Lula prevê economia crescendo acima de 3% e cobra programa para saneamento básico no Brasil
Presidente citou a inflação controlada e o aumento da massa salarial como fatores que sustentam sua projeção
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta terça-feira (26), a expectativa de crescimento da economia brasileira acima de 3% neste ano. Durante a abertura do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília, Lula citou a inflação controlada e o aumento da massa salarial como fatores que sustentam sua projeção.
“Estamos vivendo uma situação boa com a inflação controlada, com a economia crescendo acima das previsões”, afirmou o presidente. Ele lembrou que previsões iniciais apontavam para um crescimento bem menor: “Vocês lembram dos especialistas na televisão: ‘A economia vai crescer só 0,8%’. Cresceu 3%. ‘A economia vai crescer 1%.’ Vai crescer 3% ou um pouco mais de 3%.”
Segundo Lula, há avanços em diversas frentes econômicas: “O mundo desenvolvido não é aquele em que poucos têm muito dinheiro e muitos não têm nada. É aquele em que muitos têm pelo menos um pouco”, disse.
Programa de construção de banheiros
Ainda durante o evento, Lula pediu ao ministro das Cidades, Jader Filho, que desenvolva um programa nacional de construção de banheiros, direcionado à população que ainda vive sem saneamento básico adequado. O presidente destacou a importância da medida, referindo-se a ela como “decência e respeito”.
“Eu morei em uma casa em que moravam 27 pessoas. Era uma casa que tinha um banheiro só, não tinha descarga, não tinha chuveiro Eu sei o que é uma pessoa ter um banheiro, banheiro é a coisa mais simples. E como pode ter 4 milhões de pessoas sem banheiro? Eu falei para o Jader Filho, ministro das Cidades: pode preparar um programa, porque nós vamos fazer os banheiros que as pessoas precisam”, afirmou.
Lula antecipou possíveis críticas sobre o orçamento e rebateu: “Depois, não venha a Fazenda dizer: ‘Isso é gasto’. Não é gasto, é decência, é respeito. Eu vi na televisão as pessoas indo para o mato, sem lugar para tomar banho”. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, estava na plateia.
Reformulação no Minha Casa, Minha Vida
O presidente também comentou sobre projetos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Ele mencionou a necessidade de ajustes em um projeto de 3 mil moradias em um estado não especificado. “Não é possível fazer 3 mil casas sem acesso à cultura. Isso vira uma balbúrdia. Temos que chamar os empresários, a Caixa, o governador e rediscutir o projeto para fazer algo decente”, declarou.
Lula destacou o papel do setor privado no sucesso do programa habitacional e afirmou que o governo pode ser o indutor, “mas o construtor é quem sabe construir. Se não fosse a compreensão empresarial, não teríamos o sucesso do Minha Casa, Minha Vida”. Ele também garantiu que não faltará crédito para construção de habitações no país.
Burocracia e denuncismo
Lula criticou o excesso de burocracia e o que chamou de “denuncismo” no Brasil, apontando obstáculos para a execução de projetos, tanto no governo quanto no setor empresarial.
“É um verdadeiro inferno fazer as coisas andarem. Tem toda uma burocracia para vencer barreiras, fazer canteiro e obter licenciamento”, disse.
Segundo ele, a competitividade em licitações também é afetada por denúncias: “O primeiro empresário que entra com processo em uma licitação é sempre o que perdeu”, concluiu.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais
Comissão de Ética arquiva pedido de investigação contra Silvio Almeida
Últimas Notícias
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais
Codesal anuncia alerta nível máximo de atenção após fortes chuvas em Salvador
Autor de ataque ao STF pretendia destruir estátua e atingir ministros, diz laudo da PF
Na avaliação dos peritos, Francisco Wanderley Luiz não via sua morte como um ato isolado, mas como parte de uma sequência de eventos
Moraes envia à PGR relatório sobre Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Apesar do movimento, ministro do STF manteve sigilo sobre delação de Mauro Cid
Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Processo começou por cidades maiores e avançou para municípios menores. Na Bahia, por exemplo, 190 localidades foram incluídas na etapa final de instalação dos filtros
Lula prevê economia crescendo acima de 3% e cobra programa para saneamento básico no Brasil
Presidente citou a inflação controlada e o aumento da massa salarial como fatores que sustentam sua projeção
Pedro Tavares cobra mais voos regionais para Ilhéus e critica altas tarifas aéreas
O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) renovou, nesta terça-feira (26), o apelo por mais voos regionais na Bahia, destacando a situação crítica de Ilhéus. Durante reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ele enfatizou os impactos econômicos e turísticos causados pela insuficiência de conexões aéreas para […]
Antonio Brito diz que vinda de Kassab a Salvador foi ‘simbólica’ e ressalta fortalecimento do PSD na Bahia
Ao Portal M!, o deputado destacou a presença de políticos de diferentes vertentes ideológicas na entrega da Medalha Thomé de Souza ao presidente nacional do PSD
‘Ainda estou aqui’ lidera bilheterias nacionais superando ‘Wicked’ e ‘Gladiador 2’
Filme de Walter Salles supera 1,8 milhão de espectadores e desponta como favorito ao Oscar 2025
Comissão de Ética arquiva pedido de investigação contra Silvio Almeida
Investigação encerrada pela CEP não aborda denúncias que resultaram na demissão do ex-ministro
Saiba o que é estado de sítio, medida citada por Bolsonaro ao negar tentativa de golpe de Estado
Em sua defesa, ex-presidente disse ter considerado somente medidas 'dentro das quatro linhas' da Constituição
Lomanto Júnior – ousadia, operosidade e integridade
Como governador, Lomanto Júnior, marcou a história político-administrativa