Lula muda indicação para diretoria da Anvisa e nomeia novo aliado em meio à crise no INSS

Thiago Lopes Cardoso Santos foi novo indicado para cargo vago desde agosto de 2024


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 05/05/2025 09:32 • Política
Lula muda indicação para diretoria da Anvisa e nomeia novo aliado em meio à crise no INSS - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu, na manhã desta segunda-feira (5), modificar a indicação para um dos cargos de diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autarquia federal vinculada ao Ministério da Saúde. A troca foi formalizada por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU), onde consta a retirada do nome de Diogo Penha Soares e a nomeação de Thiago Lopes Cardoso Santos para ocupar a vaga.

A cadeira em questão ficou desocupada desde agosto de 2024, após a renúncia do então diretor Alex Machado Campos, que deixou o cargo antes do término do mandato. A substituição de um diretor da Anvisa depende de indicação do presidente da República e aprovação pelo Senado Federal, em processo que inclui sabatina na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Nome anterior não chegou a ser sabatinado

Diogo Penha Soares havia sido indicado por Lula em dezembro do ano passado para assumir a função deixada por Campos, mas o processo não avançou no Congresso Nacional. Até o momento da substituição, o nome de Soares não havia sido submetido à sabatina no Senado, etapa necessária para que a nomeação fosse efetivada.

A ausência de movimentação no trâmite legislativo levou o governo federal a rever a escolha e apresentar um novo nome. Thiago Lopes Cardoso Santos, o novo indicado, ainda precisará passar por todo o rito de avaliação na Casa Legislativa, incluindo análise curricular, arguição pública e votação final.

Função estratégica na estrutura da Anvisa

A diretoria colegiada da Anvisa é composta por cinco membros, incluindo o diretor-presidente, todos com mandatos escalonados de 3 anos, renováveis por igual período. Esses dirigentes são responsáveis por decisões técnicas e administrativas relacionadas à vigilância sanitária, que abrange temas como medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos para saúde, agrotóxicos e fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras.

A cadeira a ser ocupada por Santos é considerada de grande relevância dentro da agência, especialmente em um momento de revisão regulatória e fortalecimento institucional pós-pandemia. O cargo vago vinha sendo exercido interinamente por outros membros da diretoria.

Próximos passos do processo

Com a nova indicação, o nome de Thiago Lopes Cardoso Santos será encaminhado ao Senado Federal, que deve designar relator e agendar a sabatina na Comissão de Assuntos Sociais. Caso aprovado, o nome será levado ao plenário para votação final. Só então a nomeação poderá ser confirmada oficialmente, com publicação de decreto presidencial.

Crise no INSS levou à saída de Carlos Lupi após escândalo bilionário exposto pela PF

A exoneração de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência Social, oficializada na última sexta-feira (2), ocorreu em meio à repercussão de um escândalo envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A “Operação Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), revelou um desvio estimado em R$ 6,3 bilhões de benefícios destinados a aposentados e pensionistas.

Apesar de Lupi não figurar como investigado, a dimensão das irregularidades e a demora em agir diante das denúncias geraram desgaste significativo. Segundo o Jornal Nacional, o ex-ministro teve conhecimento dos indícios de fraudes desde junho de 2023, mas sua gestão foi criticada pela lentidão nas providências.

Uma pesquisa da AtlasIntel, divulgada na última quinta-feira (1º), indicou que 85,3% da população apoiavam sua saída. Lupi atribuiu a responsabilidade pela demora ao então diretor de Benefícios, André Félix Fidélis, que acabou exonerado. A crise também atingiu Alessandro Stefanutto, nome indicado por Lupi para o comando do INSS, que foi afastado judicialmente e substituído por Gilberto Waller Júnior, procurador federal nomeado por Lula como interventor no órgão.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares -
Êta Mundo Melhor! 02/02/2026 às 06:20

Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares

Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela


Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise -
Coração Acelerado 02/02/2026 às 06:15

Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise

Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete


Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência -
BBB 26 02/02/2026 às 00:26

Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência

Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.


Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central -
Política 01/02/2026 às 23:00

Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central

O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad


2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração -
Cultura 01/02/2026 às 21:37

2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração

Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás


Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra -
Cidades 01/02/2026 às 20:49

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso


Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva


Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília -
Política 01/02/2026 às 19:12

Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília

Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês


ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia -
Política 01/02/2026 às 17:56

ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia

Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado


Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno -
Cidades 01/02/2026 às 16:57

Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno

Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos


Vixe