Pular para o conteúdo
Início » Ministério da Saúde confirma primeiro caso de morte de feto no Brasil por febre oropouche

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de morte de feto no Brasil por febre oropouche

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de morte de feto no Brasil por febre oropouche
Caso ocorreu em Pernambuco e envolveu uma gestante de 28 anos na 30ª semana de gestação

O Ministério da Saúde anunciou ontem (2) o primeiro caso de morte fetal por transmissão vertical de febre oropouche, onde a infecção é passada da mãe para o filho durante a gravidez. O caso ocorreu em Pernambuco e envolveu uma gestante de 28 anos na 30ª semana de gestação.

“A confirmação considerou, entre outras informações, resultados que descartaram outras hipóteses de diagnóstico e resultados positivos em exames RT-PCR e imunohistoquímico”, disse a pasta.

O ministério também declarou que enviará uma nota técnica com orientações sobre a metodologia de análise laboratorial, vigilância e assistência em saúde, detalhando as condutas recomendadas para gestantes e recém-nascidos com sintomas compatíveis com a doença, aos Estados e municípios.

Até o momento, oito casos de transmissão vertical de febre oropouche estão sendo investigados, com quatro em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre, segundo o ministério.

“Quatro casos evoluíram para óbito fetal e quatro casos apresentaram anomalias congênitas, como a microcefalia. As análises estão sendo feitas pelas secretarias estaduais de saúde e especialistas, com o acompanhamento do Ministério da Saúde, para concluir se há relação entre oropouche e casos de malformação ou abortamento”, acrescentou.

Leia também:

Número de casos de Febre do Oropouche sobe para 839 na Bahia

Ministério da Saúde diz que mortes por Febre do Oropouche na Bahia foram as primeiras do mundo

Divulgação/Sociedade Brasileira de Medicina Tropical