Quais causas e como identificar o transtorno do espectro autista? Neurologista lista sinais que ninguém te conta
Bate-papo aconteceu, nesta quarta-feira (2), no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O médico neurologista Ivar Brandi explicou os principais pontos e dúvidas sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Durante o programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM) – conduzida pelo médico Rodrigo Guedes e pelos jornalistas Osvaldo Lyra e Matheus Morais-, o especialista esclareceu pontos fundamentais sobre a condição, incluindo definição, causas e formas de identificação. O bate-papo aconteceu, na manhã desta quarta-feira (2), no Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
O que é transtorno do espectro autista?
Segundo o Ivar Brandi, o termo correto para se referir ao autismo é transtorno do espectro autista.
“Esse é o termo que é defendido, proposto pelo Manual de Diagnóstico em Saúde Mental que utilizamos como referência para o diagnóstico, o DSM em sua quinta edição, publicada em 2013”.
Com a atualização do DSM-5, condições anteriormente classificadas de maneira isolada, como autismo infantil precoce, autismo de alto funcionamento, síndrome de Asperger e transtorno global do desenvolvimento, passaram a ser englobadas sob a classificação única do TEA. O transtorno é subdividido em três níveis, conforme a necessidade de suporte do indivíduo.
Como identificar o autismo?
Os sinais do transtorno do espectro autista podem variar de acordo com o nível do transtorno, mas, de maneira geral, afetam dois domínios principais: a interação social e os padrões comportamentais.
“O TEA está relacionado a comprometimento da capacidade de socialização. Isso não significa que a pessoa não pode interagir, mas que o faz de maneira atípica. Às vezes, existe uma dificuldade de iniciar a socialização, de compreender a emoção do outro ou de interpretar subjetividades”, destacou o neurologista.
No quesito comportamental, as pessoas autistas costumam apresentar padrões restritos e repetitivos. “A pessoa tende a seguir padrões, ter um repertório limitado de comportamentos. Além disso, podem surgir outras questões, como reatividade sensorial, incômodo com luz, sons e toques na pele, ansiedade, alterações no sono e seletividade alimentar”, complementou.
Quais causas do transtorno do espectro autista?
Uma das dúvidas comuns é se o autismo tem uma causa específica. De acordo com o especialista, ele é resultado de uma interação complexa entre fatores genéticos e ambientais.
“Eu vou ser bem enfático: autismo não tem causa única. Ele é multifatorial. Existe uma relação entre genes e ambiente. Por exemplo, sabemos que o uso do ácido valproico, um anticonvulsivante, durante a gestação aumenta o risco de autismo. A idade materna acima de 45 anos e a idade paterna acima de 50 também são fatores associados”, esclareceu Ivar.
Outro fator que vem sendo amplamente estudado é a exposição a poluentes. “Hoje pesquisamos muito a poluição atmosférica, a poluição da água e os microplásticos. Sabemos que essas micropartículas de plástico estão em todo lugar, inclusive no nosso organismo”, ressaltou.
Importância da conscientização sobre autismo
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de levar informação à população e reduzir o preconceito contra indivíduos autistas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil pode ter mais de 2 milhões de pessoas com TEA, mas esse número pode ser ainda maior devido à subnotificação.
A conscientização também é fundamental para garantir que indivíduos com TEA, suas famílias e cuidadores tenham acesso a informações, suporte e oportunidades para desenvolver habilidades e construir uma vida plena. Celebridades como Letícia Sabatella, Anthony Hopkins e a cantora Sia revelaram recentemente seus diagnósticos, contribuindo para a visibilidade do tema.
Mais Lidas
Saúde
Alerta nas farmácias: governo autoriza aumento de até 5,06% nos medicamentos
Estudo revela: teleconsulta no SUS é tão eficaz quanto consulta presencial
Últimas Notícias

BBB 25: Diego Hypolito se irrita com dicas dos brothers e conclui Castigo do Monstro após duas horas
Participantes acompanharam tarefa de Diego na montagem de castelo de cartas

Datafolha: Lula lidera em todos os cenários para 2026, mesmo com Bolsonaro na disputa
No cenário com Lula e Bolsonaro, o atual presidente lidera com 36% contra 30% do ex-presidente

Em eleição tensa, Eridan de Bonifácio defende ‘liderança feminina’ em Ruy Barbosa e ressalta importância de ‘novo rumo’ para cidade
Ao Portal M!, vereadora defendeu que sua candidatura representa um novo ciclo político no município

Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa
Ao Portal M!, candidato do PSD destacou que sua candidatura alcançou crescimento significativo nos últimos dias

Morar Melhor: Salvador entrega 105 reformas em Pau da Lima e alcança mil casas reformadas no bairro
Meta da gestão municipal é reformar 60 mil imóveis até o final de 2025

Alckmin critica guerra tarifária e defende diálogo e negociação com Estados Unidos: ‘ninguém ganha’
De acordo com Alckmin, Brasil foi um dos países menos afetados, com reajuste de apenas 10%

Cristo Redentor ‘abraça’ cachorro caramelo em campanha de adoção responsável; assista ao vídeo
Data é voltada à conscientização sobre o abandono de animais no país

Balé Teatro Castro Alves abre inscrições para laboratório de criação voltado a iniciantes
Iniciativa tem como foco a experimentação prática e o intercâmbio entre artistas

Viola Davis no Rio: o que rolou no encontro com Anitta, Regina Casé e outros famosos
Atriz americana está na cidade para lançamento do seu novo filme

Milena Barreto e Bruno Reis falam sobre episódio polêmico: O que realmente aconteceu?
O prefeito de Salvador falou pela primeira vez sobre o incidente em que tomou o microfone das mãos da mestre de cerimônias