Phellipe Brito desiste de candidatura e apoia Wilson Cardoso para presidência da UPB

Com decisão, PSD perde comando da Casa e prefeito de Andaraí se torna candidato único na eleição que acontecerá em março


Vixe d-flex me-2
Héber Araújo e Daniel Freitas 29/01/2025 15:12 Política
Phellipe Brito desiste de candidatura e apoia Wilson Cardoso para presidência da UPB - Reprpdução/Instagram @wilsonpcardoso_

O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), anunciou, na manhã desta quarta-feira (29), sua desistência de disputar a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) e declarou apoio ao prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), que se torna candidato único. Com a decisão, o partido comandado pelo senador Otto Alencar perde o comando Casa, que era presidida pelo agora ex-prefeito de Belo Campo, Quinho Tigre (PSD). A eleição está marcada para acontecer no dia 13 de março.

Articulação do governador

A articulação foi intermediada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que antes do anúncio feito pelos prefeitos, chegou a desconversar sobre a candidatura única. “Ele já falou isso? Não, não”, disse o governador ao Portal M!.

Segundo o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT), o governador conversou com ambos e “Phellipe entendeu que era o momento ideal para recuar em favor dos prefeitos e apoiar Wilson, formando uma chapa única da base do governo, o que demonstra maturidade política”.

Trajetória suprapartidária de Wilson Cardoso

O prefeito Wilson Cardoso apoiado por Zé Cocá (PP), ex-presidente da UPB, e pelo senador Jaques Wagner (PT), recebeu o apoio imediato de diversos líderes municipais, que, com a desistência de Phellipe, alinham-se agora em torno da ideia de criar uma UPB plural, que represente todos os 417 municípios baianos. A decisão de Phellipe de apoiar Cardoso é vista como uma vitória para o municipalismo, com o foco em garantir condições melhores para os municípios menores da Bahia, especialmente aqueles que enfrentam desafios econômicos.

“Apoio consolidado, graças a Deus, ao gesto de Felipe, um gesto grandioso pela unidade. Nós entendemos que agora, com esse gesto dele, vamos atingir o sonho maior, que são os 417 prefeitos caminhando juntos para o pluralismo puro, todas as cores dentro da UPB, as cores de todos os partidos democráticos, para juntos realizarmos o sonho maior, que é levar mais condições para quem vive no interior da Bahia”, disse Wilson ao Portal M!,  no encontro dos prefeitos que acontece na UPB, no Centro de Convenções de Salvador.

Desistência de Phellipe Brito

Em entrevista ao Portal M!, Phellipe Brito explicou sua decisão de retirar sua candidatura, deixando claro que o gesto foi motivado pelo respeito ao governador Jerônimo Rodrigues, que pediu uma aliança para evitar a disputa interna. 

“Nós somos liderados pelo governador Jerônimo, [que] nos chamou para um café da manhã e disse que não queria o bate-chapa. Então, conversamos, dialogamos bastante, escutamos e preferi retirar meu nome por respeito ao governador, para essa oportunidade e sonho do seu Wilson. Quero aqui agradecer também a todos os prefeitos que estiveram junto comigo. Aqueles que não puderam declarar apoio ao seu Wilson ou os que não quiseram entrar nesse, vou dizer, conflito, isso faz parte da democracia. Eu estava buscando meu espaço, ele buscando o dele. Mas, pelo respeito ao governador, seguimos alinhados. Ele me pediu para que pudesse fazer isso. Falei  governador pedido seu é mais que uma ordem, mas com muita humildade”, disse o prefeito de Ituaçu ao Portal M!.

Phellipe destacou ainda a importância do diálogo durante o café da manhã com o governador e Wilson Cardoso, onde a decisão foi tomada em consenso. 

“Foi um café da manhã muito agradável, né, seu Wilson? Graças a Deus, não houve qualquer desavença. Foram um pouco mais de 2 horas de diálogo e o governador achou por bem, e eu também achei, recuar. Agora, a oportunidade é do seu Wilson, que será eleito por aclamação por todos os prefeitos do nosso Estado”, completou.

Phellipe Brito já recusou apoio para Wilson Cardoso

No entanto, Phellipe Brito já chegou a afirmar, em novembro de 2024, que não apoiaria Wilson Cardoso na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Na época, o pessedista argumentou que sua candidatura havia amplo respaldo entre os gestores municipais e principais lideranças políticas do Estado. 

O gestor disse também que criticou a candidatura de Wilson, afirmando que se trata de um “projeto do prefeito de Jequié, Zé Cacá (PP), de querer o protagonismo e fazer o sucessor na UPB”. O prefeito de Ituaçu ressaltou que sua candidatura surgiu de um diálogo direto com os prefeitos e que seu principal compromisso é com propostas como a descentralização da UPB, que têm sido bem recebidas pelos gestores municipais.

Em novembro, Phellipe participou do encontro de prefeitos eleitos e reeleitos do Avante, realizado em um hotel de Salvador. Durante o evento, ele dialogou com diversos gestores municipais e lideranças políticas, incluindo o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto, além do governador Jerônimo Rodrigues, que também esteve presente.

Importância da PEC 66 

Durante as discussões sobre a futura presidência da UPB, a PEC 66, que trata do refinanciamento da dívida previdenciária dos municípios, também esteve em pauta. Se aprovada, a PEC permitirá um parcelamento da dívida em até 1% da receita líquida dos municípios, o que aliviará significativamente as finanças das cidades baianas, principalmente, as que enfrentam dificuldades fiscais. A proposta é vista como uma das bandeiras iniciais da gestão de Wilson Cardoso à frente da UPB, além de outras ações voltadas para fortalecer a parceria entre os municípios e os governos estadual e federal.

“Se não for aprovada, ficará difícil governar por conta dessa bola de neve, que não é culpa do prefeito que está assumindo. Deixar isso bem claro: essa bola de neve vem de vários e vários mandatos. O governo federal, a cada 4 anos, fazia um refinanciamento, e isso foi gerando uma bola de neve, de forma que, hoje, se um município for pagar o INSS, comprometerá de 20 a 30% de sua receita. Se Deus permitir, essa PEC 666 permitirá um parcelamento de 1% sobre a receita líquida do município, o que dará mais tranquilidade a todos os nossos gestores”, ressaltou Wilson ao Portal M!.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Mulher morre após realizar três cirurgias plásticas em clínica de estética de Salvador -
Cidades 18/02/2025 às 16:03

Mulher morre após realizar três cirurgias plásticas em clínica de estética de Salvador

Vítima identificada como Veruska Rendall, passou por procedimentos no abdômen, mama e nádegas, em uma operação que durou aproximadamente 15 horas


Sivaldo Rios é homologado como candidato único à presidência da FecBahia -
Política 18/02/2025 às 15:26

Sivaldo Rios é homologado como candidato único à presidência da FecBahia

Novo líder da Federação quer fortalecer parcerias para impulsionar o desenvolvimento dos municípios baianos


Chapa única: candidatura de Wilson Cardoso à presidência da UPB é homologada -
Política 18/02/2025 às 14:41

Chapa única: candidatura de Wilson Cardoso à presidência da UPB é homologada

Prefeito de Andaraí propõe descentralização da gestão, modernização do estatuto e defesa da PEC-66 para aliviar municípios


Brasil amplia proteção infantil com vacina e anticorpo contra VSR no SUS -
Saúde 18/02/2025 às 14:11

Brasil amplia proteção infantil com vacina e anticorpo contra VSR no SUS

Ministério da Saúde anuncia inclusão de novas tecnologias para prevenir infecções respiratórias graves em bebês


Operação captura peixe-leão pela primeira vez na Bahia -
Cidades 18/02/2025 às 13:40

Operação captura peixe-leão pela primeira vez na Bahia

Espécie, que ameaça aos ecossistemas marinhos e faz mal à saúde, foi encontrada em Morro de São Paulo


De saída da UPB, Quinho não descarta sair a vice de Jerônimo, mas confessa desejo de ser prefeito de Conquista -
Política 18/02/2025 às 13:09

De saída da UPB, Quinho não descarta sair a vice de Jerônimo, mas confessa desejo de ser prefeito de Conquista

Pessedista também celebrou resultados em sua gestão na entidade, que passa a ser comandada por Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, em março


Rosemberg defende retomada do Estaleiro Enseada como motor da indústria naval na Bahia -
Política 18/02/2025 às 12:38

Rosemberg defende retomada do Estaleiro Enseada como motor da indústria naval na Bahia

Parlamentar destaca potencial do empreendimento para gerar empregos e fortalecer a indústria naval.


PF apreende vinhos falsificados e investiga suspeitos de movimentarem R$ 10 mi na Bahia -
Cidades 18/02/2025 às 12:07

PF apreende vinhos falsificados e investiga suspeitos de movimentarem R$ 10 mi na Bahia

Ao todo, seis indivíduos de Salvador e Feira de Santana são investigados na 'Operação Baco'; uma pessoa foi presa


Prefeita de Lauro de Freitas cancela Carnaval por crise financeira de gestão anterior -
Carnaval 18/02/2025 às 11:36

Prefeita de Lauro de Freitas cancela Carnaval por crise financeira de gestão anterior

Decisão tem como objetivo equilibrar finanças da cidade, garantindo aplicação responsável dos recursos públicos


Bolsonaro lidera intenção de votos contra Lula em 2026, aponta pesquisa -
Política 18/02/2025 às 11:05

Bolsonaro lidera intenção de votos contra Lula em 2026, aponta pesquisa

Levantamento do Instituto Paraná indica vantagem do ex-presidente, mesmo estando inelegível