Sheila Lemos diz que candidatura em Conquista está mantida e ataca adversários por ‘campanha de desinformação’
Mesmo após TRE-BA formar maioria para tornar atual prefeita inelegível, ela destacou que continua sendo ‘preferida’ do município baiano
A atual prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), compartilhou em suas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (16), que a sua candidatura à reeleição está mantida, mesmo diante de uma “campanha de desinformação” por parte de seus adversários políticos. A declaração veio após o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) formar maioria em prol da decisão de tornar a gestora inelegível ao analisar a ação judicial impetrada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), que tem o deputado federal Waldenor Pereira (PT) como candidato a prefeito. O julgamento ainda não foi concluído e também cabe recurso.
“Diante da campanha de desinformação que meus adversários vêm fazendo, é necessário que sejam colocados os ‘pingos nos is’. Sou candidatíssima a prefeita e as pesquisas registradas mostram que sou a preferida entre os conquistenses. Por isso, todo esse desespero deles em tentar enganar o eleitorado. O julgamento [do TRE-BA] ainda não foi concluído, mas se for negativo para a minha candidatura, iremos recorrer em Brasília e tenho plena confiança na Justiça, porque a lei está do meu lado. Estou tranquila, certa da minha vitória nas urnas e na Justiça”, afirmou a candidata à reeleição.
Entenda o caso
Sheila Lemos foi eleita vice-prefeita de Vitória da Conquista nas eleições de 2020, na chapa de Herzem Gusmão (MDB), e assumiu a Prefeitura após a morte do gestor municipal, em 2021, por complicações da Covid-19.
Antes disso, a mãe da atual prefeita, Irma Lemos (União Brasil), tinha se elegido como vice também na chapa de Gusmão, nas eleições de 2016. Naquela ocasião, a ex-vice-prefeita havia ocupado o cargo de forma interina no Executivo municipal, em 2019 e 2020, quando o então prefeito precisou se afastar por problemas de saúde.
Diante deste cenário, a federação do grupo político de Waldenor Pereira, principal adversário político da candidata à reeleição, apresentou um pedido de impugnação. A alegação é que a alternância entre Sheila e Irma caracteriza o comando de um mesmo grupo familiar em seu terceiro mandato no município do sudoeste baiano, configuração vedada pela Constituição.
Assim, os desembargadores do TRE-BA votaram em maioria para tornar a prefeita de Conquista inelegível em seu próximo mandato, mas o julgamento ainda não teve conclusão. Caso tenha a sua candidatura impedida, Sheila Lemos já anunciou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para resolver a situação e se manter como postulante à gestão municipal.
Fim da hegemonia
Gusmão derrotou o deputado estadual Zé Raimundo em 2016, colocando um fim à hegemonia do PT no município do Sudoeste baiano, que comandou a prefeitura durante 16 anos, entre 1998 e 2016, com os petistas Guilherme Menezes (1998 – 2002 e 2008 – 2016) e Zé Raimundo (2002 – 2008). Além de Waldenor, a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) possui outra candidata, a vereadora Lúcia Rocha (MDB) que também tenta comandar o terceiro colégio eleitoral da Bahia a partir do próximo ano.
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
Sheila Lemos rebate críticas sobre autodeclaração racial: ‘sou parda! ponto final’
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Escritora destaca ancestralidade do bairro da Mouraria em novo livro infantil
Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares
Robinson Almeida propõe ampliar fiscalização da Agerba sobre energia elétrica na Bahia
Proposta tem como principal foco a atuação da Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Estado
Centenário do ex-governador da Bahia Lomanto Júnior será celebrado com série de homenagens
Se estivesse vivo, político teria completado 100 anos na sexta-feira (22)
Jerônimo diz que primeira mudança no secretariado deverá ser anunciada na próxima semana: ‘Pelo menos uma’
Governador contou que conversas com siglas estão avançadas, mas ainda falta alinhar projetos com dois partidos: Solidariedade e PP
Rui Costa nega crise com Jaques Wagner por supostas indicações no governo Jerônimo: ‘Quem governa é quem foi eleito’
Ministro da Casa Civil também destacou não ter dificuldades na relação com o senador Jaques Wagner
Mourão chama plano de golpe de ‘fanfarronada’ e diz que não há crime em ‘escrever bobagem’
Ex-vice-presidente declarou que tentativa de golpe tem que ter o apoio de parcela expressiva das Forças Armadas
Caixa realiza sorteios da Mega-Sena e +Milionária neste sábado; prêmios chegam a R$ 25 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet
Em visita ao norte da Bahia, Jerônimo realiza entregas nas áreas da saúde, esporte e infraestrutura
Além das entregas, foram autorizadas obras de pavimentação em seis ruas do distrito de Barra do Tarrachil
Milei rompe com vice-presidente da Argentina e a acusa de estar próxima da esquerda: ‘Próxima do círculo vermelho’
Além de vice, Villarruel exerce o cargo de presidente do Senado
Governo federal faz novo bloqueio de R$ 6 bilhões no orçamento para cumprir arcabouço fiscal
Fernando Haddad reafirmou que a arrecadação está dentro das expectativas, garantindo a manutenção da meta fiscal estabelecida
Moraes flexibiliza medida cautelar e autoriza saídas de Anderson Torres para visitar mãe com câncer
Medida permite que Torres se desloque exclusivamente entre sua residência e a casa da mãe