogados Sérgio Rosenthal e André Zonaro Giacchetta são os responsáveis por assumir a defesa do X no processo jurídico que acarretou no bloqueio do aplicativo. Dessa forma, a advogada responde efetivamente por qualquer processo que envolva a empresa acerca dos Poderes.
Indicação da representante legal do X
Os advogados de Rachel comunicaram ao STF a sua indicação como representante legal do X no Brasil. O documento alega que ela já teria ocupado o cargo anteriormente e mostra a intenção da plataforma de atender as ordens do Supremo.
Nesse contexto, a indicação sinaliza o recuo do aplicativo em continuar batendo de frente com a legislação brasileira. Inclusive, Elon Musk fechou o escritório do X no Brasil depois de atacar Moraes e pedir o impeachment do ministro, em protesto contra a censura.
No total, o aplicativo acumulou mais R$ 18 milhões em multas por descumprir decisões judiciais. Desse modo, os recursos do antigo Twitter e da Starlink, empresa de internet via satélite que também é controlada pelo bilionário, foram confiscados para pagar os valores em aberto.
Bloqueio do X
O bloqueio do X foi decretado por Alexandre de Moraes, no dia 30 de agosto. Logo depois, a decisão foi confirmada pela Primeira Turma do STF. A rede social não saiu do ar de imediato, já que a sua suspensão também contou com o envolvimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) junto a provedores de internet.
Ainda nesta semana, o aplicativo voltou ao ar, segundo o relato de alguns usuários do Brasil. Porém, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), representante do setor, destacou que estas pessoas estariam burlando a ordem judicial através do uso de IPs dinâmicos, algo que dificulta o rastreio e bloqueio pelos provedores.
Leia também:
‘Ordens ilegais de Moraes censuraram também brasileiros comuns’, diz Musk no ‘X’
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Últimas Notícias
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação